Riso Para Os Eleitos de Deus na Última Hora

Tempo de leitura: 4 minutos

Riso Para Os Eleitos de Deus vem tempos de impossibilidades humans. Veja o que aconteceu com este casal.

Riso Para Os Eleitos de Deus, Abrão e Sara

Este capítulo 21 aborda três assuntos: 1-O nascimento de Isaque ou Riso (1-7); 2-A dispensa de Agar e Ismael (8-21); Abraão faz aliança com Abimeleque (22-34). Publicarei separadamente estes assuntos. Hoje, Riso Para Os Eleitos de Deus na Última Hora trata do nascimento de Isaque.

Sobre o nascimento de Isaque já publiquei “Iavé Traz Riso Para Os Seus” em Sucesso Vital, com respeito à promessa de Deus no capítulo 18.

O encanto desse trecho é a alegria do casal eleito, tanto quanto a emoção pelo surpreendente cumprimento da promessa de Deus. Como já abordado em outro artigo, Abraão e Sara foram alvos do stund up de Deus. Isaque quer dizer “riso” (Gn 17.17; 18.12).

Eles acharam isso impossível por causa da idade. Ela tinha 90 anos. Abraão, 100. Por causa do riso deles, Deus disse que o nome do bebê seria Isaque, que quer dizer riso. Excelente desfecho cômico com o drama da vida real de Abraão e Sara. Agora, ele poderia se tornar de fato Abraão. Isto é, Pai exaltado ou Pai de multidões. Talvez desse episódio tenha nascido o provérbio: “Quem ri por último, ri melhor”.

Visita que Traz Riso

Quero comentar brevemente sobre três pontos importantes do texto: 1-A fidelidade de Deus (1-2); 2-A circuncisão (4); 3-A alegria de Sara (5-7).

Deus é o Agente que proporciona a continuação da história. Ele é quem faz a promessa e quem a cumpre no tempo certo. A promessa de Deus manteve a história da humanidade e, em especial, do povo de Israel por todo o tempo narrado pelo Velho Testamento. O texto diz que Deus “visitou” a Sara (1); e “cumpriu o que lhe havia prometido” (2). A fidelidade e a capacidade de Deus manter e cumprir suas promessas são os destaques aqui. Se Deus não tivesse visitado a Sara e nunca tivesse prometido e cumprido suas promessas, a humanidade continuaria condenada eternamente no pecado. Lembre-se de que Deus escolheu Abraão para, a partir dele, abençoar todas as famílias da terra, inclusive eu e você (Gn 12.1-3).

A partir dessas promessas a Abraão, Deus ficou conhecido como Deus fiel. Isto seria evidenciado no concerto no Sinai. “O amor fiel no cumprimento absoluto do concerto com o povo escolhido” (Teologia do Velho Testamento, A. R. Crabtree) continuaria se evidenciando por toda a Bíblia. A fé cristã ancora-se na certeza de que Deus é fiel e poderoso para cumprir suas promessas.

Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu (Hb 10.23).

2-A Circuncisão do Riso

Circuncidar significa “cortar em roda” (J. D. Davis).

Isaque nasceu e no oitavo dia foi circuncidado na carne de seu prepúcio. Esta foi a marca do Pacto de Deus com Abraão que garantia que ele, Deus, cumpriria sua promessa. Sobre esse Pacto também já publiquei em Sucesso Vital. Veja aqui.

Sobre a circuncisão, observo ainda, que é um sinal íntimo, pessoal e no órgão reprodutor masculino, membro que seria ativo no o cumprimento da promessa. Israel não seria, inicialmente, muitos indivíduos, mas um só, que seria propriedade particular de Deus:

Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha” (Êxodo 19:5 ).

3 – Riso Para Os Eleitos de Deus, O Riso de Sara

Para Sara, o cumprimento da promessa de Deus teve um sabor especial. As mulheres que não tinham filhos eram consideradas amaldiçoadas. Elas viviam em vergonha perante a sociedade. Quando ela dá à luz a Isaque, aos 90 anos, exalta a Deus que lhe deu motivo de riso (Isaque significa riso). Cada vez que ela chamasse o nome de seu filho, lembrar-se-ia de quem lhe deu tal alegria.

De experiências como essa nasceria o conceito da fidelidade e bondade de Deus:

Faz com que a mulher estéril habite em casa, e seja alegre mãe de filhos. Louvai ao Senhor” (Sl 113.9).

De fatos como esse nasceu o conceito do Deus que transforma maldição em bênçãos, tristeza em alegria. Creia no Deus bíblico. Ele é real. Ele é fiel.

Veja também: Ensinos Cristãos

Referencias:

Biblia Sagrada

Teologia do Velho Testamento, A. R. Crabtree

Dicionário da Bíblia J. D. Davis

Comentário Broadman

Imagem: Pixabay

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.