A Vida Cristã No Estado Intermediário.

Tempo de leitura: 4 minutos

Há vida além da morte? Qual a situação dos Crentes no Estado Intermediário? Afinal, onde é o estado intermediário? O que é o Estado intermediário? Imagem de Gerd Altmann por Pixabay.

Já mencionei o que significa sheol e hades. Defini estado intermediário. Agora, tratarei da situação do crente no estado intermediário.

A Vida Cristã no Estado Intermediário.

O cristão no estado intermediário está vivo, tem íntima e inseparável comunhão com Deus. Podemos entender isso claramente nos ensinos de Rm 8.38,39; Jo 14.1-3; Mt 22.32: Veja a seguir:

  • Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
    Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor (Romanos 8:38,39).
  • Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
    Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
    E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também (João 14:1-3).
  • Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos (Mateus 22:32).

Mas, essa vida de comunhão com Deus é onde: no céu ou noutro lugar? 

A comunhão do crente com Deus no estado intermediário acontece no paraíso. Mas, que paraíso é esse? Onde está o paraíso? Pelo menos duas ideias principais estão subentendidas na palavra paraíso: jardim e céu.

Paraíso, Jardim e Céu.

O paraíso ou jardim tem uma concepção dualista. Ou seja, o Éden terreno e o celestial. O paraíso terreno e o celestial. 

Algumas vezes, o paraíso recebe o nome de “jardim do Senhor” significando o Éden criado por Deus.  Outras vezes, “jardim do Senhor” significa o Éden, um lugar celestial, ou morada de Deus (Gn 2.15; 3.8; Ez 31.8,9; Ap 2.7 ).

Em qual céu está o paraíso?

Bem, esta é uma pergunta bem estranha para muitos. Ela se explica se compreendermos algumas crenças judaicas sobre o céu. 

O Significado de céu no judaísmo.

A palavra bíblica para céu ou céus é o grego ouranos. Escritos apocalípticos chamados pseudo-epígrafos fazem menção ao céu. Nestes, Segundo o Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento (DITNT), alguns “rabinos empreendem viagens para o céu, e oferecem revelações acerca das coisas do além”. 

Alguns desses escritos falam de apenas um céu; outros, três; outros, cinco. Na tradição rabínica há sete céus.O paraíso celestial se localiza no último. 

Para o Apóstolo Paulo havia três céus, sendo o terceiro, o paraíso (2 Co 12.1-6). Paulo foi arrebatado até lá onde ouviu palavras inefáveis as quais não é lícito ao homem referir”. Este terceiro céu seria a morada de Deus.

Em qual Céu Está O Crente?

No estado intermediários, os crentes estão no paraíso, aqui entendido como o terceiro céu, ou habitação de Deus (Dt 10.14). Não é um lugar entre um céu e a morada de Deus, mas a própria morada.

Para chegar a este céu é preciso perseverar na fé mesmo diante de duras provas desta vida aqui (Ap 2.7).

O Estado da Vida dos Crentes no Céu.

Os cristãos estão conscientes no estado intermediário (Lc 16.22; Ap 6.9,11; 7.9-11). Estão em paz e descansando com Cristo (Jo 14.1-3; 1 Ts 4.15; Ap 14.13). 

Aguardando O Estado Final

A salvação é processo com quatro realizações de Deus na vida do crente. Nº 1- Regeneração (1 Pe 1.3; Tg 1.18; 2 Co 5.17) – Acontece no ato da conversão a Cristo. Nº 2 – A justificação (Rm 3.24; 8.33) – Dá-se concomitantemente com a regeneração. Nº 3 – Santificação (Jo 17.17; Rm 12.1,2; 1 Ts 4.3; 5.23; 4.7) – Acontece durante toda a vida cristã através de uma vida consagrada a Deus sob direção do Espírito Santo. Nº 4 – A glorificação será o estado final (Rm 8.30; 2Pe 1.10,11; 1 Jo 3.2).

No estado intermediário o homem não está completo. Falta-lhes o corpo. Assim, após o estado intermediário haverá o estado final, com a glorificação. Isto acontecerá com a ressurreição. 

Sobre isso falarei posteriormente.

Por favor, deixe um comentário.

Links Biblicos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.