ESTUDO BÍBLICO DA EPÍSTOLA AOS ROMANOS

Tempo de leitura: 4 minutos

ESTUDO BÍBLICO DA EPÍSTOLA AOS ROMANOS uma breve introdução resumida com fins ao estudo deste importantíssimo tratado teológico. Vamos lá.

ESTUDO BÍBLICO DA EPÍSTOLA AOS ROMANOS – O APÓSTOLO PAULO.

Comecemos pela pessoa de Paulo. Quem foi Paulo? Leia Rm 1.1-7

Paulo ou Saulo nasceu em Tarso, cidade da Cilícia. A Cilícia era uma província da Ásia Menor, anteriormente, parte do reino da Síria. Mas não se sabe com certeza como sua família foi parar em Tarso. Veja as referências bíblicas: At 9.11; 21.39; 22.3.

Qual o significado do nome? O nome é derivado do latim Paulus.  Em grego é Paulo. Significa: pequeno.

Paulo era judeu da tribo de Benjamim (Fp 3.5). Seguiu à risca os preceitos do judaísmo. O nome judaico era Saulo, Shaul, no grego (Dicionário J. D. Davis).

Este Saulo foi educado por Gamaliel. Gamaliel foi um fariseu, membro do sinédrio. Ele tinha grande influência entre os líderes religiosos (At 5.34-40).

É importante termos em mente o que era um: fariseu. Fariseu quer dizer separado. Assim sendo, o fariseu era uma das seitas ou partidos separatistas do judaísmo. Mais informações adiante.

Israelita, Judeu e Judaísmo

Como é importante dentro do ESTUDO BÍBLICO DA EPÍSTOLA AOS ROMANOS, eu apresento aqui um resumo do que era o judaísmo e sua origem.

Os termos israelita e judeu se confundem, e parecem que querem dizer a mesma coisa, mas não é assim.

Veja! Israelitas são os descendentes dos Patriarcas: Abraão, Isaque e Jacó. Este último teve seu nome mudado de Jacó para Israel (Veja Aqui). Daí, israelitas.

Já o termo judeu surgiu muito tempo depois dos Patriarcas.

Para se ter uma ideia, segue este resumo:

  • Os Patriarcas eram nômades, sem terra.
  • Os descendentes deles foram para o Egito onde viveram 400 anos (Ex 12.40; At 7.6), mais ou menos, sendo grande parte desse tempo como escravos. 
  • Deus libertou-os,  e os fez seu povo, e lhes deu a terra de Canaã. 
  • Por causa de rebeldias e pecados deles e de seus líderes, a nação de Israel se dividiu depois da morte de Salomão: Reino do Norte (Israel) e Reino do Sul (Judá).
  • Israel ficou com 10 tribos. Judá ficou com duas tribos: A tribo de Judá e de Benjamim.
  • O reino do Norte, Israel, por tantos pecados, principalmente o da idolatria, Deus o entregou aos Assírios (2 Rs. 18.9-12; 722 a.C.).
  • O cativeiro assírio os aniquilou. Israel desapareceu da história como Reino. O que sobrou do povo descendente de Israel foi Judá, Reino do Sul.
  • O Reino do Sul não demorou muito para seguir o mesmo destino. A queda de Judá começou em 605 a.C. e terminou em 597 a. C. (Jr 25.1; 36.9; 46.2; 2Rs 24; 25.1; Jr 32.1; 2 Cr 36.10,16). 
  • Os babilônios levaram Judá cativo. O cativeiro babilônico durou 70 anos, como profetizado (2 Cr 36,21; Dn. 9.2).

Finalmente chegamos ao nascimento do termo judeu. Neste período de setenta anos no cativeiro babilônico e posterior, o termo judeu passou a designar o povo de Deus. 

O nome deve-se a dois motivos, primeiro por ter sido o nome do Reino de Judá. Segundo porque neste período surgiu a religião deles, o judaísmo.

Sinagogas, Escribas e Fariseus

Sem a terra natal, sem o templo de Jerusalém, no país da escravidão, surgiram as sinagogas

Nas sinagogas, peritos como os escribas ensinavam a Lei. Os escribas inicialmente eram aqueles encarregados de fazerem cópias da Lei. Eles faziam e guardavam essas cópias a fim de preservá-las. Eles também as liam, e as ensinavam, como fez Esdras (Ne 8).

No Novo Testamento, o termo se refere a peritos na interpretação e aplicação da Lei (Lc 7.30).

É comum eles aparecerem associados aos fariseus (Mt 2.19; 23.2; Lc 5.30; Jo 8.30). 

Os fariseus eram um partido religioso separatista. Não sabemos o momento exato de seu surgimento, mas certamente foi no período do exílio ou posterior. Alguns acham que eles surgiram no período da revolta dos Macabeus em 165 a.C. (Broadus D. Hale).  

Os fariseus mantinham as tradições dos pais. Eles interpretavam as Escrituras, mas para eles a tradição oral suplantou a Lei (Hale).  

O que estes termos têm a ver com O ESTUDO BÍBLICO DA EPÍSTOLA AOS ROMANOS

Mas o que isto tem a ver com o Estudo da Epístola aos de Romanos? Veja, Paulo foi um judeu da tribo de Benjamim. Foi um fariseu, educado pelo célebre também fariseu Gamaliel.  

Jesus chamou este judeu e o fez seu apóstolo aos gentios (Rm. 1.5). 

Em Filipenses 3.1-10, Paulo fala da posição privilegiada que tinha sido no judaísmo, e como ele rejeitou tudo por causa de Cristo.

No decorrer do ESTUDO BÍBLICO DA EPÍSTOLA AOS ROMANOS veremos muitas discussões referentes a estes grupos.

Por isso eu fiz este resumo bem simples ao menos para termos noção do que eles significam. Eles também podem servir-nos de base para pesquisas.

Ainda há outros termos nesta introdução que percorrerão toda a Carta, bem como todo Novo Testamento. Estes são: apóstolo, gentios e evangelho. O que significaram essas palavras no contexto do Novo Testamento, especialmente, para os romanos? Isto veremos noutro post.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.