GRATIDÃO A DEUS EM TEMPOS DIFÍCEIS

Tempo de leitura: 5 minutos

Gratidão a Deus deve ser a marca do cristão em todos os tempos e circunstâncias. Se podemos agradecer, é porque estamos vivos. Então hoje para mim é dia de ação de graças´. Você pode acompanhar este conteúdo no Youtube.

Gratidão a Deus em Tempos de Pandemia

Gratidão a Deus deve ser a marca do cristão em todos os tempos e circunstâncias. Se podemos agradecer, é porque estamos vivos. Só os vivos podem dar graças e prestar culto a Deus (Is 38.18).

Este é o ensino das Escrituras, que Deus deve receber louvor e ação de graças continuamente. “Em tudo dai graças” (1Ts 5.18).

Então hoje é dia de ação de graças para mim. Por que? Porque em plena pandemia, eu completo mais um ano de vida sem contrair covid19, e já vacinado com a terceira dose.

Este é o segundo aniversário em tempos pandêmicos. Nesse período, não deixei de trabalhar; não me faltou o emprego; nada me faltou, e nem à minha família.

Por isso, venho aqui de público agradecer a Deus, pois sei que Ele é quem cuida de mim. 

Um dos Principais Textos Bíblicos de Gratidão a Deus

Assim sendo, lembro-me do Salmo 116, especialmente os versos de 12 a 14: 

Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito?

Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do Senhor.

Pagarei os meus votos ao Senhor, agora, na presença de todo o seu povo.”

Este Salmo começa com uma declaração de amor. O Salmista diz: “Amo o Senhor”. Então, ele prossegue enumerando as bênçãos e todo cuidado de Deus para com a vida dele.

Ele passou por tristezas terríveis, angústias do inferno se apoderaram dele” (3). E então ele invocou o nome do Senhor pedindo livramento e Deus veio ao socorro dele. 

Por isso, ele diz a si mesmo no verso 7: 

Volta minha alma ao teu sossego, pois o Senhor tem sido generoso para contigo”.

Assim, ele prossegue entre ação de graças e confissões e louvores até chegar ao verso 12, um dos mais usados em cultos de ação de graças. Este verso é uma pergunta, já o 13 e 14 são resposta.

Veja: O Senhor me tem abençoado com muitos benefícios. O que darei ao Senhor por todo bem que me faz?

Agradecer Com O Cálice da Alegria

Com isso, percebemos duas características do crente em Deus. Primeiro, ele reconhece os feitos de Deus em sua vida; Segundo, ele procura corresponder ao que Deus faz por ele, com dádivas.

E assim vem a decisão: “Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do Senhor”. Mas, o que significa tomar o cálice da salvação?

Este cálice representa o vinho não fermentado que posteriormente passou a fazer parte da celebração da Páscoa ou ao seu significado. E qual é o significado?

Bem, a Páscoa representava liberdade da escravidão egípcia. Assim sendo, traz consigo a alegria da liberdade e o consolo nas aflições.

Símbolo da Aliança de Deus

Mas, por outro lado, relembra que tudo isso está ligado à aliança. A Páscoa deveria ser um memorial eterno da aliança de Deus com seu povo (Êx 12.14). Então, tomar o cálice da salvação significa continuar celebrando a aliança de Deus com seu povo. 

E isto faz parte da nova celebração da Páscoa que Jesus ensinou aos seus discípulos. Fazei isto em memória de mim, disse Ele. 

Paulo lembra que enquanto o cristão celebra a Ceia do Senhor, “anunciais a morte do Senhor até que ele venha” (1 Co 11.16).

Quanto ao invocar o nome do Senhor significa dependência de Deus. Invocar é clamar pela ajuda de Deus. E diz a Escritura que todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo (Jl 2.32; Rm 10.13). 

Isto também lembra os momentos anteriores à libertação da escravidão egípcia. O texto de Êxodo diz que os filhos de Israel clamavam debaixo da escravidão. Por isso Deus os ouviu (Ex 6.5,6).

O Significado do Voto na Gratidão

Já o voto, qual o significado? O voto era uma obrigação voluntária a que o votante se submetia mediante a uma bênção recebida ou a alcançar. 

Um dos votos mais lembrados na Bíblia é o de Jacó em Gênesis 28:20-22:

Nesse texto, Jacó fez dois votos ou promessa;

Voto 1: A coluna de pedras que ele levantou seria casa de Deus;

Voto 2: Daria o dízimo de tudo quanto Deus lhe desse.

Para isso, Deus deveria lhe dar quatro bênçãos: 1 – Ir com ele; 2 – Guardá-lo; 3 – Sustentá-lo na viagem; 4 – Fazê-lo voltar em paz à casa de seu pai.

Jacó sabia fazer negócios. Saiba o segredo da prosperidade de Jacó.

Contra isso está o voto insano de Jefté em Juízes 11. Ele prometeu que ofereceria em sacrifício ao Senhor o que lhe saísse ao encontro, se Deus lhe desse vitória sobre amonitas.

Quando ele voltou vitorioso da batalha, o  que lhe saiu ao encontro foi sua única filha. Então ele teve de, lamentando, cumprir o voto.

Não faça votos a Deus que possa envolver ou comprometer a vida de outras pessoas.

Deus não pede a ninguém para fazer votos, mas fazendo, tem de cumprir. 

O voto do salmista é publicar os feitos de Deus na vida dele. Eu vou com ele. Eu declaro junto com ele para quem possa ouvir:

 “Amo ao SENHOR, porque ele ouviu a minha voz e a minha súplica.”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.