A FAMÍLIA CRISTÃ NO CONTEXTO ATUAL

Tempo de leitura: 5 minutos

A FAMÍLIA CRISTÃ NO CONTEXTO ATUAL corre sério risco. O que fazer para evitar esse mal? Como a Bíblia e a Constituição Brasileira entende esse núcleo social?

A FAMÍLIA CONFORME A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRO DE 1988.

Cito aqui, na íntegra, o que diz a Constituição 1988:

Art. 226. A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado.

§ 1º O casamento é civil e gratuita a celebração.

§ 2º O casamento religioso tem efeito civil, nos termos da lei.

§ 3º Para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento.

§ 4º Entende-se, também, como entidade familiar a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes.

§ 5º Os direitos e deveres referentes à sociedade conjugal são exercidos igualmente pelo homem e pela mulher.

Art. 229. Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade.

Conforme podemos observar, não há qualquer contrariedade entre a Constituição Brasileira e a Escritura Sagrada.

Então, por que há forças ideológicas e políticas que tentam impor modelos familiares contrários? A resposta nós veremos mais adiante.

A FAMÍLIA CRISTÃ NO CONTEXTO ATUAL É CÉLULA MATER DA SOCIEDADE?

Há vários conceitos sociais de família atualmente. Mas tomo aqui o conceito que melhor se encaixa dentro dos ditames bíblicos, ao meu ver. E, como meu interesse aqui é bíblico, os outros conceitos embora sejam valiosos, não vem ao caso agora.

Conforme Rui Barbosa,  família é a célula materna da sociedade. Isto quer dizer que a família é a origem do ser humano que é o indivíduo social.

É, por assim dizer, o primeiro núcleo social do ser humano. É onde a pessoa humana é recebida e forjada como ente social.

Além disso, tem nos pais os primeiros e os mais responsáveis educadores, conforme vimos acima no Artigo 229 da Constituição Brasileira.

Como veremos adiante, a Constituição Brasileiro e a Bíblia não são conflitantes quanto ao conceitos e responsabilidades familiares.

Para ver outros conceitos de família CLIQUE AQUI.

QUAL O PAPEL DA IGREJA PARA COM A FAMÍLIA CRISTÃ?

Então, cabe a igreja promover capacitações para que os pais eduquem seus filhos conforme as Escrituras Sagradas.

Principalmente para os Cristãos Evangélicos tradicionais para os quais a Bíblia é regra de fé e de prática. Portanto, é o manual de conduta e comportamento cristão social.

Assim sendo, disse o Apóstolo Paulo aos Efésios, depois de instruir homem e mulher como viver como casal e família: “E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor” (Efésios 6:4).

O texto clássico do Velho Testamento sobre a educação do indivíduo e sua prole está em Deuteronômio 6:4-9:

“Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas”.

Então, as igrejas cristãs devem munir toda família de conteúdos bíblicos efetivos para todas as faixas etárias, considerando o papel dos pais como educadores principais de seus filhos.

A FAMÍLIA CRISTÃ NO CONTEXTO ATUAL E AS AMEÇAS À SUA EXISTÊNCIA

Atualmente, há forças políticas e ideológicas de abrangência mundial tomando posse de posições de poderes executivos e legislativos com fins de transformar as sociedade humana.

Os motivos para isso são diversos. Mas, o que nos interessa aqui é que a família cristã é alvo de tais forças.

Estas forças visam destruir a família cristã, pois a considera maléfica e ameaça ao modelo social que desejam construir através de uma engenharia ideológica.

A FAMÍLIA CRISTÃ NO CONTEXTO ATUAL E OS PRINCÍPIOS BÍBLICOS

“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós. Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também como Deus vos perdoou em Cristo” (Efésios 4:30-32).

Sede uns para com os outros é expressão marcante na Carta aos Efésios, especialmente no capítulo 5.21 quando traça o modelo comportamental familiar.

Em Efésios 4.32: Conselhos para o viver cristão

Sede benignos: bondosos, úteis, dignos, agradáveis, uns aos outros.

Compassivos: Que demonstra compaixão, que se compadece

Sede benignos: bondosos, úteis, dignos, agradáveis, uns para com os outros.

Perdoando-vos uns aos outros..

MODELO OFERECIDO PARA TODA VIDA CRISTÃ EM TODA CARTA

Os cristãos, e por assim dizer, as famílias cristãs, devem seguir o modelo oferecido por Deus em Cristo. O texto diz: perdoando-vos uns aos outros, como também como Deus vos perdoou em Cristo.

Leia também: Deus não desampara seu povo

Assista no YouTube: Carta à Igreja de Éfeso

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.