“porque não havia lugar para eles”

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

“E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem” (Lc 2:7).

Jesus, o Dono do mundo, só encontrou um lugar insignificante no mundo, onde entrou na História para salvar o mundo.

Isto aconteceu num Contexto Histórico. É mencionado que o acontecimento foi no tempo de Cesar Augusto, imperador romano (43 A.C. a 14 D.C.). E também quando Quirino foi governador da Síria. Isto pode ter sido entre 7 e 2 A.C.

Segundo Barcley, o censo era realizado para a arrecadação de impostos e impedir o arregimentamento militar, ocorria a cada 14 anos. Segundo levantamentos históricos, um desses teria acontecido em 8 A.C. ano do nascimento de Jesus.

José vivia em Nazaré e era da descendência de Davi, cidade de Belém. Esta é uma informação de grande valor histórico e profético por causa das promessas feitas a Davi e das profecias relacionadas a ela (2 Cr 7.18; Sl 132.11).

Por isso José teve de se alistar, pois era descendente de Davi e, ao que parece, Maria também.

Maria deu a luz ao “seu filho primogênito”. O que isto significa? O primogênito é o primeiro filho gerado. Jesus foi o primogênito de Maria e Unigênito de Deus (Jo 1.18; 3.16,18; 1 Jo 4.9). Isto indica que Maria teve outros filhos, mas nunca perdeu a santidade por isso. Ter filhos de relacionamento conjugal não é e nunca foi pecado; não há nenhuma mancha na santidade de nenhuma mulher por ser mãe. Biblicamente era uma bênção (Lc 1.25).

Por Unigênito de Deus, entendemos que só Jesus foi gerado de Deus; só Ele é filho gerado. Então, os homens não são filhos de Deus como muitos pensam. Mas pela graça de Deus todos podemos nos tornar filhos de Deus, mediante a fé em Jesus (Rm 8.14-17; Gl 4.5; Ef 1.5).

Este Jesus, Maria o colocou numa manjedoura. Maioria de nós nasceu melhor do que Jesus. Não acharíamos com facilidade (embora não seja impossível) alguém que tenha nascido num curral e colocado manjedoura.

Este não seria, decididamente, o Rei da corte, dos trajes de luxo… Mas, no nascimento de nenhum dos outros reis vimos acontecer de anjos louvaram a Deus, estrelas se manifestarem, reis desconhecidos virem espontaneamente adorá-los e presenteá-los. Nenhum dos outros reis tem conseguido tantos súditos rendidos pelo amor mesmo há mais de dois mil anos.

Aquele que a nota diz: “Não havia lugar para eles” foi como um daqueles que Hb 11.38 diz: “Dos quais o mundo não era digno”. Tal qual o fundador da fé são os que vivem pela fé.

Porém, tal fé nos dias de hoje vai se tornando algo lendário, de poucos. Quase nenhum crente pós-moderno acha bênção nascer numa manjedoura, viver sendo perseguido, e, muito menos morrer numa cruz. Mas todos querem súditos, riquezas, casas luxuosas, lugares na corte.

Que haja lugar para Jesus em nossos corações, em nossos lares, em nosso país.

Pr. Odivan  Velasco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.