PERSONAGEM | QUEM É O PERSONAGEM DA HISTÓRIA?

Tempo de leitura: 6 minutos

Personagem principal do texto de Marcos 10.46-52. Quem é o personagem da história? O que proporcionou a cura do cego de jerico?

Vamos Descobrir O Personagem no Texto

“E depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando... E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho” (Leia Marcos 10:46-52). Imagem de Gerd Altmann por Pixabay.

O Personagem Bartimeu é o Foco

Bartimeu é o cara, o foco. Os holofotes o seguem na busca da cura, como seguem o ator principal no palco de teatro.

O significado do Nome “Bartimeu”

Ele é o foco central. Todos sabem seu nome. Ele é Bartimeu, que é filho de Timeu, e que também significa: Filho de Timeu, algo como: Timeu Junior ou Timeu Filho. E qual o significado do nome Timeu? Timeu significa “Filho Estimado”.

Os pais davam os nomes aos filhos conforme aquilo que marcava suas histórias, seus dramas e esperanças.

O pai, o Sr Timeu tinha muita esperança depositada no filho, talvez seu único. Por isso, chamou-o de Bartimeu, meu Filho ou filho de Muito-Estimado.

O escritor Marcos o conhecia; conhecia sua família, sabe que este é o cego filho de Timeu.

Um Cego Admirável

O cego que ouve muito bem de modos que, ouvindo que Jesus de Nazaré passava, começou a clamar por misericórdia. E viu o que os judeus e muitos até hoje não conseguem ver: Que Jesus é o Filho de Davi, o prometido e ungido por Deus para salvar.

Este homem cego moveu-se por uma fé admirável. O autor do Evangelho revela admiração pela busca determinada de Bartimeu por Jesus. Sem dúvidas, ele é mesmo um personagem admirável.

O seu clamor incomoda, mas a multidão não é capaz de o calar. Ele é o cara em evidência. Os olhares se direcionam para ele, como no caso do tímido João.

João entrou com uma moça num restaurante no Setor Comercial Sul. Eu nunca esqueci seu nome e um episódio que aconteceu no restaurante naquele dia.

João entrou com uma moça. Gentilmente puxou a cadeira para ela sentar. Ela agradeceu num tom de voz que todos ouviram.

Logo de cara percebi que João era tímido e a moça nem imaginava o que era timidez. Daí em diante o foco estava sobre a mesa de João e a moça.

Ele estava visivelmente acanhado. Seu acanhamento chegou ao clímax quando a moça perguntou naquele tom de voz que dispensava microfones para falar num estádio de futebol:

Moça – João, você está querendo namorar comigo, não está?

Todos olharam para a mesa de João e sua companhia. Senti que João naquela hora desejava se desmoronar e se esconder debaixo da mesa.

João, sem graça, negou.

Os olhares naquele almoço recaíram naquele casal. Os holofotes estavam sobre eles.

Holofotes sobre Bartimeu

Os holofotes deste episódio que ocorre em Jericó recaem sobre Bartimeu, e seu encontro com Jesus é clímax.

Todas as pregações que já ouvi, e já preguei talvez algumas dezenas de vezes, enfocam as ações de Baritmeu. 

Ele clama como ninguém. Ele é cego, mas vê com os olhos da alma, a fé. Os olhos que fazem ver o impossível, o sobrenatural.

Todas as pregações destacam como Bartimeu lança de si sua capa, e vai quando Jesus o chama. A capa era seu abrigo do frio da noite ou do calor do dia. A capa era sua proteção e segurança. Ele larga tudo, porque Jesus, sua única esperança, o chama.

Quando Jesus pergunta: Que queres que eu te faça? Bartimei não titubeou, respondeu: Mestre, eu quero ver.

De todas as pregações sobre este texto a melhor que já ouvi é do falecido Pr Isaltino Gomes Coelho Filho. A ênfase está também sobre Bartimeu.

Não lembro o título, mas eram 3 pontos: 1 – Ele, Bartimeu, era cego, mas não surdo. Pode ouvir que era Jesus quem passava. 2 – Era cego, mas não mudo. Pode clamar a Jesus. 3 – Cego, mas não paralítico. Pode ir a Jesus.

Sim. Bartimeu é o cara. Um crente exemplar. Quase que ele rouba a cena de Jesus.

O Verdadeiro Personagem do Texto

Jesus é que, de fato, é o personagem central deste texto, e também de toda a Bíblia, e de toda história. Veja o porquê.

Os verbos mais importantes do texto sobre Jesus são “ir“, “sair” do verso 46 aplicados a Jesus e a seus discípulos. Porque, pensa, o que seria de Bartimeu, filho estimado de Timeu se Jesus nunca tivesse ido a Jericó. Certamente Bartimeu morreria cego fisicamente e na escuridão das trevas espirituais.

A esperança do Seu Timeu depositada em seu filho também estaria perdida. A família estaria perdida.

O texto começa com ele sentado mendigando à beira do caminho, e termina com ela são e seguindo a Jesus. Veja o versículo 52: “Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho”

Quais São As Lições Para Nós?

E o que seria de nós se Jesus nunca tivesse vindo ao mundo? Morreríamos nas trevas do pecado, sem ver a luz da vida eterna.

Porém, o movimento de Jesus do céu à terra como missionário, cura-nos da cegueira espiritual, liberta-nos das trevas, e mais, direciona-nos à luz eterna.

Jesus entrou e saiu de Jericó. Batimeu estava sentado à beira do caminho mendigando. Jesus saía de Jericó. Jesus estava indo embora de Jericó. Aquela era a última e única esperança para o famoso e notável cego crente. Então ele não desperdiçou sua única esperança.

Esta é a grande lição do texto para hoje: Quantas vezes Jesus tem passado por nossas ruas, batido à nossa porta, entrado em nossas casas e em nossas igrejas e nós nem percebemos. Temos olhos, mas não vemos. Temos ouvidos, mas não ouvimos.

Os sermões são pregados e fingimos que ouvimos. Os textos são lidos, entendemos as lições, mas não as aplicamos.

Pensamos que vemos, mas somos cegos.

Jesus nos manda ir. Nós entendemos claramente, mas já ouvi alguém debochar: “Eis-me aqui. Envia a outro“.

Jesus vai às pessoas hoje através de seu corpo, a igreja. O corpo deve seguir o cabeça. Se nós não formos, Cristo não irá às pessoas. Elas morreram nas trevas, e a culpa será nossa (Ex 33).

A atitude de Jesus em vir a nós deve nos inspirar a ir ao mundo como Ele nos ordenou (Mt 28.19-20).

Igualmente, a atitude de Bartimeu deve nos mover com fé determinada, com clamores por misericórdia e graça. Deve nos mover para Jesus e para as pessoas em nome de Jesus.

Amém.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.