O Nome de Jesus e Seu Significado

Tempo de leitura: 3 minutos

O Nome de Jesus, qual o significado? Em nossa cultura quase não se procura nomear os filhos pelo significado de nome, diferentemente da cultura de Israel nos tempos bíblicos.

O Nome de Jesus, O Que Significa?

Jesus significa “Jeová é salvação”. Por isso Ele é chamado de “Salvador”. Isto está explicito nas instruções que José recebeu a respeito da nascimento de Jesus:

Ela terá um menino, e você porá nele o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos pecados deles.” (Mt 1.21 NTLH).

Então, Jesus nasceu para uma missão: salvar pecadores. Notem que o versículo acima diz: “Ele salvará o seu povo dos pecados deles“. O nome “Jesus” é o significado da missão de salvar pecadores.

E como o significado do nome diz, Jeová é autor dessa salvação. Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo (2 Co 5.19).

Assim sendo, a missão salvadora pertence a Jesus. Quem buscar salvação em qualquer outro personagem ou em quaisquer outros meios erra feio.

Essa questão do nome pode parecer sem significado para nossa cultura onde os nomes quase não significam nada. Alguns dos pais põem nomes bem esquisitos nos filhos.

Mas na cultura hebraica os nomes têm significado; eles têm sentido de expressar esperança, tristeza, bênção, prosperidade, etc.

Por isso, os nomes Jesus, Jesua, Josué e Oseias tem como significado a esperança de salvação e ao mesmo tempo anunciam que Jeová é salvação.

Quem Escolhe O Nome Tem Autoridade

Outro detalhe importante do Nome de Jesus é que Deus é quem escolheu o nome. O anjo enviado por Deus anunciou a José qual seria o nome do menino.

Normalmente quem escolhe o nome dos filhos são os pais. José não era o pai, mas assumiu o lugar paterno. Ele teria a incumbência de nomear o menino. Porém, Deus, o verdadeiro Pai foi quem escolheu o nome.

Isto não parece algo que se deva dar importância, mas é. Por que? Eis a resposta: Quem nomeia tem autoridade sobre o ser nomeado. Os pais nomeiam os filhos porque têm autoridade sobre eles.

Neste caso, Deus estava informando a José que Maria teria um filho não gerado por ele, José, mas pelo Espírito Santo. Por isso, o filho que ela teria em seu ventre seria “Filho do Altíssimo” (Lc 1.32).

Deus estava anunciando que iria gerar um filho em Maria e que José é quem cuidaria e teria a responsabilidade de amparar mãe e filho.

Mas, Deus como nomeador que tem autoridade é o Pai, e é quem tem a missão para o menino. Algumas vezes para haver choques entre a autoridade de José e Maria e a autoridade de Deus na vida de Jesus como notamos em Lc 2.48-51; Jo 2.3,4.

O Nome de Jesus É Único Indicado para Salvar O Pecador

Por esses motivos e por tantas outras experiências e aprendizados que tiveram com Jesus que Pedro e João afirmaram:

E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos (Atos 4:12).

O mesmo fez o Apóstolo Paulo ao dizer que não outro mediador entre Deus e os homens:

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo
” (1 Timóteo 2:5,6).

Há muitos outros textos que ensinam sobre isso, mas podemos parar nestes com uma advertência: Quem rejeita a Jesus Cristo como seu único Salvador e Mediador, rejeita a Deus. Para quem rejeita a Salvação não há salvação.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.