8 Bênçãos da Fé Cristã Que Você Precisa Conhecer.

Tempo de leitura: 5 minutos

Veremos 8 Bênçãos da Fé Em Jesus Cristo neste capítulo de Mateus 11:25-30.  O capítulo começa dizendo que Jesus deu instruções aos seus discípulos e depois partiu a ensinar e a pregar nas cidades deles. Veremos algumas informações sobre as cidades deles, e depois, as 8 lições de fé. Imagem de John Hain por Pixabay;

A Bênção da Fé em Cristo Desprezada

Pelo menos três discípulos eram da cidade chamada Betsaida: Felipe, Pedro e André (Jo 1.44). Betsaida quer dizer “casa da pesca”. Interessante, pois Pedro e André eram pescadores.

Há menção de duas cidades com nome Betsaida, mas o que importa aqui para entendimento do texto, é que, sendo uma ou duas, trata-se de cidade israelita. Da mesma forma, Corazim também era israelita.

Porque no texto Jesus contrasta Betsaida e Corazim, cidades de Israel, com Tiro e Sidom, e, Cafarnaum com Sodoma, aquela que foi destruída por causa do seu pecado em Gn 19?

Betsaida, Corazim e Cafarnaum.

Sidom teve sua origem em Canaã, filho de Noé (Gn 10.15; Is 23.12). Ela se tornou má aos olhos do Senhor. Sobre ela profetizou Isaías (Cap. 23). Era vizinha de Tiro, cidade Fenícia.

Cafarnaum, que significa: “Aldeia de Naum ou de consolação”, era a cidade onde Jesus morava durante seu ministério na Galileia. Essas cidades viram os grandes milagres de Jesus.

Nos versos 21-24 Jesus diz que no juízo haverá menos rigor para Tiro, Sidom e para Sodoma, cidades estrangeiras, do que para Betsaida, Corazim e para Cafarnaum, cidades israelitas.

Quer dizer, Jesus estava chamando a atenção do seu povo dizendo que estranhos dariam mais crédito às suas pregações e ensinos mediante seus milagres, do que eles que eram seus patrícios ou conterrâneos.

Mais adiante Jesus declarará: “Não há profeta sem honra, a não ser na sua pátria e na sua casa” (Mateus 13:57).

Exortação à Fé em Cristo

Temos de cuidar, irmãos, de nossa fé. Temos recebido os ensinos, a graça e toda providência de Deus e precisamos valorizar isso, precisamos guardar bem isso como quem guarda um tesouro. Cuidar para não sermos reprovados no juízo.

A Nossa Fé Alegra A Deus.

No meio do grupo dos que rejeitaram a Jesus e a seus ensinos estavam os escribas, fariseus e os sacerdotes do judaísmo. Eles eram instruídos no Velho Testamento. Conheciam muito da Lei de Moisés. Mas eles não reconheceram a Jesus como Cristo anunciados por Moisés (Dt 18.15; At 3.22): “O Senhor teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis”

Mas, apesar de tantas descrenças, Jesus encontrou um grupo de pequeninos, ou seja, de crentes humildes, pescadores, alguns, semianalfabetos. É consenso entre os estudiosos que Pedro mal sabia ler e escrever.

Mas foi Pedro que chegou a conclusão de que Jesus “é o Cristo, o filho de Deus vivo”. Como está em Mateus 16:16: E Simão Pedro, respondendo, disse: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

E estes foram motivo de alegria para Jesus, de modo que Ele exclamou: “Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim te aprouve” (Mateus 11:25,26).

8 Lições a Respeito de Fé

1 – Deus não está interessado em pessoas estudadas, porém descrentes. Ele revela mais e mais os seus mistérios aos pequeninos, aos humildes. Por isso Tiago concluiu: “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tiago 4:6).

2 – Deus escolhe os humildes para a salvação. Estes entraram no céu. A eleição para a salvação passa pelo teste da humildade. Que tipo de pessoa você é? Você é humilde? Será que Jesus tem alegria na sua fé nele? Ou será que você tem fé vacilante?

3 – A verdadeira sabedoria, como diz a música do Rebanhão, “mora com gente humilde”, pois a sabedoria é Cristo, a verdade (Jo 14.6).

4 – Nós podemos alegrar o coração de Deus com nossa fé. Então vale aquilo que Neemias e Esdras disseram para o povo no período de reconstrução dos muros de Jerusalém: porque a alegria do Senhor é a vossa força (Neemias 8:10).

5 – O nosso valor para Deus está na fé em Jesus Cristo e não no quanto sabemos ou formação acadêmica, inteligência humana.

6 – A fé em Cristo é o olho da alma. A fé é a visão de longo alcance. Visão que alcança a eternidade nos céus. Visão que vê a vida eterna em Cristo. Visão que desvenda os mistérios de Deus. Se você tiver fé, você pode não ter estudo, mas terá visão espiritual aguçada. Até o cego de Jericó viu o que Jesus é o Cristo, enquanto os sábios fariseus não viram (Lc 18.35-43). Eles não ouvirão o que o cego ouviu: A tua fé te salvou.

7 – O poder de Deus não se opera pelo saber, mas pela fé. Por isso Jesus um dia tomou uma criança como modelo para os adultos: “E Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles, E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus” (Mateus 18:2-4).

Conheci um homem que não sabia nem a letra “a”. Mas sabia viver a fé em Cristo, e sua fé salvou a algumas centenas de pessoas, levando-as a crer no Senhor, coisa que muitos eruditos nunca fizeram.

8 – Jesus faz um convite para vivermos essa fé: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28).

Qual a sua resposta?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.