Jesus Cristo É A Única Esperança

Tempo de leitura: 7 minutos

Jesus Cristo É A Única Esperança de novo. Eu era um menino de 7 anos em 1965 quando aconteceu a Campanha: Cristo, A Única Esperança. Qual a perspectiva bíblica deste tema? AP 5 1-14. Imagem de alexgalex67 por Pixabay.

Lembro da movimentação das igrejas batistas em Vila de Cava, Nova Iguaçu-RJ. Encontros de oração, de evangelização nos pontos de pregação e nas igrejas arrebanhando crianças e adultos. Cartazes com o barquinho no mar por toda parte…

Eu ia junto. Até que aos 12 anos deixei de ir. Fui procurar águas vivas em cisternas de águas rotas (Jr 2.13).

Mas aos 21 Deus me deu a graça do Filho Pródigo retornar ao lar. Creio que a Campanha teve grande impacto nisso, e continuou viva em minha lembrança. 

De vez em quando a Junta de Missões volta o tema e há uma grande expectativa de uma grande campanha. 

Agora, em 2021, vivemos esta grande expectativa num contexto em que o tema é bastante significativo.

Na minha opinião, este tema é o melhor de todos. Por que? Porque ele é cristocêntrico.Isto é, Jesus Cristo é a única e absoluta esperança para todos os dramas humanos, da natureza e de todo universo.

O tema aponta para a universalidade de Cristo como única resposta possível para destruir todo mal e estabelecer todo bem.

Por isso me lembrei do texto de Ap 5 que aponta para Jesus Cristo É A Única Esperança.

O Único Digno de Abrir O Livro Selado é o assunto deste capítulo. João vê os céus abertos, parece que seus dramas terão fim, mas de repente ele vê um livro escrito por dentro e por fora, mas ninguém é digno de abrir e nem de olhar para o livro.

Entenda que “livro” aqui era um pergaminho enrolado e não um livro como o que conhecemos hoje (2 Tm 4.13). Veja:

Então vi, e eis que uma mão se estendia para mim, e eis que nela havia um rolo de livro. E estendeu-o diante de mim, e ele estava escrito por dentro e por fora; e nele estavam escritas lamentações, e suspiros e ais” (Ezequiel 2:9,10).

Há vários livros escritos no céu. Cada um contendo seu assunto em particular. Veja em: Ex 32.32; Ap 3.5; 13.8; 20.12; 21.27.

O fato de estar escrito por dentro e por fora significa que o livro tem muito a ser revelado

Ele está selado com sete selos porque é a verdadeira história, com os acontecimentos que culminarão na justiça de Deus e glorificação dos salvos.

Sete é símbolo de completude e perfeição. Neste caso, a história está perfeitamente fechada segundo os desígnios daquele que está sentado no trono.

O Drama Humano

O drama de João é porque ninguém é digno de abrir o livro e desvendar a história, revelar os acontecimentos e proclamar esperança. 

Por isso João diz: “e eu chorava muito, porque ninguém foi achado digno de abrir o livro, nem mesmo de olhar para ele” (v.4).

Nem Santa Maria, nem São Pedro, nem São João… ninguém, no céu e na terra, era digno de tomar, e o livro e abrir.

Erram aqueles que colocam outros mediadores e salvadores em lugar único e absoluto de Jesus Cristo. 

Leio Bíblias por mais de 40 anos. Versão Católica, Testemunha de Jeová, Evangélica nunca vi em nenhuma delas outro meio de Salvação e mediação entre Deus e os homens que seja unicamente Jesus.

Jesus Cristo É A Única Esperança para os dramas humanos

O  drama de João termina quando o consolo vem de um dos anciãos. Este diz:

Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos” (Apocalipse 5:5).

A fala do ancião traz profecias e conceitos do Velho Testamento para o Novo. Nisto temos a identidade de Jesus revelada no Velho Testamento, e no Novo Testamento. 

É o atestado duas Alianças de que Jesus de Nazaré é o Cristo de Deus, a única esperança.

v 5. As profecias confirmaram isto com seus próprios símbolos: Leão da tribo de Judá aponta para a majestade e a realeza de Jesus.

A Raiz de Davi aponta para a linhagem de Jesus segundo as promessas feitas a Davi (Is 11; 55.3; Jr 33.17).

v. 6. O Cordeiro (v. 6) indica o sofrimento do Cristo de Deus para tirar os pecados do mundo (Is 53; Jo 1.29; 1 Jo 1.9). 

Jesus Cristo é o único digno de abrir o livro e desvendar a história. Ele foi o personagem cuja vinda guiou os crentes, em esperança, no Velho Testamento. 

Ele é o personagem principal do Novo Testamento, facilmente percebido nas expectativas de sua chegada através do nascimento, assim como em todo exercício de seu ministério.

E mesmo agora em Apocalipse, no céu, depois de seu ministério terreno, Jesus Cristo continua sendo o personagem principal que desvenda a história, que orienta, corrige e dá esperança à sua igreja.

V. 6. Os símbolos “sete chifres”, “sete olhos” significam poder, governo e conhecimento. Significam o Espírito de Deus e, respectivamente, a onipotência e onisciência de Jesus. 

Jesus se dirige ao trono e toma o livro da mão direita de Deus (7,8). De novo, o único com acesso livre diante do trono de Deus é Jesus. 

Então os representantes de toda criação prostram-se em adoração a Ele (7-14).

Os vinte e quatro anciãos, símbolo de todos os salvos em todos os tempos, tinham cada um uma taça de ouro cheia de incenso, com as orações dos santos.

Duas coisas sobre isso:

1 – Primeira – as orações dos crentes em Cristo são preciosas. Por isso, são guardadas em taças de ouro, que indicam preciosidade. E porque são preciosas, as orações sobem como incenso agradável a Deus.

2 – O céu e a terra se reúnem em adoração (9-14). Em destaque, a dignidade do Cordeiro de Deus. É a alegria pelo único Mediador, único digno de desvendar a história. A providência de Deus para salvar o homem. Aleluia!

Os salvos cantam à dignidade do Cordeiro (v.9);

As multidões de anjos celestiais cantam à dignidade do Cordeiro 12;

Todas as criaturas louvam a Deus (13).

Que todos no céu e na terra adorem ao Senhor agradecidos pelo seu Cristo, nosso Salvador. Amém.

Erram aqueles que estabelecem outros mediadores, que buscam salvação em outros, que tentam encontrar água viva em suas próprias cisternas de águas rotas.

Tudo que todo ser humano precisa é colocar toda sua esperança em Jesus Cristo, a única esperança.

João viu em sua visão todo ser vivente: fauna e flora; a humanidade e todos os seres angelicais reconhecendo a majestade única de Cristo.

Como está também em Filipenses 2:9-11:

Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome;

para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,

e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.

E, você, vai insistir em ficar de fora? Vai continuar procurando em vão? Procurando vida onde há morte?

Esta mensagem chega até você como um convite de Deus a reconhecer a majestade de seu Cristo hoje.

Pr Odivan Velasco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.