O Segredo da Prosperidade de Israel, O Jacó.

Tempo de leitura: 11 minutos

Qual O Segredo da Prosperidade de Israel? Muitos andam à procura da fórmula para o sucesso na prosperidade, do tipo da música popular tradicional de fim de ano que diz:

“Adeus, ano velho

Feliz ano novo

Que tudo se realize

No ano que vai nascer

Muito dinheiro no bolso

Saúde pra dar e vender” 

(Trecho da Música Novo Tempo de Ivan Lins).

Imagem de Jerzy Górecki por Pixabay .

O Segredo da Prosperidade na Vida de Jacó.

Com esperança da letra da música acima, muitos crentes buscam misticamente a prosperidade do Povo de Deus.

Mas olhando a história de Israel, daquele que outrora se chamou Jacó, qual foi a fórmula para a prosperidade?

A prosperidade de Israel não veio de sua expertise. Não creio que ele fosse um expert suplantador, significado de seu nome. 

O Significado do Nome: Jacó.

Aliás sobre o significado do nome, Jacó tem sido difamado por aí, sendo tratado como enganador, trapaceiro e coisa do tipo. Mas não é este o significado de seu nome. Veja no dicionário Dicio

Sobrepor os pés com força; pisar.

Transpor obstáculos; superar, exceder.

Cair aos pés de; vencer, abater ou prostrar: o lutador suplantou o adversário.

Ocasionar a saída de; obter um emprego, uma vaga e/ou uma posição com a saída da pessoa que anteriormente os ocupava: suplantou o colega no concurso do vestibular.

Coagir demonstrando certa superioridade; dominar através de uma vitória; humilhar, derrotar, vencer.

Suplantar é sinônimo de: sobrepujar, superar, ultrapassar.

Veja que nenhuma das palavras dessas definições sugere desonestidade, malandragem ou enganação, mas competição profissional. Não há necessariamente, falta de ética.

Por essa gama de significados, e comparando com a história de Jacó, podemos ver que ele tentou, de fato, ser astuto, esperto. Mas isto foi nato nele; ele já nasceu com tal impulso. Isto foi implantado no DNA dele. 

Ele não foi o protagonista de tal impulso. Quem tinha o poder de implantar nele isto antes de nascer? A resposta é: Deus (Veja: O Atos Redentores de Deus nos Filhos de Isaque). 

Veja, não poderia determinar desde minha formação no ventre de minha mãe que eu seria bonito. Nem meus pais podiam fazer isso. Nem tampouco determinei meu nome. Eu fui feito assim, recebi esse nome. Não tenho culpa de ser quem eu nasci, mas tenho sim, do que me tornei e estou me tornando.

Jacó por Determinação de Deus

Deus é o agente, especialmente, da história de seu povo.Veja ainda: 

“Eu vos tenho amado, diz o Senhor. Mas vós dizeis: Em que nos tens amado? Não era Esaú irmão de Jacó? disse o Senhor; todavia amei a Jacó” (Ml 1:2; Rm 9.13).

Por isso, o nome “Jacó” foi lhe dado por causa do impulso para vencer lutas, transpor dificuldades, superar desafios, desejar e buscar ser abençoado por Deus. Ele foi predestinado a isso. Não era culpa dele ser Jacó. 

Isto foi evidente na vida de Jacó desde o útero de Rebeca. Ele teve, desde lá, lutar para ser o Israel de Deus. Por isso ele agarrou ao calcanhar de seu irmão ao nascer, talvez tentando sair primeiro e ser o primogênito. E pelo fato de segurar o calcanhar de seu irmão é que lhe foi dado o nome “Jacó”. 

O nome tem a ver com o segurar no calcanhar de seu irmão e não por qualquer ato de enganação que tenha feito. Ele não tinha como ser um enganador no útero de sua mãe. Veja aqui Mudança de Nome.

Pelas definições e pelo que temos na Bíblia, não podemos afirmar que Jacó era enganador e trapaceiro, a não ser nas palavras do magoado Esaú em Gn 27.28:

“Então disse ele: Não é o seu nome justamente Jacó, tanto que já duas vezes me enganou? A minha primogenitura me tomou, e eis que agora me tomou a minha bênção. E perguntou: Não reservaste, pois, para mim nenhuma bênção?”.

