Meta Com Objetivos Cristãos Bem Definidos

Tempo de leitura: 3 minutos

Meta para um novo ano. Devemos fazer uma reflexão tanto quanto um planejamento para organizarmos nosso tempo de modo a aproveitá-lo o melhor possível.

Entretanto, em se falando de metas e objetivos cristãos, claro está que não devemos fazer planejamentos sozinhos. Isto porque se somos cristãos, somos então, de Cristo, e Ele já tem tudo planejado para nós. Assim, o nosso empenho é descobrir o plano dele para nossa vida.

Isto parece simples, mas não é. O nosso mundo está todo estruturado, ou melhor dizendo, desestruturado, sem Cristo e contra Cristo.

A Escritura diz que o mundo está posto no Maligno (1 Jo 5.19). Jesus falou que no mundo teríamos aflições (Jo 16.33). Então, se já é difícil para qualquer pessoa planejar sua vida neste mundo, para o cristão é muito mais, pois ele tem de viver Cristo em mundo anticristo.

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Veja por exemplo que o ano começa com janeiro, uma referência ao deus do panteão romano, Janos. Isto implica numa cultura politeísta e idólatra. E é neste contexto que temos de ser cristãos.

Janos era um deus com dois rostos: um olhando para trás e outro, para frente. Por isso, Janos era visto como o deus do tempo, dos começos e das transições. Um rosto olha para trás, para o passado, e o outro, para frente, para o futuro. Assim, o nosso calendário quis nos fazer refletir sobre o que passou e o que está à nossa frente.

Algumas pessoas supersticiosas talvez se sintam incomodadas com janeiro por causa dessa referência ou homenagem a Janos. Talvez declarem: janeiro é do Senhor Jesus!

Entretanto, para nós cristãos na disso importa. Nós sabemos que só há um único Deus e esse é o nosso Deus. Andando com Ele, nada temos que temer.

Se janeiro nos pode trazer alguma coisa boa, que seja reavaliarmos o passado para não repetirmos os erros, valorizarmos mais o presente e a expectativa que temos para o futuro.

Então deixemos para trás as toxinas do rancor, da mágoa, dos ressentimentos e do ódio para que possamos seguir adiante mais livres e leves.

Também, não nos esqueçamos de em tudo darmos graças (2Ts 5..18), de lembrar-nos de remir o tempo porquanto os dias são maus (Ef 5.18). Por isso também, demos orar sem cessar (1Ts 5.17).

Então, temos muitos motivos para ação de graças. Por exemplo, se estamos aqui refletindo sobre isso é porque a pandemia não nos levou, porque sobrevivemos a inúmeras ameaças, muitas dessas nós nem percebemos que estavam prestes a nos devorar. Mas o Senhor nos livrou.

Há, ainda, outro bem no passado: a saudade daqueles que se foram e por isso eu morro todo dia. Mas, isto faz parte de nosso patrimônio emocional. Não devemos esquecer os que se foram, e que de alguma forma marcaram nossa vida.

Considerando muito mais os ensinos das Escrituras que são cheias de exortações de Deus para nós. Então, busquemos a sabedoria e a direção de Deus, do Pai das luzes, pois dele vem todo dom perfeito (Tg 1,17). Que aprendamos também a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios (Sl 90.12).

Assim, ao traçarmos nossas metas para 2024 e seguintes, lembremo-nos de que temos o alvo da soberana vocação já traçado por Deus para nós (Fp 3.14). O nosso alvo é Cristo. Somos peregrinos na terra em direção ao céu com Ele e para Ele.

Feliz Ano Novo e toda eternidade com Cristo Jesus.

Inscreva-se em Link Bíblia no YouTube

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.