Passos Fundamentais no Estudo Bíblico

Tempo de leitura: 4 minutos

Passos Fundamentais no Estudo Bíblico é uma abordagem simplória e introdutória que fiz sobre um tema apresentado para estudo na Escola Bíblica Dominical, baseado em Texto Básico: Miquéias 7:18-20. O autor do estudo desenvolveu o tema baseado em pessoas que deram glória a Deus em suas vidas. Então a proposta do mesmo é que também demos glória a Deus.

Fiz a exposição introdutória para enfatizar o contexto do ministério do profeta. Assim, veremos o resumo dos destaques contextuais.

Quatro Passos Fundamentais no Estudo Bíblico

No estudo da Bíblia quatro passos são fundamentais: 

1 – Oração suplicando a Deus humildemente o entendimento, pois o conteúdo tem implicações naturais e sobrenaturais;

2 – O texto bíblico deve ser lido e investigado exegética e hermeneuticamente; 

3 – O Contexto bíblico deve ser entendido; 

4 – Aplicação das lições aprendidas e apreendidas.

Estudarmos tudo isso demandaria muito tempo. Por isso existe o pastor e professor de Bíblia, para entregar tudo resumido, porém com clareza e fidelidade ao texto. Então, vamos lá.

O Texto e o Contexto

Convém nos lembrar de que Israel, depois da morte de Salomão,  se dividiu em Reino do Norte (Israel) e Reino do Sul (Judá) – 931 a.C.

Profetas grandes, como Elias, Eliseu, Isaías e Jeremias profetizaram a esses dois reinos, mas não conseguiram evitar a catástrofe, a derrota. 

Se vocês quiserem um versículo chave que descreva resumidamente porque os dois reinos foram castigados, leia 2 Cro 36.16. 

Miquéias profetizou contra Judá e Israel nos dias de Jotão, Acaz e Ezequias, isto é, entre 739 e 686. Um ministério que durou cerca de 50 anos.

Estudiosos acham que Miquéias destaca a Lei e tem semelhança com o Profeta Isaías (veremos adiante).

Miquéias acusava a insensatez do povo (2.11; 3.5,11).

Agora, veremos resumidamente algumas dessas marcas no texto.

Significado de Miquéias 7:18-20

Quem é Deus semelhante a ti, que perdoa a iniqüidade, e que passa por cima da rebelião do restante da sua herança?

Deus é incomparável: Nome do profeta e destaque do livro, tema da lição na revista. 

Miquéias: Quem é como Jeová? Miquéias é mesmo que Micael ou Miguel.

A pregação de Miquéias

Passa por cima”: Lembra a Páscoa, quando o anjo do Senhor passou por cima da casa dos hebreus que tinham o sinal do sangue nos umbrais das portas (Êx 12)

RESTANTE: Uma identificação com Isaías. Calvino o denominou “Colega de Isaias”, por causa da semelhança profética.

Porque ainda que o teu povo, ó Israel, seja como a areia do mar, só um remanescente dele se converterá; uma destruição está determinada, transbordando em justiça”(Isaías 10:22).

Ele não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na sua benignidade.

Lembra o significado do nome de Deus, Jeová ou Javé em Êxodo 34:6:  

Passando, pois, o Senhor perante ele, clamou: O Senhor, o Senhor Deus, misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade”

Tornará a apiedar-se de nós; sujeitará as nossas iniqüidades, e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar.”

Aqui mais uma vez ele lembra do episódio na saída do Egito, quando o povo passou pelo mar a pé enxuto, enquanto seus perseguidores foram afogados.

Por isso Paulo diz em 1 Co 10.1-5, que eles foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar. E comeram todos a mesma comida espiritual. Mas Deus não se agradou da maior parte deles.

O Último dos Passos Fundamentais no Estudo Bíblico deve nos levar a aplicarmos lições à nossa vida

Porém, a minoria alcançou perdão e salvação. Deus lançou os pecados deles, assim como os nossos, no fundo do mar do esquecimento. Nunca mas serão lembrados. Deus os apagou para sempre no sangue de Cristo. O escrito de dívida foi riscado.

Darás a Jacó a fidelidade, e a Abraão a benignidade, que juraste a nossos pais desde os dias antigos.

Deus fará tudo dentro de sua justiça e misericórdia para desenvolver em seu povo a fidelidade e a benignidade. Algumas pessoas pensam que justiça e misericórdia não podem andar juntas. Porém, Deus age simultaneamente com justiça e misericórdia. Ele castiga por que é misericordioso, pois se não castigar para corrigir, iremos para o inferno. O que você prefere?

Os nossos pecados Deus apagou para sempre no sangue de Cristo. O escrito de dívida foi riscado (Cl 2.14).

Veja Estudo Bíblico da Epístola aos Romanos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.