Cristãos, O Sal da Terra e A Luz do Mundo

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Vós sois, Cristãos, O Sal da Terra e A Luz do Mundo. O que isto significa isso para a vida cristã? Que lições nós aprendemos com essa declaração? Imagem de Gerd Altmann por Pixabay.

 A expressão: “Vós sóis o sal da terra” (13) é uma metáfora (estabelece uma relação de semelhança direta entre duas coisas: o cristão e o sal). O sal era usado na antiguidade para conservar carnes e peixes num tempo em que não havia geladeira, e para temperar alimentos em geral; dar sabor (Mateus 5:13).

Cristãos, O Sal da Terra e A Luz do Mundo: Suas Propriedades.

As duas semelhanças aqui são tempero ou sabor, conservação.

Metáfora do Tempero e da Conservação

O sal evita a corrupção, ou seja, a putrefação, deterioração das carnes. Os holocaustos na Velha Aliança eram salgados com sal. Levíticos 2.13 dá ênfase no sal sobre as ofertas de alimentos. Três vezes é mencionado o sal num único versículo:

“E todas as tuas ofertas dos teus alimentos temperarás com sal; e não deixarás faltar à tua oferta de alimentos o sal da aliança do teu Deus; em todas as tuas ofertas oferecerás sal” (Lv 2:13).

O que esta metáfora está dizendo é que o cristão está para o mundo assim como o sal para os alimentos: dar sabor e conservação contra a podridão. Então, o sal aqui simboliza o cristão que deve viver de tal modo que dê exemplo de moral, de verdade, de boas obras e de caráter para os povos. O mundo, ao se sentir perdido, deve olhar para o cristão e notar nele as propriedades de uma vida que encanta por ser ilibada, incorruptível; vida honesta em Cristo, de modo que lhe dê vontade de ser igual.

Por outra via, a vida cristã deve encantar o próprio Deus como os holocaustos temperados com sal. Deus procura o sal da santidade, da pureza na vida cristã, da justiça, que em cada ato exale cheiro suave e agradável a Ele. Isto significa pensamentos e sentimentos puros, motivos verdadeiros em cada ação, como o Apóstolo Paulo bem ensinou em Rm 12. 1: “que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”. Ou como o salmista: Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu! (Sl 19:14). Agora o próprio cristão é o holocausto em Cristo e a semelhança de Cristo.

Mas há uma advertência que ocupa maior parte do versículo. Após a declaração: “Vós sóis o sal da terra”, vem à advertência: “e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens” (Mt 5:13).

Aplicação

Isto quer dizer que a vida cristã sem moral ilibada, e sem o testemunho virtuoso de obediência a Cristo, e destemperada é como o sal insípido que não presta para nada. Não salga e nem tempera; não tem nenhum valor para Deus e nem para os homens, por isso é pisado por eles, como coisas inúteis.

Isto significa dizer ao cristão: valorize o que você recebeu de Deus. Valorize o dom que há em ti; não o despreze (1 Tm 4.14). Valorize o teu chamado. Purifique-se no sangue de Cristo Jesus. Lave-se constantemente da imundície do pecado, para apresentar-se a Deus e para mostrar-se ao mundo com um estilo de vida desejável.

Metáfora da Luz

Igualmente, a declaração: “Vos sois a luz do mundo” é uma metáfora de correspondência entre a vida cristã e a luz. Assim como a luz tem a função de iluminar o ambiente, o cristão precisa iluminar o mundo. As pessoas perdidas nas trevas do pecado precisam olhar para nós e ver a luz de Cristo, “como um farol que brilha a noite”.

Cristãos, Cidade Edificada Sobre um Monte E Candeia no Velador

Na mesma linha, o cristão é uma cidade edificada sobre um monte, e é uma candeia no velador para iluminar a todos que se encontra na casa (15). A aplicação: Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus” (Mt 5:16).

A luz, aqui, está em oposição às trevas do pecado. A luz dissipa as trevas do pecado. Ela serve de bússola para os perdidos na escuridão do mundo. O mundo ama mais as trevas do que a luz, mas quando se sentir perdido, e tendo necessidade de luz, que encontrem nos agentes da Luz no mundo, os cristãos (Jo 3.19).

Natureza da Luz dos Cristãos

  • A luz tem de estar em evidência para cumprir sua missão iluminadora.
  • A luz na vida cristã só é possível se a candeia (vaso) estiver abastecida com o óleo da unção de Deus: O Espírito Santo (Mt 25.1-13 – Parábola das Dez Virgens, cinco imprudentes -1 Jo 2.17). As candeias ou lamparinas tinham como combustível o azeite no tempo de Jesus.
  • A luz é propriedade divina. Deus é luz, disse o Apóstolo João, nele não há trevas nenhuma. Veja: “E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas. Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado” (1 João 1:5-7).

Há astros iluminados (não possuem luz própria. Ex. lua), e astros luminosos (com luz própria, Ex. sol). Os Cristãos são astros iluminados pelo sol de Deus: Cristo. Assim sendo, estão em oposição às trevas. Sua presença num ambiente condenam as trevas do pecado, a menos que estejm escondidas

Deus nos chamou e nos deu a missão de anunciarmos a obra de Cristo no mundo. Não podemos nos esquivar desse chamado. Não podemos ocultar a luz que há em nós. Como uma cidade sobre uma montanha, nós devemos brilhar em evidência ao mundo.

Jesus ensinou isso no chamado Sermão do Monte (5.1). Seus ouvintes podiam associar sua localização, o monte, com sua função e missão; localização de destaque. Eles conheciam também a Jerusalém (localizada no Cume da cordilheira central da Palestina em dos pontos mais culminantes, 800 metros – J. D. Davis) e era onde estava o templo, casa de oração (Mt 21.13). Eles entenderam muito bem o ensino: mostrem a luz que há em vocês! E, sejam o sal da terra!

Isto significa Influência santa. Influenciem o mundo!

Infelizmente muitos cristãos não influenciam, não têm testemunho de Cristo. Pelo contrário, são influenciados e envergonham o Evangelho de Cristo, atraindo juízo de Deus sobre suas vidas.

 Seja O Sal da Terra. Seja Luz do Mundo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.