DEUS QUER SUA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Tempo de leitura: 5 minutos

Deus quer sua avaliação de desempenho espiritual aprovada. Isso é muito importante considerarmos num mundo em que muitas pessoas procuram seguir a lógica da boa performance física, material e financeira. Veja como deve ser a vida cristã hoje neste post.

DEUS QUER SUA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ESPIRITUAL APROVADA

Imagem de Khoa Lê por Pixabay

Prosseguindo, podemos tomar como base desta meditação a palavra de Deus em Romanos 6.11, que diz: “Assim também vocês devem se considerar mortos para o pecado; mas, por estarem unidos com Cristo Jesus, devem se considerar vivos para Deus“,

Então, o que diz este versículo? Ele diz que devemos nos considerar mortos para o pecado, mas considerarmo-nos vivos por estarmos unidos com Cristo.

Note que a palavra considerar aparece com relação à morte, e à vida. No original grego a palavra considerar tem origem na mesma palavra que quer dizer lógica.

Daí, devemos fazer uma avaliação lógica constante de nossa vida, e optarmos por viver unidos com Cristo, que é o que nos torna vivos para Deus.

Mas, por que o Apóstolo Paulo falou sobre isso? Porque anteriormente ele havia ensinado em 5.20, que diz que, “onde o pecado abundou superabundou a graça”.

Com isso, muitas pessoas poderiam pensar, como pensavam de fato, que poderiam pecar cada vez mais porque então a graça de Deus sempre seria ainda mais transbordante em suas vidas.

Claro que o Apóstolo condenou tal pensamento, e em 6.11 ensina como deve ser a lógica da vida cristã.

Então percebemos que o mau entendimento da graça de Deus tem levado a muitos à morte espiritual. Há muitos crentes zumbis em nossa sociedade, em nossas igrejas e andando nas ruas de nossas cidades, por não compreenderem que a graça de Deus é para ser usada, mas não abusada.

Além disso, é notável que um crente que pensa em viver no pecado é porque ainda não morreu para pecado, e, consequentemente, continua morto para Deus.

Por isso, Paulo aqui estava continuando o argumento do capítulo 5. E no capitulo 6, versículo 2 perguntou: “Nós que morremos para o pecado, como viveremos ainda nele?

Daí, amigos, que se alguém se diz cristão, mas não vive considerando-se morto para o pecado é porque continua sem Deus, sem salvação, e condenado no julgamento de Deus. Usando as palavras de João 3.36: “… a ira de Deus sobre ele permanece.” Não importa se vão à igreja, cantam fervorosamente, pregam com eloquência, dão o dízimo e tudo mais; continuam mortos.

DEUS QUER SUA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO AVALIE SEU ESTILO DE VIDA

Por que devemos aviar seriamente isso? Porque a nossa auto avaliação de desempenho espiritual influencia nosso destino final.

Porque aprendemos que viver voluntariamente no pecado é morrer para Deus, e que morrer para Deus é ser condenado no dia do juízo.

Por isso, nós devemos considerarmos muito bem isso, e avaliarmos a nossa condição. Leia com atenção o texto bíblico abaixo:

2 Tessalonicenses 1:5-10:

⁵ Prova clara do justo juízo de Deus, para que sejais havidos por dignos do reino de Deus, pelo qual também padeceis;
⁶ Se de fato é justo diante de Deus que dê em paga tribulação aos que vos atribulam,
⁷ E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder,
⁸ Com labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo;
Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, longe da face do Senhor e da glória do seu poder,
¹⁰ Quando vier para ser glorificado nos seus santos, e para se fazer admirável naquele dia em todos os que creem (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós).

Eu coloquei em destaque as parte que confirmam que haverá o juízo severo de Deus para quem “não obedece o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo“. É claro que não queremos isso, não é verdade? Então, devemos viver a santidade, abandonando o pecado, e vivendo para Deus.

DEUS QUER SUA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PARA UM ESTILO DE VIDA CRISTÃ IDEAL

Ao lermos a Carta aos Romanos, percebemos, então, que esses assuntos culminam no capítulo 12.1,2, bem como, nos versículos seguintes.

Em 12.1,2, depois de argumentar sobre muitos aspectos da vida cristã, Paulo conclui seu ensino dizendo: “Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus.
Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele
.”

Desta forma, a exortação apostólica é para considerarmos unicamente vivermos a lógica da nova vida em Cristo, vivendo para servi-lo com um estilo de vida verdadeiro, com uma fé autêntica e não com ritos religiosos cheios de falsidades.

Somos aquilo que cremos e note isso: Mortos cheiram mau. Os mortos no pecado não são diferentes. Eles não podem exalar o bom perfume de Cristo (2 Co 2.15). Mortos não tem expressão nenhuma de vida. Mortos espirituais também não têm vida espiritual.

Concluímos que devemos viver sacrifícios vivos sem conformação com o mundo pecador, considerando-nos mortos para os prazeres mundanos, porém vivos para Deus

INSCREVA-SE NO MEU CANAL NO YOUTUBE

Leia: LUZ PARA ENCHER SUA ALMA DE PAZ

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.