Palavra Bíblica Para Entender A Mensagem

Tempo de leitura: 9 minutos

Palavra Bíblica para entendimento da mensagem de Deus. Saiba o significado de evangelho, servo, apóstolo e gentio.

A Palavra Bíblica: Significado de Evangelho

A maior parte do Novo Testamento foi escrito em grego. Assim sendo, a palavra grega para evangelho é euangelion, que quer dizer “boas novas”, “evangelho”. 

O verbo euangelizo quer dizer “trazer boas novas”, “proclamar as boas novas.”

O termo é derivado de angelos, que significa mensageiro, anjo.

Estas boas novas são definidas como novas de grande alegria para todo povo em Lucas 2.10, com respeito ao nascimento de Jesus.

Este nascimento foi a forma de cumprir a promessa da vinda do Messias.

Lá, no Antigo Testamento, o evangelho já era anunciado em forma de promessas (Rm 1.1; Is 52.7). Veremos ao longo dos estudos posteriores que muitos textos do Velho Testamento aparecerão para explicar, justificar e exemplificar a mensagem do evangelho.

No Novo Testamento a palavra evangelho começou a ser usada para se referir tanto aos ensinos como à toda obra de Cristo. O apóstolo Paulo a usou com frequência (60 vezes – DITNT).

Com isso, como Palavra Bíblica, o evangelho não é apenas boas notícias, mas são as melhores notícias que já se ouviu no mundo.

Perceba, uma pessoa ser curada de câncer, covid19 ou de quaisquer outras doenças é boa notícia. E há inúmeras notícias boas neste mundo. 

Mas, pessoas curadas podem morrer sem perdão, sem salvação; podem ser condenadas no julgamento de Deus. Nenhuma boa notícia de conquista terrena se compara com o evangelho.

Uma pessoa que recebe a mensagem do evangelho e crê, mesmo que morra de qualquer enfermidade, será salva. O evangelho de Cristo é o único capaz de fazer isto. 

Por isso, o evangelho é a melhor notícia de todos os tempos. Nunca houve, não há e jamais haverá outra notícia melhor. Por este motivo, a notícia foi urgente para o Paulo (Rm 1.16,17).

Assim sendo, o evangelho é a história da salvação. Ele está intrinsecamente ligado  à obra de Cristo. Ele é definido em Romanos como “evangelho de Deus”. Isto quer dizer que o evangelho é oriundo de Deus (1.1) e direcionado aos homens.

Então podemos dizer que o evangelho é eterno. Ele nasceu junto com o plano de Deus para salvar o homem. 

Aliás, com respeito a isso, Efésios 1.4 diz que Deus nos elegeu em Cristo “antes da fundação do mundo”. Ou seja, o evangelho já agia antes do mundo existir.

Por isso, nós também temos de viver e anunciar urgente e constantemente o evangelho (2Tm. 4.2). Ele é a mensagem dos céus, de Deus, para o mundo.

Agora veremos um resumo do que significa a palavra “apóstolo” em Romanos.

Qual o significado das palavras evangelho, gentios e apóstolo dentro da Carta de Paulo aos Romanos? Este é o assunto deste post.

O Significado Bíblico de Servo Dentro da Palavra Bíblica

A palavra em Romanos 1.1 para servo é doulos. Esta palavra e seus derivados significam “escravo”, “escravidão” (douleia), “ser sujeito” (douleuo).

Paulo era escravo de Cristo. A ideia de escravidão está oposta à liberdade. Ninguém é livre realmente. Todos somos escravos de algo ou de alguém. 

Veja, Cristo liberta da escravidão do pecado. Isto quer dizer que o pecado não tem mais poder de matar o crente em Jesus, nem de condenar ou separar de Deus. Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus (8.1).

Por outro lado, Cristo não liberta alguém para este pertencer a si mesmo, e fazer o que quiser. Quando Cristo entrega o homem a si mesmo, eles se destroem (1.18sgs). 

Cristo nos liberta do pecado,  mas nos faz seus escravos (doulos). De modo que, agora aquele que está em Cristo é escravo de Cristo. Veja esse texto Romanos 6:20-22:

Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça.

E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte.

Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.”

Uma coisa interessante aconteceu com alguns escravos nos tempos bíblicos. Alguns conseguiram a liberdade, mas não a quiseram. Isto por vários motivos. Por serem bem tratados, por terem família na casa do seu senhor ou já não era mais viável a liberdade devida a idade avançada (Ex. 21.5 sgs; Lv 25.47-49; 1 Co 7.21,22).

Dentre eles também, muitos eram queridos por seus senhores e eram tratados como filhos. Um desses casos é o do centurião que foi a Jesus interceder pela cura de seu servo que era muito estimado (Lc 7.1-10). O senhor intercedendo pelo servo querido. Era tipo um servo filho, com status de filho.

Nós também somos servos, mas com status de filhos adotivos por Jesus Cristo. Que delícia sermos escravos do Rei Jesus! Que delícia podermos servir na missão mais importante do mundo, que é o evangelho.

O Que É Apóstolo Na Carta de Paulo Aos Romanos

Qual o significado da palavra apóstolo e seu uso em Romanos?

