GUERRA À VISTA PARA CONQUISTA DE CANAÃ

Tempo de leitura: 4 minutos

GUERRA À VISTA PARA CONQUISTA DE CANAÃ. Josué prepara o povo para a conquistar a terra prometida conforme as ordens de Deus. O que fazer para vencer?

Guerras e rumores de guerras sempre existiram no mundo desde que Adão pecou. Isto é inevitável muitas vezes. O próprio Deus orientou a Josué sobre o que ele deveria fazer para vencer os cananeus e possuir a terra prometida.

GUERRA À VISTA AGORA NO MUNDO

Atualmente, muitos conflitos no mundo como a guerra da Ucrânia e Rússia, Hamas e Israel, a Venezuela pretende anexar território da Guiana. Esses são alguns exemplos de guerras atualmente.

Estes exemplos comprovam desarmonia entre os povos. Isto acontece porque os seres humanos perderam a conexão uns com os outros e também com Deus, por causa do pecado de Adão.

O mundo sempre estará em guerra. As pessoas sempre terão desafios a enfrentar. Isto não é diferente para os cristãos.

Porém, veja adiante que os crentes em Cristo têm desafios a vencer para além deste mundo; eles têm outras guerras.

GUERRA À VISTA PARA CONQUISTA DE CANAÃ – PREPARATIVOS

Embora a terra de Canaã fosse considerada o descanso para Israel, o fato é que nunca houve paz e, consequentemente, nunca realmente descansaram (Josué 1.15), mas sempre estiveram, como ainda hoje estão em guerra.

Talvez por isso mesmo que Hebreus 4:9 diz: “Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus.” Ou seja, a peregrinação continua e o desafio da conquista ainda é real no sentido espiritual.

Em Josué 1.10-18, registra os preparativos para a conquista da terra prometida, Canaã. Já escrevi um artigo sobre a primeira parte do capítulo, em que Deus orienta, instrui e encoraja Josué a liderar o povo ruma à conquista. Veja aqui.

Então, como preparação, Josué chamou os principais do povo, que eram os seus auxiliares. Talvez estes auxiliares tenham sido assim designados conforme o conselho de Jetro, sogro de Moisés (Ex 18). Eles tinham força de adjuntos de um juiz, como oficiais de justiça, por exemplo.

O que era importante nos preparativos para a guerra? Certamente não podiam esquecer a Lei do Senhor. Deus havia mandado Josué meditar nela dia e noite (1.8).

Meditar tem o sentido de ruminar ou explorar as orientações da Palavra de Deus afim de tirar dela maior proveito.

Outras coisa que não poderiam esquecer é da presença de Deus com eles (1.5,9). Claro que isto estava condicionado à obediência.

Mas também, tinham de trazer à memória acordos anteriores, pois uma parte do povo já tinham conquistado suas terras antes do Jordão, mas a maior parte ainda não. Os que já tinha conquistado eram os descendentes de Rubens, de Gade e Manassés (1.12).

Então, precisavam lembrar que a orientação de Moisés, que foi o acordo entre eles, que quando as demais tribos estivessem para avançar na conquista, os que já tinham conquistado ajudassem aos demais (1.11-15).

Nota-se, então, que as guerras não eram individualizadas, mas de todo o povo, como um só. Não seriam doze nações dos descendentes de Israel, mas uma só.

GIGANTES VENCIDOS

Nas terras conquistadas pelas tribos dos rubenitas, gaditas e pela meia tribo de Manasses eram habitadas pelos gigantes, povo de Ogue de Basã (Dt 3.23).

A cama de Ogue, rei de Basã, media 9 côvados de comprimento e 4 côvados de largura, aproximadamente 4 metros por 1,80.

GUERRA À VISTA PARA CONQUISTA DE CANAÃ – HORA DE AVANÇAR

Assim, acertados os compromissos, o que precisavam para prosseguir? Josué orientou: “Provede-vos de comida, porque dentro de três dias passarei este Jordão” (1.11).

Três dias de preparação para a guerra da conquista é um tempo curto, mas eles tinham pressa. Deus tinha lhes dado ordens para avançar.

Então note que, a terra prometida é benção de Deus, mas é preciso conquistá-la seguindo princípios, leis e trabalho diligente.

Além disso, os líderes do povo reconheceram a liderança de Josué, embora mencionado que a presença de Deus precisa ser com ele tal como foi com Moisés.

Assim sendo, todos os rebeldes seriam punidos com a perda da vida.

Então eles também encorajaram a Josué a prosseguir na conquista.

A GUERRA CRISTÃ HOJE

Qual é a guerra cristã hoje? Certo que é que o cristão não tem de conquistar o mundo pela força ou violência, mas pelo amor de Cristo e pela pregação do Evangelho.

Assim, a nossa Canaã não terrestre, muito embora podemos conquistar muito aqui também. Isso corresponde mais ou menos ao que Jesus disse: “Que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna” (Marcos 10:30).

Mas a nossa Canaã agora é celestial, o descanso é Jesus, nosso líder na conquista nessa peregrinação de fé.

Entretanto, continuamos precisando sermos diligentes na obediência ao Senhor e na fé em sua presença conosco.

Leia também:

Quanto Tempo as Águas do Dilúvio Duraram Sobre a Terra

Fazei Isto em memória de Mim, O que Significa?

Inscreva-se em Link Bíblia no You Tube. Clique Aqui.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.