Mas quem leva em conta a palavra de um corrupto magoado? 

Esaú Foi Enganado ou Se enganou?

Olhando para o episódio, não podemos dizer que Esaú foi enganado quanto ao direito de primogenitura. Jacó pode ter sido mesquinho, e fez uma proposta indecente, mas louco foi Esaú ao aceitar. 

Louco sim, pois trocou a benção de uma vida inteira por um mísero prato de lentilhas.

Mas não podemos dizer que Jacó foi desonesto, trapaceiro, enganador. 

Quanto à tomar a benção do pai Isaque, duas considerações em defesa de Jacó: 1 – A ideia não foi dele, mas da mãe. Jacó era obediente e contava com a simpatia da mãe por isso (Gn 27). 

2 – Esaú já não tinha mais direito à benção, pois esta estava relacionada à primogenitura, a qual ele já havia vendido. É possível que ele tenha levado na brincadeiro o que Jacó levou à sério.

Não podemos brincar com coisas fundamentais para nossa vida. Devemos levar à sério o chamado e as oportunidades que Deus nos dá. 

O Segredo da Prosperidade de Jacó.

Porém, não é preciso buscar o significado do nome para defender que Jacó não era um enganador e nem tampouco, trapaceiro. Ele também não era um expert. Ele não venceu por sua expertise.

Honestidade Inquestionável no Lar

Jacó venceu porque era trabalhador diligente, honesto nos contratos e crente em Deus. Como podemos provar isto na Bíblia? 

Veja que Jacó não era enganador, mas, enganado. Ele foi enganado pelo sogro. Trabalhou 7 anos por Raquel, mas o sogro lhe entregou Lia (Gn 29.15-30). 

Depois trabalhou mais 7 anos para ter Raquel. 14 anos só para ter a mulher que queria e amava. Ainda assim, conviveu com Lia, apesar dos pesares de uma relação indesejada (Gn 29.15-30).

Jacó, em conversa com suas esposas, reclamou do quanto fora enganado pelo sogro. Elas concordaram. Veja a conversa:

O Deus de meu pai tem estado comigo;

E vós mesmas sabeis que com todo o meu esforço tenho servido a vosso pai;

Mas vosso pai me enganou e mudou o salário dez vezes; porém Deus não lhe permitiu que me fizesse mal.

Quando ele dizia assim: Os salpicados serão o teu salário; então todos os rebanhos davam salpicados. E quando ele dizia assim: Os listrados serão o teu salário, então todos os rebanhos davam listrados.

Assim Deus tirou o gado de vosso pai, e deu-o a mim.

E sucedeu que, ao tempo em que o rebanho concebia, eu levantei os meus olhos e vi em sonhos, e eis que os bodes, que cobriam as ovelhas, eram listrados, salpicados e malhados.

E disse-me o anjo de Deus em sonhos: Jacó! E eu disse: Eis-me aqui.

E disse ele: Levanta agora os teus olhos e vê todos os bodes que cobrem o rebanho, que são listrados, salpicados e malhados; porque tenho visto tudo o que Labão te fez.

Eu sou o Deus de Betel, onde tens ungido uma coluna, onde me fizeste um voto; levanta-te agora, sai-te desta terra e torna-te à terra da tua parentela.

Então responderam Raquel e Lia e disseram-lhe: Há ainda para nós parte ou herança na casa de nosso pai?

Não nos considera ele como estranhas? Pois vendeu-nos, e comeu de todo o nosso dinheiro.

Porque toda a riqueza, que Deus tirou de nosso pai, é nossa e de nossos filhos; agora, pois, faze tudo o que Deus te mandou (Gênesis 31:5-16).

Honestidade Inquestionável pelo Patrão.

Enquanto fugia do sogro, sendo alcançado, veja a resposta de Jacó em sua defesa:

Então irou-se Jacó e contendeu com Labão; e respondeu Jacó, e disse a Labão: Qual é a minha transgressão? Qual é o meu pecado, que tão furiosamente me tens perseguido?

