Os Intocáveis Abrão e Sara, Eleitos de Deus

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Mais um episódio intrigante do Pai da fé, Abraão. Ele mais uma vez leva Sara a dizer uma meia-verdade sobre o relacionamento deles. Mandou-a dizer que eles eram irmãos. Isto ele fez com medo de ser morto por alguém que quisesse tomá-la como mulher. Sara era mulher linda (Gn 12,11). Nos dois episódios ela não foi tocada porque Deus interveio. Abraão e Sara Foram Os Intocáveis Eleitos de Deus (Estudo baseado em Genesis 20.1-18).

Entretanto, este episódio nos ensina:

1 – O casamento sempre foi uma aliança sagrada, mesmo antes da Lei de Moisés com mandamentos específicos (Ex 20.14,17). Impressiona-nos que uma nação pagã como Canaã já reverenciava tal princípio.

2–Abimeleque foi mais crente do que o pai da fé neste caso. Ele agiu em obediência e reverência (temor) a Deus. Tanto é que Deus interveio para livrá-lo de cometer tal pecado, como diz o texto, “contra mim” (v.6). Os pecados são, antes de tudo e de todos, uma ofensa a Deus. Além disso, Deus vela pelas alianças. Por isso, não devemos fazer qualquer tipo de alianças sem consultar a Deus. “Não farás aliança alguma com eles, ou com os seus deuses(Ex 23,32).

3–O episódio revela a imperfeição de Abraão. Claro, a pessoa é escolhida pela graça de Deus e não porque ela seja perfeita.

4-Além dessa lição, o episódio nos ensina também que as Escrituras não escondem os erros de seus mais importantes personagens. Isto comprova que ela não foi feita para enganar. Caso contrário, ela trataria de contar uma história certinha sobre o pai da fé dos crentes.

5–Mais o que julgo mais importante é que, como eleitos de Deus, Abraão e Sara eram santos. Isto é, separados para um propósito de Deus, o maior de toda a história: Deles Deus traria o Messias (Cristo), o Salvador. Por isso eles eram os intocáveis. É significante que a contaminação de Sara aconteceria as vésperas dela se tornar a mãe do prometido Isaque.

A essa altura ele tinha perto dos 90 anos. A pergunta é: Pode um rei se apaixonar por uma coroa de 90 anos? Broadman comenta que “Muitas vezes os reis colecionavam esposas de todas as sortes e idades por causa de uma variedade de razões pessoais e políticas”. Eu fico com declaração de Abraão em Gênesis 12.11 e dos príncipes de Faraó em Gênesis 12.14,15. Sara era linda. Esta foi a real razão de Abimeleque tê-la desejado.

6 – Abraão procurava autoproteger-se apesar da garantia que Deus lhe dera em Gn 12.3: “E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra(Gênesis 12:3 ). Nós sempre gostamos de ter um plano B.

7–Advertências para hoje. Muitas pessoas acham que porque os personagens aprovados por Deus pecaram, elas também têm licença para pecar. Mas veja: 1º-você não é Abraão e nem Salomão ou Davi. Ou seja, não somos reis; 2º-O personagem central e modelo de nossa fé é Jesus, o Cristo – “E saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho; a ele ouvi(Lc 9.35); 3º Ninguem que pecou escapou das consequências do pecado. Neste caso específico, Abraão, o pai da fé foi repreendido por um rei pagão (v.9).

A seguir, Abimeleque indenizou a Abraão pelo agravo à sua irmã e esposa (14), e também a Sara, pelos danos morais (v16). Mostrou-se um homem piedoso e cumpridor da Lei. E esta era a razão porque Deus ainda não tinha destruído Canaã: “E a quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia(Gênesis 15:16). Ou seja, havia gente igual a Abimeleque em Canaã.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.