Primeiramente vamos ao significado geral. Depois, o caso específico de Paulo. 

No grego a palavra é apostello, que significa “enviar”; “exapostello” que significa “enviar para fora”.

Segundo o Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento, a palavra é composta por “stello“, “aprontar” e a preposição “apo”, que quer dizer: ”de”,”para longe”, “para traz”,”enviar”. 

Esta palavra determinava alguém enviado como representante de quem  o enviou. Neste caso, o enviado tinha plenos poderes para falar em nome desse alguém.

No caso do chamado apostólico, significa alguém enviado por Deus com uma missão.Paulo foi um desses. Ele foi um representante de Deus, com autoridade de Deus. Assim como o profeta que podia dizer: Assim diz o Senhor.

Tal como em todas as cartas de Paulo, ele se identifica como apóstolo. Aqui em Romanos, Paulo também diz que foi “chamado para ser apóstolo”. Paulo não se auto-proclamou “apóstolo”, nem ordenação por sua pelo judaísmo, nem mesmo pela igreja de Cristo. Ele recebeu um chamado superior, soberano. O apostolado verdadeiro é um chamado de Deus.

Também podemos perceber que o apostolado de Paulo foi para uma missão bem específica, “para o evangelho de Deus entre os gentios” (1.1,5).

Missão esta que ele recebeu de Jesus Cristo pessoalmente (4,5). Jesus foi o missionário enviado (apóstolo) por Deus para alcançar Saulo, e o transformar em Paulo. 

Saulo era perseguidor da igreja; Paulo, agora membro da igreja, passou a sofrer perseguição. 

A missão era para pregar aos gentios, aos reis e filhos de Israel (At 9.15).

No mesmo sentido de chamado pessoal para o apostolado estão os doze nomeados por Jesus. 

Os critérios foram expressos pelos onze quando se reuniram para escolher um substituto para Judas Iscariotes. Veja:

É necessário, pois, que, dos homens que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós,

Começando desde o batismo de João até ao dia em que de entre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição.Atos 1:21,22.

O diferencial é o chamado de Saulo conforme está acima. Porém, Jesus apareceu para ele por ocasião do chamado, conforme ele mesmo diz: “E por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo” (1 Coríntios 15:8).

Alguns que não estiveram com Cristo pessoalmente também receberam consideração de apóstolos. 

Lembre-se de que apóstolo significa enviado.Usava-se a mesma palavra quando a igreja enviava pessoas para uma missão.

Um exemplo, Barnabé tinha consideração de apóstolo.

Ouvindo, porém, isto os apóstolos Barnabé e Paulo, rasgaram as suas vestes, e saltaram para o meio da multidão, clamando” (Atos 14:14).

O Significado de GENTIO

Uma Palavra Bíblica para gentios é ethnos, (grego) e seus derivados. Ethnos significa: nação, povo, bárbaro, pagãos e gentios

A palavra deriva-se de ethos: costume, hábito. Designa um grupo unido pelos costumes. De ethos, nos vem a palavra ética.

Segundo a fonte dessas informações, o Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento, Ethnos aparece na LXX cerca de 1000 vezes traduzindo o hebraico goy (povo) ou goyim (povos). O termo diz respeito a todos os povos, fora Israel. 

Demos também significa “povo”, “populacho”, “multidão”. A nossa palavra democracia vem de demos + kratos (poder, governo). 

Para se referir ao povo de Deus, outro termo hebraico,‘am é, em grego, laos (povo). Como exemplo, ‘ami, “meu povo”, em Os 2.23.

Aqui em Romanos, Paulo fala de seu chamado e comissionamento para o evangelho entre os gentios (ethnos). Dentre esses, estavam os crentes de Roma (5,6).

Com respeito a isso, podemos perceber que todos os povos, judeus e gentios sempre estiveram na mira de Deus para alcançarem a mensagem do pelo evangelho. Isto podemos comprovar facilmente em Romanos. Como exemplo, as discussões por causa do comer, beber e dias santos no capítulo 14; os nomes gregos de membros da igreja no capítulo 16.

Essa discussão se faz necessária porque há grupos que defendem que os gregos nesse contexto se referiam aos judeus helenistas. 

Helenistas eram que foram dispersos pelo mundo e assimilaram as culturas de outros povos. Os helenistas do Novo Testamento falavam grego e outras línguas (At 2). 

Mas isto não é verdade. Em muitos outros momentos podemos comprovar o direcionamento do Senhor a todos grupos étnicos. 

Por exemplo, o comissionamento dos discípulos em Mateus 28.19-20. O ide fazei discípulos de todas as nações é em grego panta ta etne, todas as gentes. Os que defendem tal tese costumam negar a inspiração do Apocalipse, pois ele registra uma grande multidão na glória eterna. Gentes de todos os povos (pantos ethnos). A ênfase na diversidade de povos é clara. Lá estarão povos de todas línguas, tribos e nações (Ap 87.9).

A Palavra Bíblica, como mensagem de Deus aos homens, tem seu significado dentro do contexto para encontrarmos o sentido real. Ao longo do estudo de Romanos veremos estas palavras aqui abordadas.

Imagem: congerdesign por Pixabay .

@pastorlink

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.