Qual O Sentido da Vida?

Tempo de leitura: 4 minutos

Qual O Sentido da Vida? Para quê existimos? Essas perguntas são fáceis de responder. Porém, muitos crentes têm dificuldades de encontrar sentido na vida.

Qual o sentido da vida? Onde descobrir o motivo, o objetivo de nossa existência?

Imagem de Foundry Co por Pixabay

O sentido para a nossa vida já veio definido, configurado de fábrica. Quando Deus nos criou, o fez com um propósito bem definido: Amá-lo e ter comunhão íntima com Ele. Na linguagem do Apóstolo Paulo em Efésios 1.12, “para o louvor da sua glória”. Então, por que não é assim?

A resposta é PECADO. O pecado levou o homem a desobedecer a Deus, e assim, perder seu status de comunhão com Ele. Desta forma, o pecado foi a reconfiguração do status de fábrica para o status personalizado. Como dizem na gíria: ”Deu ruim”.

O que aconteceu, então, com a humanidade? Em Romanos 3.16 está definido o que aconteceu. Diz assim: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus

E este é o motivo pelo qual perdemos o sentido da vida: perdemos o nosso status original e o trocamos por outro personalizado com a ajuda de um especialista em errar o alvo, Satanás. Porque ele caiu e derrubou a humanidade junto com ele (Ap 12.12; Is 14.12).

Então, esta história de reconfiguração está acontecendo constantemente, afastando o ser humano cada vez mais para longe de Deus, em direção ao abismo, à destruição: física, moral e espiritual. Por isso, a falta de sentido.

Qual a Salvação?

O que pode salvar o ser humano? É a busca por sentido segundo as instruções de Deus. Deus, pela sua misericórdia deixou-nos instruções de como voltar a Ele, e termos vida abundante.

Dois grandes mandamentos definem bem o que devemos fazer e como devemos viver de formas a cumprirmos o sentido de nossa existência. Esses mandamentos são:

Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças”. Deuteronômio 6:5

E também, Jesus disse que este é o grande mandamento e o segundo semelhante a este é:

E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Mateus 22:37-39

Então, estes mandamentos nos veio em forma de Lei de Deus para que nossa vida volte a ter o sentido original.

Assim, não importa os valores do mundo, das pessoas, das ciências e da mídia ou quaisquer influencers. O que precisamos crer e viver é o que esses dois mandamentos nos ensinam.

Desta forma, a resposta para: Qual o sentido da vida? É, amarás ao Senhor teu Deus de todo teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e, Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

Qual o sentido da vida? É não falharmos no dois grandes mandamentos.

Pode ser, então, que fracassemos ou falhemos em todas as outras coisas da vida, mas não podemos fracassar nestes dois objetivos.

Ou seja, amar a Deus sobre todas as coisas, precisa ser nossa preocupação e nosso alvo primeiro e último. É o que deve governar nossas crenças e valores.

Muitas vezes as pessoas se sentem perdidas na vida porque se baseiam em crenças e valores de gurus, falsos mestres, influencers, enfim, gente com status de ídolos, mas que estão também perdidas.

De vez em quando alguns desses até se suicidam expressando assim que não encontraram o sentido da vida, viveram vidas vazias. E isto acontece até mesmo entre cristãos, que deveria ensinar aos outros como viver.

Isto envolve uma atitude de fé em Deus em nossa existência e também de humildade para aceitar e praticar o que a Palavra de Deus nos ensina.

Memorize isso também

Um versículo bíblico que gosto de recordar e que define bem isso é Miquéias 6:8:

Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?”

As coisas são simples assim: Praticar a justiça, amar a benignidade e andar humildemente com Deus. O resto não importa ou não deve ter o primeiro lugar.

Então, se você não conseguir ser grande, se não conseguir ter fama, ter dinheiro, formar-se e fazer pós-graduação, casar e ter uma linda família… nada disso é essencial.

O Essencial é amar a Deus sobre todas essas coisas e ao próximo como a ti mesmo. Aceite pela fé que este é o objetivo de Deus para sua vida e ache sentido para sua vida.

Assista Como descobrir o sentido da vida no Youtube. Clique Aqui.

Leia também: Conquista no Grito de Obediência

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.