A idolatria em Israel Contrariou Deus

Tempo de leitura: 2 minutos

A idolatria em Israel Contrariou Deus. Foi um pecado que necessitou de prova e de Juízes cheios do Espírito Santo para libertá-los do opressor e do castigo.

Depois da morte de Josué e seus contemporâneos, o povo se desviou (3.16,17). Mas esse desvio não foi ocasional, pois esta é a nota que se repete no Livro dos Juízes.

O povo pecava, Deus levantava um Juiz libertador. Enquanto o juiz vivia, tudo bem; o povo era crente e obediente. O juiz morria, o povo voltava a pecar.

A idolatria em Israel Contrariou Deus e Atraiu O Castigo

E qual o pecado? No contexto de Juízes, acentuou-se o pecado de idolatria. Com isso, Israel feriu o primeiro e o segundo dos Dez Mandamentos da Lei de Moisés.

Para recordarmos, não ter outros deuses a não ser Deus, O Senhor Jeová, e, não fazer e nem prestar culto a nenhum tipo de imagem (Ex 20.1-6).

Este foi o pecado mais marcante de Israel, não só no período dos Juízes, mas em toda sua história.

Por isso Deus deixou ficar os povos que Josué não conseguiu expulsar (Jz 3.4).

Para os “pôr à prova para saber…” no versículo 4 é uma linguagem humana aplicada neste caso. Deus de fato já sabia, pois Ele sabe tudo. Pelo teste, ficaria comprovado dentro da história que Israel não conseguiria ser fiel pela obediência à Lei.

Como Paulo em Romanos 10.5 relembra Levíticos 18.5 dizendo: “Obedeçam aos meus decretos e ordenanças, pois o homem que os praticar viverá por eles. Eu sou o Senhor”.

As sucessivas quedas de Israel comprovou ao longo da História que ele falhou.

Imagem de 👀 Mabel Amber, who will one day por Pixabay

E Agora? O Espírito Santo Ensina nas Escrituras

Então, veio o ensino de Paulo aos Romanos: “Pelas obras da Lei ninguém será justificado, mas somente pela graça”. Pois “pela graça sois salvos por meio da fé, e isto não vem de voz é dom de Deus” (Ef 2.8,9).

A Bíblia ensina que devemos fugir da idolatrai (1 Co 10.14). Ensina também, que idolatria está entre os frutos da carne (Gl 5.20) e por isso, desagrada a Deus.

Muito mais do que isso, diz que os idolatras ficarão de fora do Reino de Deus (Ap 22.15). Ou seja, estes Sofrerão a segunda morte (Ap 21.8), que é a condenação no juízo de Deus.

Mas, o que é a idolatria? Idolatria é colocar quaisquer coisas ou seres como Deus, e no lugar de Deus ou como representantes de Deus. Pode ser imagens de esculturas, bens materiais, personalidades: políticos, digital influencers, cantores, artistas, bem como a si mesmo, seu ego.

Deus quer exclusividade em nossa vida (Tg 4.5-10).

Quanto Tempo AS Águas do Dilúvio Duraram Sobre A terra

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.