Havendo apalpado todos os meus móveis, que achaste de todos os móveis de tua casa? Põe-no aqui diante dos meus irmãos e de teus irmãos; e que julguem entre nós ambos.

Estes vinte anos eu estive contigo; as tuas ovelhas e as tuas cabras nunca abortaram, e não comi os carneiros do teu rebanho.

Não te trouxe eu o despedaçado; eu o pagava; o furtado de dia e o furtado de noite da minha mão o requerias.

Estava eu assim: De dia me consumia o calor, e de noite a geada; e o meu sono fugiu dos meus olhos.

Tenho estado agora vinte anos na tua casa; catorze anos te servi por tuas duas filhas, e seis anos por teu rebanho; mas o meu salário tens mudado dez vezes.

Se o Deus de meu pai, o Deus de Abraão e o temor de Isaque não fora comigo, por certo me despedirias agora vazio. Deus atendeu à minha aflição, e ao trabalho das minhas mãos, e repreendeu-te ontem à noite. (Gênesis 31:36-42).

O Segredo da Prosperidade que Transformou Jacó em Israel.

Ou seja, olhando a história de Jacó, eu descubro que ele era o superman dos tempos antigos. Ele pastoreava o rebanho de dia e o vigiava de noite. Durante o dia o calor lhe cozinhava o cérebro. Durante à noite, o frio congelava tudo.

Quem trabalha exposto ao sol e num clima de deserto pode avaliar muito bem o desgaste que o homem sofreu.

Além disso, ele tinha de dar conta de duas esposas que competiam para estar com ele todas as noites.

A Bíblia não diz, mas acho que quando ele chegava a casa, sua prole lhe pulava nas costas querendo brincar.

O Segredo da Prosperidade de Jacó?

Não. Jacó não era um enganador. Jacó era extremamente responsável e diligente em sua missão. Um homem que levava Deus a sério. 

Mas este foi apenas um dos motivos que o levou a prosperar. O maior segredo do sucesso da prosperidade de Jacó foi: Deus. Deus o escolheu para prosperar. 

Por outro lado, Jacó correspondeu ao chamado de Deus com a fé obediente aos princípios que recebera da história de seu avô Abraão, e de seu Pai Isaque. 

Abrindo um espaço aqui importante para a formação de Jacó, Abraão ainda vivia quando Isaque se casou e quando Esaú e Jacó nasceram, 20 anos depois do casamento de Isaque. Veja: 

Principais Acontecimentos da Vida de Isaque Até A Morte de Abraão.

Nascimento de IsaqueAbraão tinha 100 anos (Gn 21.5).
Casamento de IsaqueAbraão tinha 140 anos (Gn 25.20), pois Isaque se casou aos 40 anos (100 + 40 = 140).
Isaque gerou Esaú e Jacó Abraão tinha 160 quando Esaú e Jacó nasceram (Gn 25.20 – 26), 20 anos após casamento de Isaque, pois Raquel era estéril. Os filhos foram resposta de oração insistente de Isaque (140 + 20 = 160).
Os filhos de Isaque eram adolescentes de 14 ou 15 anos quando Abraão morreu. Abraão viveu 175 anos (Gn 25.7), 175 – 160 = 15.

Portanto, Jacó e Esaú devem ter escutado as histórias das experiências com Deus contadas pelos próprios lábios de Abraão durante, pelo menos, 13 ou 14 anos.

O Segredo da Prosperidade de Israel, O Jacó foi trabalho árduo, honesto, brutal, sob injustiça por parte do sogro. 

Até que se tornasse o vitorioso Israel, ele teve de lutar com honras de príncipe, com Deus e com os homens, e prevaleceu (Gn 32.28). 

Use a mesma estratégia e serás próspero(a).

As lutas de Jacó foram tão intensas que ele avaliou seus dias, em relação aos de seus pais, como sendo “poucos e maus” (Gn 47.9).

Concluindo, a receita para o sucesso e prosperidade em 2020 e para vida toda é trabalho árduo, honesto, diligente e confiante em Deus. 

Feliz 2020 para todos!

Pr Odivan Velasco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.