Três Acontecimentos no Batismo de Jesus

Tempo de leitura: 5 minutos

Três Acontecimentos no Batismo de Jesus distinguem-no das demais pessoas batizadas por João no Jordão. Quais são esses três acontecimentos?

Os Três Acontecimentos no Batismo de Jesus Revelam Sua Natureza

Vejamos os três acontecimentos no Batismo de Jesus que o distingue dos demais batizados e revelam sua natureza: 1 – O céu se abriu, 2 – O Espírito Santo desceu sobre Ele e, 3 – Deus declara seu amor ao Filho.

Para vermos tais acontecimentos, observe o texto de Lucas 3:21,22:

“E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu;

E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.”

Três Acontecimentos Diferencial no Batismo de Jesus

1 – O céu se abriu

Em nenhum outro batismo em tempo algum aconteceu tal coisa, de o céu se abrir. O céu aberto significa acesso irrestrito, entrada franqueada, caminho sem impedimento algum.

Trata-se, portanto, de intimidade, de aceitação e de direito. A porta do céu é como a porta da casa que se abre para o filho do proprietário. 

Nós não abrimos nossa casa para qualquer pessoa; só o fazemos para as que gozam de nossa intimidade.

Isto revela, ainda, que o homem só pode entrar no céu por Jesus, assim como só Ele pode abrir o céu para os homens. 

Por isso, no Apocalipse (4.1), Jesus abriu o céu para João e, revelou-lhe o destino da humanidade e da igreja. Isto trouxe consolo para a igreja que sofria perseguição e também orientação para todas as igrejas em todos os tempos e lugares do mundo.

Além disso, a abertura do céu no batismo de Jesus demonstra que há critérios para o homem ter acesso a Deus. Não é qualquer um que chega e nem de qualquer jeito.

Assim sendo, em Jesus está o modelo do tipo de pessoa que Deus aceita: crente, submisso e fiel.

Muitos querem ser abençoados com o céu aberto, mas vivendo para seu bel prazer. Não é possível isso. Para entrarmos no céu precisamos seguir as regras traçadas por Deus e ensinadas por Jesus Cristo.

Ainda mais, Jesus se declarou como sendo o único caminho para Deus, por exemplo, Ele disse em João 14.6: 

“Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”

Além disso, temos a segunda diferença entre o batismo de Jesus e das demais pessoas.

2 – O Espírito Santo desceu sobre Ele. 

Sobre ninguém mais dos que foram batizados por João foi registrado algo semelhante. Jesus foi o único que foi batizado com o Espírito Santo, o qual desceu sobre Ele em forma corpórea de pomba. 

Sobre isso, notamos que Jesus recebeu o Espírito sem medida (Jo 3.34).

Ademais, é notório que não houve nenhum tempo de espera entre o batismo nas águas e no Espírito Santo, pois estes aconteceram simultaneamente. 

Outra coisa que devemos notar é que não houve a manifestação de dons de línguas ou outros mistérios como evidência do batismo no Espírito como alguns advogam ser necessário.

Portanto, Jesus, como João ensinou a seus ouvintes, é o único que pode batizar com o Espírito Santo (Mc 1.8).

Além disso, vale destacar aqui que o Espírito Santo não é um espírito qualquer como alguns pensam. Muitas pessoas pensam e creem que o Espírito Santo é igual a espíritos que descem sobre as pessoas, e elas ficam possuídas falando coisas estranhas. Cuidado! Isso é blasfêmia. 

Não confunda o Espírito Santo com espírito imundo ou demônios.

Note que o Espírito Santo é dado para estar conosco para sempre, e não um visitante que vem para atordoar nossa vida.

O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós (João 14:17).

O Espírito Santo que desceu sobre Jesus veio para auxiliar na realização salvadora do mundo. Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo (2 Co 5.19). Este Espírito Santo é uma das Pessoas da Santíssima Trindade. Portanto, o Espírito Santo que desceu sobre Jesus em forma corpórea de pomba é Deus, ou seja, Pessoa Divina.

Por fim, temos o terceiro acontecimento diferencial do batismo de Jesus.

3 – Deus declara seu amor ao Filho.

Outro diferencial é que Deus declarou o seu amor por Jesus. Apontou-o, também, como Filho Amado, e que lhe é prazeroso. Deus não manifestou isso a nenhum dos demais batizados. Só sobre Jesus.

Com isso, Deus destacou que Jesus é perfeito, Filho de Deus, que também é Deus. Isto é, de mesma natureza.

Por outro lado, comparando com o homem, Deus esperava que Adão agisse como filho e se tornasse filho amado. Mas este preferiu outro caminho, o da desobediência. Isto se tornou uma catástrofe para toda humanidade.

Porém, ao fazer tal declaração, Deus apontou Jesus como o modelo perfeito para o homem tornar-se filho. 

Não foi a única vez que Deus fez isso. Em Marcos 9:7 também está escrito:

E desceu uma nuvem que os cobriu com a sua sombra, e saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu filho amado; a ele ouvi.”

Portanto, todos que querem ser agradáveis a Deus, precisam seguir com fé a Jesus Cristo. Quem quer ser filho de Deus precisa seguir com fé o Filho Jesus.

Para concluir, vimos neste texto a Santíssima Trindade, na presença do Filho sendo batizado; Deus-Pai declarado Jesus como Filho Amado e, Deus-Espírito Santo descendo sobre ele. Logo, três Pessoas distintas, porém mesma natureza.

@pastorlink

Imagem por Pixabay Imagem de CCXpistiavos por Pixabay 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.