O Espírito do Senhor Veio Sobre Otniel

Tempo de leitura: 3 minutos

O Espírito do Senhor Veio Sobre Otniel para julgar Israel e como resposta ao clamor deste, que sofria debaixo da mão de Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia por oito anos (Juízes 3.12-31).

A Mesopotâmia era a terra entre os dois rios, Tigre e o Eufrates.

Isto aconteceu porque eles adoraram aos baalins, plural de Baal, e ao posto-ídolo, Aserá, deuses dos fenícios (veja adiante o que significava).

O Espírito do Senhor Agente Divino nos Juízes

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Porém, mais uma vez dentre tantas que se passaram e que ainda viriam, os filhos de Israel clamaram ao Senhor que lhes desse um libertador.

Então, mais uma vez, Deus atendeu e lhes deu Otniel, filho de Quenaz (v. 9). Otniel quer dizer: Leão de Deus. O Espírito do Senhor veio sobre ele para ser juiz de Israel.

Lembre-se que estamos falando da Velha Aliança quando somente alguns recebiam o Espírito do Senhor para cumprir uma missão específica, segundo a vontade de Deus.

Otniel libertou Israel e este viveu em paz durante o restante de tempo da vida deste, 40 anos. Mas, quando Otniel faleceu, o povo voltou a pecar, como sempre fazia.

O povo de Israel fez o que era mal perante o Senhor e este o entregou a Eglom, rei dos moabitas (filhos de Moabe (13), que se juntou com amonitas (filhos de Amom) e amalequitas (descendentes de Amaleque, v.13). Então, os filhos de Israel serviram a Eglom por 18 anos (4).

Quem Eram Os Amonitas e Moabitas?

Os moabitas eram descendentes de Moabe, filho da filha mais velha de Ló, que ela gerou de seu próprio pai (Gn 19.37). Por serem parentes, Israel respeitou-os durante algum tempo, mas depois se tornaram inimigos, por questões históricas que não vou entrar aqui.

Os amonitas da mesma forma, eram filhos de Amom, filho da filha mais nova de Ló, que ela concebeu de seu próprio pai. Isto aconteceu depois que eles escaparam da destruição de Sodoma e Gomorra (Gn 19.38).

O Espírito do Senhor Também Executou Juízo Por Eude

Voltando aos Juízes, novamente, os filhos de Israel clamaram ao Senhor, e este levantou a Eude. E assim prosseguiu o povo de Isarel até o cativeiro de Israel como reino do norte (2 Rs 18.11,12). Mas tarde foi a vez de Judá no cativeiro babilônico (2 Cro 36).

O Efeito da Idolatria em Israel

Mas, quem eram os deuses a quem Israel adorou traindo a aliança do Senhor? Baal: “Senhor”, “possuidor”. Era o deus-sol exibindo a energia solar, assim criam. Cento de adoração: Fenícia.

Além desse, Astorote, plural de Astorete. Junto com o culto a Baal designava todos os falsos deuses das nações (Gn 14.5; 1Sm 31.10).

O auge da idolatria a Baal aconteceu no reinado de Acabe, pois este se casou com Jezabel, que era fenícia, filha de Etbaal, rei dos sidônios.

Mas cada dificuldade oferece uma oportunidade. Assim também cada temo calamidade e degradação moral e espiritual é oportunidade de alguns se destacarem como homens e mulheres de Deus.

Assim, os profetas do tempo de Acabe foram: Elias, Micaías, sucedidos por Eliseu (1 Rs 16-2Rs 9). E outros que não menciono aqui, mas que deixaram exemplos e lições preciosas para todo o tempo de Israel e, agora, do novo Israel, Igreja (1 Pe 2.9,10).

O povo que viu milagres e teofanias aos montes, recebeu livramentos e bênçãos sem medidas da parte de Deus, caiu porque rejeitou seu Deus e se dobrou aos ídolos abomináveis. Lamentável!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.