Marcas Que Caracterizam Os Filhos de Deus

Tempo de leitura: 5 minutos

Três Marcas dos Filhos de Deus, conforme Romanos 8.8,9. Nem todo mundo é filho de Deus. Na verdade, Deus tem apenas um Filho, o seu Unigênito (filho único), Jesus (Jo 1.18; 3.14,16,18; Hb11.17). Nós somos criaturas de Deus. Mas podemos ser adotados por Deus, e nos tornarmos seus filhos adotivos. Como isso acontece? Quais as características dos que são filhos adotivos de Deus? Veja o texto bíblico: “Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele”.

1 – Primeira da Três marcas: Viver para agradar a Deus (8).

Como diz o ditado: “Quem a Deus não agrada, desagrada”. Então, uma das marcas bem característica dos filhos de Deus é viver para agradar a Deus. Mas, como viver para agradar a Deus?

Viver para agradar a Deus exige novo nascimento. Os que nasceram de novo tem como marca o andar no Espírito Santo. Outro ditado popular: “Diga-me com quem tu andas, e eu te direi quem tu és”.

Então, o andar no Espírito Santo pressupõe estar em Cristo. O estar em Cristo traz muitas bênçãos,  e começa nos livrando de toda condenação (8.1). E, ainda nos torna filhos de Deus, como veremos adiante. Os filhos de Deus já começam tendo a melhor das vantagens: Não sofrerão condenação.

A marca característica dos que vivem para agradar a Deus é o andar no Espírito Santo. E o andar no Espírito significa viver na fé em Cristo e ser cheio da santidade de Cristo.

Evidenciamos duas coisas necessárias ao andar no Espírito de Cristo: 1ª Não confiar na lei nem em si mesmo (2-4), mas na graça de Deus. Conscientizarmo-nos de que tudo o que pudermos ser e alcançar de bom vem de Deus e não dos nossos méritos. Pelas obras da lei ninguém será salvo (Rm 3.28; Gl 3.11).

2ª coisa: Não andar inclinado para as coisas da carne (4-7), pois a inclinação da carne é inimizade, rebeldia contra Deus. É coisa da natureza humana corrompida pelo pecado. Não é coisa de cristão. Por isso a declaração: “Os que estão na carne não podem agradar a Deus”.

Quem é de Jesus, procura viver de maneira agradável a Jesus; procura andar no Espírito de Jesus.

2 – Segunda das Três Marcas: São Templos do Espírito Santo

Mas o que significa “andar no Espírito”? Significa ser guiado por Ele simplesmente? Seria como alguém que anda em companhia de um amigo? Não. É muito mais do que isso. É ser templo do Espírito Santo. Como disse Paulo em Efésios 2:22: “No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito”.
Hoje, em muitas chamadas “igrejas evangélicas” o Espirito Santo é blasfemado, pois Ele é confundido com espíritos imundos, demônios. Algo do tipo, “baixou o espírito em fulano”. Então o tal fulano entra em transe, cai, fala coisas estranhas, pula, entorta-se, imita lobo (unção do lobo), imita leão (unção do leão), etc. Pensam que são igrejas, mas são centros espíritas vulgares.

Veja três coisas que Espirito Santo produz na vida dos seus:

1 – Conscientiza do pecado, do juízo e da justiça (Jo 18.8-11). Então o trabalho do Espírito em nossa vida é conscientizar-nos, e não, fazer-nos perder a consciência.

2 – Ensina todas as coisas, e faz lembrar do ensino de Cristo (Jo 14.26). Agora, tem por ai uma tal “unção do esquecimento”.

3 – Liberdade: Onde há o Espírito de Cristo, ai há liberdade (2 Co 3.17).

4 – Justiça, paz e alegria: Onde há o Espirito de Cristo, ai há justiça, paz e alegria (Rm 14.17).

5 – Fruto cujas características são: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança (Gl 5.22).

Obra do Espírito Santo

O Espírito habita nos discípulos de Cristo por quanto tempo? Diz João 14:16,17: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós”.
Confundir as obras do Espirito Santo com as de espíritos imundos ou atribuir as obras do Espírito com obras do diabo é blasfêmia. E a blasfêmia não tem perdão: Mateus 12:31: “Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens”.

3 – O Selo de Propriedade de Deus.

O Espírito Santo é a marca ou selo de propriedade de Deus em nós. O texto básico diz: “…se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele”. Por outro lado, em 2 Coríntios 1:21,22 diz: “Mas o que nos confirma convosco em Cristo, e o que nos ungiu, é Deus, O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações”.

Notou as palavras selo e penhor. O selo é marca de propriedade e o penhor é a garantia. O Espírito Santo nos foi dado como marca de propriedade e garantia de que pertencemos a Deus. Ninguém pode nos tocar, a menos que Deus permita. Veja: “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca” (1 João 5:18).

O Espírito Santo como marca de Deus em nós diz o seguinte: Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
Quem é que condena? (Romanos 8:33,34ª).

Vamos recapitular: Andar no Espírito Santo pressupõe estar em Cristo. Só estes podem agradar a Deus. Estes são templos do Espírito e têm como marcas, selo e penhor do Espírito de Cristo. Pertencem a Deus.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.