Dois Caminhos; Dois Destinos E Um Chamado.

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Os versos de Mateus 7:13,14 falam de Dois Caminhos; Duas Portas; Dois Destinos; E Um Chamado. Veremos cada um desses. Imagem de Arek Socha por Pixabay.

Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram”
.
Falemos primeiramente dos Dois caminhos. A palavra grega para “caminho” é hodos que significa também “estrada”, “via”, “modo de vida”. Uma palavra derivada é “methodos”, que significa “procedimento planejado”.

A palavra é aplicada figuradamente. Isto é, elas representam atitudes, comportamentos e decisões humanas. Conforme o ensino de Jesus há Dois Caminhos: o largo e o estreito.

1º dos Dois Caminhos: Caminho Espaçoso e A Porta larga.

O caminho espaçoso, a Nova Tradução na Linguagem de Hoje traduz como “caminho fácil”. Jesus ensina que o caminho largo está sempre cheio, “são muitos os que entram por ele”.

O que é este caminho? Que comportamentos e atitudes humanas representam? Este é o caminho traçado pelo Ilusionista das almas, com várias ilusões e miragens às suas margens, com exuberantes propagandas enganosas, outdoors com mulheres lindas, rapazes lindos, bebidas alcoólicas, festas e danças, alegrias mundanas.

Neste caminho o transeunte pecador pode levar toda sua bagagem de pecado, carregada de vaidade, de maledicência, de imoralidade, de ganancia, de arrogância e tudo de mundano que puder ajuntar.                           .

Neste caminho, quanto mais pecado melhor. Não há regras. Nenhum preceito. Quanto mais transgressão e irreverência melhor. Neste caminho não há negação de nada, tudo é permitido.

Igualmente, a porta larga é o fim do caminho espaçoso, o limite entre o caminho e o destino. E tal como o caminho espaçoso, a porta larga permite entrar com todos os pecados. Quanto mais, melhor.

As cidades antigamente eram fechadas por muros. Quem seguia um caminho em direção à cidade precisava passar pela porta para entrar. Se a porta estivesse fechada o viajante podia chegar, mas não podia entrar na cidade. Mas a porta larga está sempre aberta e tem muita gente entrando por ela, dia e noite desde o início do mundo até o fim.

O Salmo 1.1 chama o caminho largo de “conselho dos ímpios”, “caminho dos pecadores”, “roda dos escarnecedores”. E assim como os ímpios não prevalecerão no juízo (Sl 1.6), os que andam no caminho espaçoso e procuram entrar pela porta larga também não prevalecerão no juízo de Deus. Eles estão caminhando para a perdição. Jesus disse: “Porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela”. O fim dos que estão no caminho largo das alegrias mundanas é condenação no juízo de Deus e a morte eterna.  

2º dos Dois Caminhos: O Caminho Apertado e A Porta Estreita.

Jesus descreve o caminho “apertado” que leva à porta “estreita” com poucos caminhantes: “Poucos são os que a encontram”. Isto porque o caminho apertado está em oposição ao caminho largo. Ele não tem ilusionismo. Ele é o contrário do caminho largo. Este é o caminho da santidade, da pureza, da fé em Cristo, da piedade, da devoção, da submissão a Deus. Neste caminho não se pode levar a bagagem do pecado. Não se pode levar o ódio. Não se pode levar a promiscuidade, a imoralidade e a devassidão. Não! É preciso lavar-se no sangue de Cristo Jesus para entrar nesse caminho, pois é caminho santo que leva à porta santa e ao destino celestial.

Este caminho é Jesus. Jesus disse em (Jo 14.6): “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai a não ser por mim”. Ou seja, Jesus é o caminho para Deus, e Ele mesmo é Deus.

O Salmo 1.1,2 também descreve muito bem os que estão caminhando no caminho apertado. Estes são como o homem “Bem-aventurado, que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite (Sl 1:1,2).

Em João 10. 9 Jesus diz: Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.

Jesus é o caminho apertado e a porta estreita que, conforme Ele “conduz à vida” (v. 14).

Agora eu vou contar um segredo sobre você que Jesus revelou nestes versos dois versos. Este segredo tem dois itens. O primeiro item diz respeito ao seu estado ou sua situação. Você está indo em direção a um desses destinos. Você ou está no caminho espaçoso, ruma à porta larga que conduz à perdição, à condenação de sua alma, ou você está no caminho apertado, que leva á porta estreita da salvação que é Cristo. Isso é inevitável. Você não pode estar nos dois caminhos. É impossível andar com um pé lá e outro cá.

O Chamado

O segundo item, diz respeito à vontade de Deus para sua vida. Jesus expressa claramente a vontade de Deus para sua vida nestes versos. Ele diz a você: “Entrai pela porta estreita”. Gosto muito da tradução de Lc 13:24: “Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão”.

Gosto desta versão por causa da palavra “porfiai”, que quer dizer: “discutir acaloradamente; contender, competir ou lutar por (algo); disputar. Lutem! Removam obstáculos que possam lhe impedir de ser salvo.

 Deus quer que você entre pela porta chamada Jesus Cristo, para que você possa também entrar na cidade celestial. Por isso Jesus lhe chama: “Entrai pela porta estreita”.

Qual é a sua resposta para Jesus hoje?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.