De Que Depende A Salvação do Pecador?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Algumas coisas são necessárias à salvação do pecador. De Que Depende A Salvação do Pecador? A igreja quer a salvação do pecador? Deus quer salvar o pecador? Imagem de Gerd Altmann por Pixabay.

Usando como base o texto de 1 Corintios 15.1-2 procurarei responder a estas perguntas. Eis o texto:

Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis. Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão (1 Coríntios 15:1,2).

Então, De Que Depende A Salvação do Pecador?

Está claro que Deus quer salvar a humanidade, pois sua “graça se manifestou salvadora a todos os homens” (Tt 2.11), e está escrito que “Deus quer que todos sejam salvos e venham ao conhecimento da verdade” (1 Tm 2.4). Entendemos, então, que Deus não é obstáculo à salvação do pecador, pelo contrário, é o Salvador.

Assim sendo, De Que Depende A Salvação do Pecador? Vamos a algumas considerações extraídas do texto de 1 Co 15.1,2.

1 – A Salvação do Pecador Depende de Alguém que Pregue.

Disse o Apóstolo Paulo, “anunciei” (v.1) ou “tenho anunciado”. 

Se não houver quem pregue, o pecador não conhecerá a verdade que liberta, não poderá crer. Isto nos lembra Romanos 10:14,15 que diz: “Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: ‘Como são belos os pés dos que anunciam boas novas!’ “

Paulo cumpriu bem sua missão de pregar o Evangelho de Cristo. Ele anunciou com toda sua força a todos quanto pode em sua geração. Agora a responsabilidade é nossa. A igreja tem a missão de continuar a obra da evangelização não só de sua vizinhança, mas de todos os povos da terra. Jesus ordenou isso:”Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra” (Atos 1:8). Temos cumprido nossa missão? Você tem anunciado o Evangelho?

Nós devemos ser como aqueles quatro leprosos de 2 Reis 7.9. A cidade de Samaria estava cercada pelo exército sírio. Havia intensa fome dentro da cidade. Muitos estavam morrendo famintos. Estavam comendo os próprios filhos para sobreviver.

Os leprosos estavam fora da cidade, pois por causa da doença era-lhes proibido entrar na cidade. Eles então pensaram: O que estamos fazendo aqui? Vamos ao arraial dos sírios. Se nos deixarem viver viveremos, se não morreremos. Estamos morrendo mesmo.

Enquanto eles iam ao arraial dos sírios, o Senhor fez estes ouvir um ruído como um grande exército. Eles pensaram que os israelitas tinham alugado outros exércitos para enfrentá-los e, então, fugiram deixando tudo o que tinham. Os quatro leprosos entraram, comeram à vontade. “Então disseram uns aos outros: Não fazemos bem; este dia é dia de boas novas, e nós nos calamos. Se esperarmos até a luz da manhã, algum castigo nos sobrevirá; vamos, pois, agora e o anunciemos à casa do rei” (2 Reis 7:9).

Eles não ficaram magoados porque não eram aceitos em sua cidade. Eles não ficaram revoltados com Deus por causa da doença. Eles se colocaram na posição de quem tinham a mensagem de salvação e salvaram a cidade. Através deles o povo soube onde havia alimento em abundância como providência de Deus.

Nós sofremos com a lepra do pecado, mas já encontramos a cura. Agora devemos proclamar aos outros que Jesus é a cura, a salvação. Nós fomos alcançados e já nos alimentamos do pão do céu e da água da vida. Agora temos de anunciar aos outros.

A segunda resposta à pergunta De Que Depende A Salvação do Pecador?

2 – Aceitação por parte do pecador. O receptor da mensagem precisa aceitá-la.

Paulo disse aos coríntios a respeito da mensagem do Evangelho: “recebestes” (v.1).

Nossa missão é pregar com amor a mensagem santa. A responsabilidade de responder é do pecador. Se ele resistir à mensagem não resistirá a nós, mas ao Espírito Santo.

Veja o que diz Romanos 10:8-10: “Mas que diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé, que pregamos.Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação”.

Entregamos a mensagem de fé. Agora o ouvinte  precisa confessar a Jesu como com seus próprios lábios e crer de todo coração. Então, ele será salvo. Encontrará a cura para o pecado.

Se o pecador não crer, como diz o ditado: “Quem em Deus não confia, desconfia”. Então não pode ser salvo.

O mesmo podemos dizer: “Quem a Deus não obedece, desobedece”. Então terá de arcar com a responsabilidade de sua incredulidade e desobediência (2 Ts 1.5-10).

Diz o texto:“recebestes”. Os membros da igreja de Corinto recebeu. E você? Recebe também hoje a Cristo em seu coração.

A terceira Resposta para a pergunta: De Que Depende A Salvação do Pecador? 

3 – De Perseverança no Evangelho. Diz o verso 2: “se retiverdes a palavra…

Reter significa guardar. A salvação começa com o ouvir a mensagem do Evangelho. Prossegue com a decisão sincera de atender ao chamado do Evangelho para viver a fé em Cristo. Em seguida essa decisão continua se mostrando sincera através da perseverança. Sem perseverança na fé não há salvação. 

Um exemplo bíblico diz o Apóstolo Paulo em Atos 14.22: “confirmando as almas dos discípulos, exortando-os a perseverarem na fé, dizendo que por muitas tribulações nos é necessário entrar no reino de Deus”.

Em Mateus 13:45,46 diz: “Outrossim, o reino dos céus é semelhante a um negociante que buscava boas pérolas;e encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e a comprou”.

O seguidor do Evangelho de Cristo é como o comerciante de pérolas que achou a sua pérolas de alto preço. Ele se desfaz de tudo para não perdê-la.

Agora você sabe De Que Depende A Salvação do Pecador. Você sabe o remédio para o seu pecador. Não faça com aquelas pessoas que consultam o médico. Este lhe receita e lhe dá o remédio. Mas você não o toma. Você merece ser curado? Merece a salvação?

Saber mais

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.