MENSAGEM DE JESUS À SUA IGREJA

Tempo de leitura: 6 minutos

MENSAGEM DE JESUS na quarta carta às sete igrejas da Ásia no Apocalipse. O ensino do Mestre revela que sua escola de formação discípulos continua ativa.

O texto bíblico é Apocalipse 2.18 a 29, Carta à Igreja de Tiatira. Esta é, portanto, a carta mais longa das sete. Isto significa que Jesus tinha mais ensinos para ela.

Vejamos as características do Mestre e dos discípulos na igreja de Tiatira, e também, procuremos as lições que devemos aplicar a nós, discípulos hoje.

A mensagem de Jesus ensina que Ele é onisciente e onipotente. Isso está na declaração: “Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo e os pés semelhantes a latão reluzente”.

Sobre a cidade de Tiatira, veja: Clique Aqui.

Imagem de Jan Vašek por Pixabay

A declaração acima diz que Jesus é de natureza divina, ou seja, Filho de Deus. Só isso já é suficiente para entendermos seu poder ilimitado e conhecimento profundo de todas as coisas.

Mas além disso, ele é mais específico e diz que tem “olhos como chama de fogo”. Isto quer dizer que tem poder de penetrante, e revela seu poder de conhecer profundamente todos as coisas (Note que esta declaração consta da revelação de Jesus a João em 1.14,15).

Falando em coisas profundas, havia crentes em Tiatira que gostavam de conhecer supostas coisas profundas. A alusão a “profundidades de Satanás” revela seitas que se insinuavam de conhecimento profundo, mas eram de Satanás. Fingiam ser da luz, mas eram trevas (2 Co 11.14).

Há muitas assim nos dias de hoje também. Seitas e pessoas cujo evangelho puro e cristalino das Escrituras não é suficiente. Então, acrescentam supostas doutrinas e ensinos com sutilezas de palavras e conceitos sorrateiramente pervertedores com pinta de conhecimento sobrenatural.

Porém, Jesus se revela como o verdadeiro Professor dos alunos, Mestre dos discípulos e Sumo Pastor das ovelhas (Igreja).

Assim, Ele conhece todas as coisas profundamente, com seus olhos penetrantes. Então, Ele declara também: “Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança, e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras”.

Notamos, então, que Jesus gastou mais tempo descrevendo pormenorizadamente o conhecimento dele a respeito da igreja. Ele tem elogios para ela. Será que nossas igrejas são elogiadas por Jesus?

Ele a conhecia profundamente. Sabia das virtudes e das fraquezas. Avaliou as obras, aprovou algumas, e reprovou outras. Mas, tem também admoestações como veremos a seguir.

Ademais, como em todas as cartas, Ele ensina como e o que fazer para a restauração. Ele foi para o céu, mas continua pastoreando suas igrejas, sobretudo, chamando ao arrependimento.

Além disso, o seu Reino é eterno. Os pés de bronze polido significa durabilidade, firmeza e incorruptibilidade (18).

Em Daniel 2 o sonho do rei era uma estátua, cujas partes eram de metais preciosos, mas os pés eram de ferro e barro, que não se misturam, e seria quebrado, destruindo toda estátua.

Tal estátua simbolizava reinos humanos que se levantariam, mas que seriam destruídos ao longo do tempo e da história.

Porém, Deus levantaria um reino eterno que não seria jamais destruído. Pelo contrário, este “esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre” (Daniel 2:44).

Jesus é o Rei desse reino eterno caracterizado pelos pés de bronze. A promessa dos versos 26 e 27 está relacionada com seu reino eterno.

NOTA DE DESAGRADO E AMEAÇAS (20-23).

O Senhor diz: “tenho, porém, contra ti o tolerares essa mulher Jezabel, que a si mesma se declara profetiza, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos”.

Note que, a igreja é criticada pelo Senhor não por praticar, mas por tolerar os ensinos de uma falsa profetiza. E quantas falsas profetizas há toleradas pelas igrejas nos dias de hoje. Muitas tem status de crenças supersticiosas e de culto a demônios.

Jezabel era mulher fenícia que se casou com o rei Acabe, de Israel. Ela introduziu fortemente em Israel o culto a Baal e à sua esposa, Aserá, deuses da fertilidade da terra e dos animais. Um absurdo combatido veementemente pelo profeta Elias (1 Rs. 17-22).

Então, aqui em Apocalipse, Jezabel é símbolo de idolatria e prostituição espiritual tolerado pela igreja de Tiatira, porém, rejeitado e combatido pelo Senhor das Igrejas.

Ensinos além das Escrituras e carregados de esoterismo, superstições e idolatria não podem ser tolerados por uma verdadeira igreja de Jesus Cristo. Como disse sobre a Carta à Igreja de Pérgamo, a igreja só tem um doutrinador que Cristo, e só tem uma doutrina, a de Cristo.

Agora, observe que Jesus diz que, se não houvesse arrependimento (21), Ele tomaria providências drásticas. Quais são?

1 Ele a prostraria numa cama (22). Uma enfermidade que causa paralisação.

2 Ele poria em grande tribulação os que com ela adulteram

3 Mataria os filhos dela (23).

Observe os verbos na primeira pessoa. É Jesus Cristo quem diz. Ele é o agente. Muitas vezes pensamos que por Jesus ser amor tolera tudo. Mas a palavra diz que Deus nos repreende como pai ao filho a quem quer bem (Hb 12.8).

O zelo que Jesus por sua igreja é tal que não permitirá que ela se corrompa e se perca sem correção. Ele a disciplinará custe o que custar. Ele fará o que for preciso “para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível” (Efésios 5:27).

Os fiéis, entretanto, serão polpados (24), se se conservarem firmes até o dia final (25).

Há, também, promessas para os fiéis (26,27). Estes receberam autoridade sobre as nações, e as regerá com cetro de ferro (27; Mt 19.28; 1 Co 6.3; 1 Jo 3.23).

Quanto a isso, cabe-nos uma pergunta: Quando isso acontecerá? Creio que será no milênio com Cristo (Ap 20).

O verso 29 conclui com a exortação e chamado geral para todas as igrejas. É bom que ouçamos os Espírito Santo enquanto há tempo.

Finalmente, as lições que ficam são:

1 O Nosso Senhor é o Filho de Deus que vive para todo sempre. Ele é Deus onipotente, onisciente e poderoso.

2 Jesus continua pastoreando suas igrejas (notem o plural no verso 29. Ele reconhece cada igreja local como seu povo, e tem exortações e conselhos para que elas sejam vitoriosas.

3 Jesus não tolera e nem admite quem tolere pecados de ensinos heréticos. A Jesus Cristo é o doutrinador da igreja dele. A igreja não tem outra doutrina (Rm 1.32).

Inscreva-se em Link Bíblia no You Tube. Clique Aqui.

Se você gosta de conhecer o Cerrado Brasileiro. Siga meu blog. https://sucessovital.com.br

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.