“No Mundo Tereis Aflições, Mas Tendes Bom Ânimo”

Tempo de leitura: 3 minutos

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo (João 16:33). Imagem de Engin Akyurt por Pixabay.

Eu, igual a todos, às vezes questiono, e outras vezes, tenho de responder a questionamentos sobre o sentido de nossa existência. Por que o mundo é um misto de alegrias e tristezas? Por que às vezes parece que o mal prevalece? Por que a finitude da vida? Por que isso que a gente chama de vida parece mais, morte?

É a chamada crise existencial.” Crise existencial é um momento no qual o ser humano questiona os próprios fundamentos de sua vida: se esta vida possui algum sentido, propósito, ou valor”. Tal sentimento tem sido mais comum agora na pandemia. Temos sentido mais frequentemente o impacto da finitude da vida.

Sempre que essas crises me vêm, eu me lembro do verso de João 16.33. No capítulo é notória a expressão “tenho vos dito isto” que permeia quase todos os versos, e inicia o verso 33.

Nesse capítulo, Jesus estava preparando os discípulos para sua partida deste mundo, e, para o que eles sofreriam posteriormente, bem como a alegria que teriam com a dádiva do Consolador – o Espírito Santo.

Em minhas meditações sobre isso, tenho percebido que a existência terrena é um campo de provas, de batalha para todos os viventes. O cristão está sujeito aos mesmos sofrimentos de todos os viventes, e mais ainda, por ser cristão.

Todo mundo sofre desde o nascimento até o fim da existência. Nossa vida está o tempo todo exposta ao perigo. Mesmo antes de nascer este mal nos cerca, pois desde o útero já corremos o risco de morte, e com este, convivemos dia a dia. Desde que Adão pecou o mundo é assim. A morte persegue a vida.

Já percebeu que é mais fácil a tristeza do que a alegria? Que é mais fácil ferir do que sarar? Tropecei e feri minha perna em um segundo. Demorou duas semanas para começar a sarar. Quando já estava cicatrizando, feri no mesmo lugar.

Já percebeu que é mais fácil entrar numa dívida do que pagá-la? Mais fácil ficar doente do que encontrar a cura? O mal está sempre ao redor, à espreita. Jesus mesmo disse que o mundo jaz no maligno (1 Jo 5.19). Como ter paz num mundo assim?

Então, qual a vantagem de ser cristão? Grande vantagem. Nós não estamos sós. Cristo está conosco através do Consolador.

Por isso, Jesus chamou a atenção dos discípulos para Ele, e para a permanência nele. Se eles fixassem suas mentes e corações no mundo, eles teriam aflições. Mas se se fixassem nele teriam paz em meio a um mundo em aflições. Jesus é o nosso oásis no deserto do mundo.

Comparo a nossa passagem por essa vida como a viagem dos discípulos num barco no mar bravio, como vemos em Mt 8.23-27. As ondas e ventos nos vêm de todos os lados. Muitas vezes passamos nossa vida lutando tentando acalmar as tempestades; tentamos tirar a água do barco. A insegurança nos possui.

Possuídos de insegurança nos vêm o medo, angústia, o pavor e o sentimento de vazio. O nome disso depressão, morte, muitas vezes, morte em vida, zumbis.

Porém, precisamos nos lembra de que Cristo, o Senhor está conosco. Podemos, tal como os discípulos, clamar a Ele. Por mais que possa parecer que estamos abandonados, nós não estamos sós. Cristo navega conosco neste mar bravio.

Precisamos fixar nossas mentes e corações em Cristo. Convictos de que com Ele nossas vidas, mesmo que a morte nos alcance, e certamente nos alcançará, viveremos eternamente.

“E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” (1 João 2:17).

A paz de Cristo para sua vida.

Pr Odivan Velasco.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.