ESPERANÇA É A PALAVRA-CHAVE EM TEMPOS DIFÍCEIS

Tempo de leitura: 6 minutos

ESPERANÇA é uma estratégia para a sobrevivência e consequente vitória. Jeremias ousou ter esperança em meio à desesperança, e viu três coisas boas em meio a dor que sofreu.

Lamentações 3:25-27

  • O Senhor é bom para os que esperam por ele, para a alma que o busca.
  • Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor.
  • Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade.

Esperança em Tempos Difíceis

Geralmente em tempos difíceis nos desesperamos. Um desesperado é uma pessoa sem fé no amanhã. 

Muitos se desesperam com notícias ruins, às vezes, fake news. Fazem tempestade em copo d’água. 

Há quem se suicide, porque perdeu a esperança de solucionar um problema que considera difícil. Levando o problema a outras pessoas ou a um especialista é possível até notar que de fato o “grande problema” não existe realmente ou tem uma saída simples.

O que dizer de tempos de guerra, de pandemia, apertos econômicos e financeiros? Estas são preocupações que têm tirado o sono de muitos. 

E as expectativas que se apresentam nas análises econômicas, políticas, sociológicas,  até proféticas, não são nada boas. Guerras e rumores de guerra são frequentes. 

Uma guerra que ocorra em qualquer lugar, mesmo distante, sempre traz prejuízos para todo mundo. Um míssil que cai na Ucrânia, nos afeta aqui.

As doenças e criminalidades estão crescendo e a insegurança está aumentando. O medo está apavorando pessoas, digo por conhecimento de fatos convividos.

Qual É A Esperança Cristã?

E o cristão? Como deve agir? Onde deve depositar sua esperança?

É certo que o cristão é aquele que não perde a esperança. Mas qual é a esperança cristã? 

A esperança cristã está para além desta vida e deste mundo. Somos aconselhados pelas Escrituras a não juntar tesouros na terra. 

Nós, cristãos, estamos aqui peregrinando rumo a um novo céu e nova terra (Ap 21.11). É preocupante que alguns vêem sucesso como triunfo no mundo sem juntar os tesouros celestiais. Muitos têm como abençoado exatamente o contrário do ensino bíblico de Jesus. O abençoado é o rico neste mundo.

O Esperançoso Profeta Jeremias e Sua Esperança

Mas, podemos ter alguma esperança neste mundo caótico? A resposta é sim. E é a única resposta possível ao cristão. O crente não se desespera. 

Por que? Porque não estamos peregrinando sós. O Emanuel, Deus está conosco.

Enquanto o mundo existir, e estivermos por aqui, haverá altos e baixos. Desde a opção de Adão no Éden, estamos convivendo com o bem e com o mal.

Aqui, o bem não dura para sempre, mas o mal também não. E cabe a nós não nos omitirmos de lutar pelo bem no mundo. 

Entretanto, A palavra “lutar” traz um certo desconforto. A paz é o que esperamos.

Mas, o que fazer em tempos de guerra, em tempos difíceis? Veja o que fez o profeta Jeremias. 

Jeremias ousou ter esperança em tempos de desesperança. Seu país estava devastado pela invasão dos babilônicos. 

Seu povo foi cativo. Muitos foram mortos cruelmente. Outros foram largados para morrer à míngua. Estas e muitas outras calamidades estão nos capítulos e versículos anteriores. 

Tudo aconteceu por castigo de Deus (Lm 1.8). Eles estavam sendo punidos por não ouvirem o chamado de Deus à conversão (2 Cro 36.16). Por este motivo, Deus os entregou ao inimigo.

No Contexto de Desesperança Jeremias Viu Trê Coisas Boas

O contexto era de total desesperança. Porém, o profeta que conhecia o poder e os planos de Deus para seu povo, estava esperançoso.

Jeremias viu coisas boas em meio à calamidade em que vivia. Em tal situação, muitos ficariam revoltados com Deus por Ele entregar seu povo ao inimigo. 

Jeremias sabia que revolta só pioraria a situação. Esperança e fé foi sua opção. Veja o que ele encontrou de bom em sua dor: 

Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca.

Era isto que ele sabia a respeito do caráter de Deus. Deus não muda com as circunstâncias. Ele pune visando o bem eterno

Esperança em Deus é a palavra-chave para a vitória na vida cristã. Deus é bom o tempo todo, especialmente para aqueles que O busca. 

O povo estava sofrendo exatamente por isso: porque pararam de buscar ao Senhor.

Outra coisa boa que Jeremias viu é que:

Ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor.

Este verso junto com Sl 48.14 acho que mesmo que um dia eu venha sofrer de Alzheimer não vou esquecer. Todas as reuniões da Segunda Igreja Batista de Vila de Cava, Nova Iguaçu, onde eu comecei a vida cristã, terminavam com a recitação deste dois versos. Eles estão arraigados em minha alma; fazem parte de meu patrimônio espiritual e emocional.

Em meio à desesperança, Jeremias constatou que é bom ter esperança. Ele que antes chegou a amaldiçoar o dia em que nasceu (Jr 20.14,15). Ele viveu dias terríveis de luta contra o pecado de seu povo. Foi maltratado, humilhado, quase morreu. Mas sobreviveu e passou ileso no auge do drama em que seu povo viveu. 

Jeremias sabia que o fim para os obedientes a Deus é bom. Esta era sua esperança  apesar dos acontecimentos desesperadores.

O profeta descobriu e revelou aos seus compatriotas, e agora, a nós, que devemos aguardar em silêncio a salvação do Senhor. 

Aguardar em silêncio significa aguardar com humildade e submissão. O crente não tem que se revoltar, não tem que lutar, como disse Jesus ao Apóstolo Paulo, “recalcitrar contra os aguilhões” (At 9.5). 

Deus virá com socorra à alma que o busca humildemente.Desta forma ele conclui que:

O homem suportar o jugo na sua mocidade é bom. 

Suportar o jugo não é fácil. Jugo é canga, instrumento de madeira que prendiam dois bois para ambos puxarem o arado.

Quem acharia isto bom? O Profeta acha que é bom o jovem suportar o jugo. Ninguém, muito menos os jovens de hoje acham isso bom. Só quem vê com olhos espirituais conseguem achar algo bom nisso. O espiritual acha nisso coisas grandes e firmes que nunca imaginou existir (Jr 33.3; 1 Co 2.9).

Movido por esperança,  Viktor Emil Frankl buscou sentido da vida em quatro campos de concentração nazistas em que foi vítima. Ele sobreviveu e tornou-se o fundador da logoterapia, para mim, a melhor abordagem psicoterapêutica. 

Concluindo

Concluindo, não se desespere. 

  • Espere com fé e submissão a Deus. 
  • Aceite o chamado de Deus e se arrependa. 
  • Volte para o Senhor com toda humildade e fé.
  • Espere, espere e espere sempre em Deus. Até quando? Até o último suspiro. 
  • Jesus ressuscitou a Lázaro depois de quatro dias morto. 
  • Espere “Porque para Deus nada é impossível” (Lucas 1:37).

@odivanvelasco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.