Terra Nova e Vida Nova Para A Igreja de Jesus Cristo

Tempo de leitura: 7 minutos

Terra Nova e nova vida para a igreja de Jesus Cristo. Quem vai entrar? Como será? Advertências e considerações finais Apocalipse 22.

Ordens e Advertências Finais para A Terra Nova

Chegamos às advertências finais. Estas são semelhantes à introdução do Livro (1.1-3). A conclusão relembra, confirma e fortalece a veracidade do que está escrito. É profecia, e como tal, deve ser rigorosamente obedecida. Caso contrário, o infrator sofrerá os danos descritos nos versos 18,19:

Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;

E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.

Estas ameaças indicam a seriedade e a gravidade de desprezar a mensagem do Apocalipse como Palavra inspirada por Deus.

O Agente da Revelação

O Deus dos espíritos dos profetas é o Agente da revelação. Ele é quem envia o anjo para para confirmar o objetivo do Livro: “Mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer”. 

Espíritos dos profetas,” refere-se às faculdades dos profetas dotadas pelo Espírito Santo.

Isto dá um tom ainda mais grave às profecias do Apocalipse de João. O Livro é inspirado pelo Espírito Santo.

Por isso, e porque anuncia a mensagem da volta de Cristo, bem-aventurado aquele que guarda as palavras desta profecia (7).

Adoração Proibida

João revela que ao receber a revelação do anjo enviado para este fim, prostrou-se perante seus pés para adorá-lo.

O anjo o repreendeu e o ordenou adorar a Deus. O anjo revela a finalidade do ministério angelical: “Conservo teu e de teus irmãos, os profetas e dos que guardam as profecias deste livro”. 

Duas coisas como destaque:

1 – O Ministério e Função dos Anjos. Os anjos são ministros de Deus a favor dos santos, como está escrito:

“Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?” (Hebreus 1:14).

Desta forma os anjos são conservos. Isto é, servos juntos com os crentes no serviço de Deus.

2 – Proibida Adoração a Anjos. Aqui como em 19.10 o anjo recusa a adoração de João. Com isso fica claro pelo menos dois ensinos:

 a) O anjo era de Deus e não um falso mensageiro. Os falsos receberiam adoração que não lhes pertence. Os verdadeiros ensinam a adoração verdadeira.

 b) O anjo era um mensageiro de Deus e não, Deus ou Jesus. Ele estava investido de autoridade como mensageiro de Deus. Isto poderia confundir e talvez seja por isso que João tentou adoração aqui e em 19.10. O Anjo se identificou como conservo, repreendeu a João, e ensinou-lhe a adoração correta. 

3 – O Ministério de João. Há aqui o reconhecimento, igualdade e identidade entre o ministério de João com profetas do Antigo Testamento. 

Mais uma vez, as credenciais do escritor de Apocalipse são confirmadas. Ele é ministro de Deus, como em 1.1-9.

Assim como os anjos (mensageiros) são ministros de Deus a favor dos santos, João é ministro mensageiro de Deus a favor da Igreja.

O Tempo Está Próximo para A Terra Nova

O versículo 10 é dito para não selar as palavras por causa da brevidade dos tempos. Broadmam diz sobre isto: 

Os escritores apocalípticos freqüentemente selavam as suas obras até um futuro distante, quando elas seriam abertas (Dan. 8:26; 12:4,9). João recebeu ordens para não selar o seu livro, porque próximo está o tempo.

A ideia de brevidade dos tempos se fortalece unindo o versículo 10, “o tempo está próximo”, com o 12 e o 20: “Venho sem demora”. 

Isto quer dizer que Apocalipse termina com a mesma ideia de Atos 1.7,8:

Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.
Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra
.”

O versículo 11 não é um conselho, mas a resposta ao Evangelho. Em suma, cada um pode seguir o caminho que quiser, o injusto na injustiça, o imundo na imundícia. Mas também o justo na justiça e o santo na santidade. 

A igreja é o povo comprado, redimido para prestar serviço santo a Deus como reis e sacerdotes, como está em 1.5,6. Que a igreja continue seu ministério na expectativa da volta iminente de Cristo.

Galardão na Terra Nova

Além da ideia de brevidade de sua volta, Cristo promete galardão segundo as obras de cada um. 

Em 21.8 diz quem nem entra na glória eterna. Mas penso que mesmo os que entrarem terão suas obras julgadas imediatamente. Qual a base para isso?

Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?” (1 Pedro 4:17).

Em 1 Co 3.14-23, Paulo ensina sobre tal julgamento. Alguns perderão galardão por terem suas obras rejeitadas. Todavia serão salvos como que chamuscados  pelo fogo do juizo.

Identidades e Reveladas (13-17)

Quem é o Alfa e o Ômega?

O Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último (13) envolve ser também o meio. Do princípio ao fim, antes do tempo, dentro do tempo e depois do tempo, Deus é Deus. 

Não há distinção entre Deus e Jesus. Eles estão juntos do princípio ao fim (Gn 1.3,26; Jo 1.1; 10.30). 

Quem São Os Remidos que Entrarão na Terra Nova ?

Os remidos pelo sangue são bem-aventurados. Eles entrarão na cidade pelas portas como vencedores. A senha de entrada é terem sidos lavados e purificados no sangue do Cordeiro. Sem isto, ninguém entrará no céu, a terra nova dos santos (15).

Quem É o Escritor?

A identidade do Autor se confirma mais uma vez. O autor é Jesus, tendo como instrumento seu servo João (16). 

Quem É Jesus na História?

Jesus se identifica como Raiz de David e brilhante estrela da manhã (Is 11; Ap 3.7; 5.5). 

A estrela da manhã astronomicamente falando é, na verdade, o planeta Vênus que precede o nascer do sol. 

Curiosamente, a luz no Livro de Gênesis veio também antes da criação do sol. A luz foi criada no primeiro dia. O sol, no quarto dia (Gn 1.3, 14-19).

Jesus revela com isso que Ele é o cumprimento das promessas a Davi. Ressalta-se a fidelidade de Deus. Ele honra sua palavra.

O Ministério Presente

Antes do fim, o Espírito e a Noiva, isto é, a Igreja, se unem num coro evangelístico (17). Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas (Ap 2.11,17; 3.6,13).

As advertências Finais (18-20).

Broadmam diz o seguinte sobre estes versos:

Os escritores antigos salvaguardavam os seus livros colocando advertências ou maldições como apêndices, contra aqueles

que os adulterassem (Deut. 4:2; 12:32). Estas advertências aparecem freqüentemente nos Apócrifos e Pseudepígrafos. João não está-se dirigindo ao escriba, que inadvertidamente poderia cometer um erro, enquanto estivesse copiando o manuscrito. Ele está falando com todos os que ouvem a sua profecia. A sua advertência é como uma maldição.

Em hábil paralelo, aquele que acrescentar algo será afligido com as pragas do livro e aquele que tirar algo perderá a vida eterna, a árvore da vida.”

Esta advertência é significativa nos dias de hoje em que muitos acham que podem modificar o texto bíblico para que ele diga o que eles querem ouvir. 

Com essas advertências em mente, vem a saudação final:

A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém.” (Apocalipse 22:21).

Pr Odivan Velasco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.