O Salvador Encontra Zaqueu Em Cima da Figueira

Tempo de leitura: 2 minutos

O Salvador Encontra Zaqueu Lc 10.1-10. Nesta passagem, Jesus está na seção identificada como “Subida para Jerusalém” que compreende Lc 9.51-19.44. Neste trecho 19.1-10, Ele é identificado como Salvador. Neste está o importante encontro de Jesus com Zaqueu.

O nome “Salvador” origina-se do significado do nome “Jesus”. Assim como Oséias e Josué, Jesus quer dizer: Jeová é salvação. Os nomes na cultura e nos tempos bíblicos eram mais do que meros identificadores sociais. Significavam a missão, o caráter da pessoa; era uma marca do que a pessoa significava ou do que se esperava dela.

O encontro aconteceu em Jericó, “lugar de suave odor”. Uma vez Deus guiou Josué para destruir e conquistar a cidade, quando só foi salva a prostituta Raabe e sua família, porque ela escondeu os espiões enviados do Josué (Js 6).
Agora, Jesus vai a Jericó. A cidade precisa ser conquistada de novo, mas agora o será pela graça de Deus. Ali, Jesus curou um cego, salvou a Zaqueu e as pessoas ouviram seus ensinos.

O Salvador Encontra Zaqueu. Mas, Quem era Zaqueu?

Zaqueu significa “O justo”. Uma contradição para seus contemporâneos, pois ele era chefe de cobradores de impostos. Isto é, ele era chefe de um grupo de pessoas encarregadas de cobrar impostos de seu povo para o Império Romano.

Ele recebia certa porcentagem por isso. Além disso, às vezes os publicanos cobravam a mais para terem melhores lucros. O que revoltava ainda mais o povo.

O foco da cena está sobre Jesus e Zaqueu. Zaqueu era baixinho. Mas ele queria ver a Jesus. A multidão o atrapalhava. Então, ele correu e subiu numa figueira brava.

Mas Jesus viu-o primeiro (5) e até sabia o nome dele. Jesus o mandou descer e disse que pousaria em sua casa. Isto significava atar laços de amizade, comunhão. Foi numa refeição comemorativa da Páscoa que Jesus celebrou a Nova Aliança com seus discípulos, embora houvesse nela o traidor (Lc 22). Apocalipse 3.20 ilustra bem isso.

Como Zaqueu recebeu a Jesus? Com alegria. E Zaqueu era rico (2). Isto contraste com o jovem rico (18.18-30). Enquanto aquele retirou-se triste, Zaqueu estava explodindo de alegria e até se converteu ao Salvador (8).

Por isso, Jesus o identificou como filho de Abraão (8,9). O que isto significa? Os outros compatriotas também o eram. A nova forma de identificar um filho de Abraão é a fé e a conversão a Jesus (Gl 3.7).

A Missão de Jesus

Qual a missão de Jesus? Buscar e salvar o perdido. Ação direcionada para o pecador.
Você já foi alcançado por Jesus? Já O recebeu com alegria em seu coração?

Talvez sua história seja igual à de Zaqueu ou pior. Não importa. Jesus busca e salva o perdido. Receba-o com alegria.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.