Origem, Constituição, Natureza e Destino do Homem

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Bibicamente, qual é a Origem, Constituição, Natureza e Destino do Homem? Será que a vida acaba quando morremos? Veja a seguir.

A Origem do Ser Humano

O homem foi criado por Deus, e é constituído de corpo, alma e espírito (1 Ts 5.23),’ como veremos adiante.

Deus criou o homem. Deus modelou o corpo do homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e este foi feito “alma vivente”. O homem não foi deixado aqui por ets, nem por transmigração, nem por reencarnação, nem por células vindas de outros planetas, nem tampouco é resultado de evolução do macaco. Para a Bíblia, a origem do homem é Deus.

A Constituição do Ser Humano

Embora muitos defendam que o homem é corpo e alma, ou seja, uma dicotomia, eu sou simpático da ideia de que ele é uma tricotomia: corpo, alma e espírito; embora, como veremos mais adiante, seja difícil comprovar com exatidão uma ou outra posição.

 A “alma vivente” é a vida animal racional, que dá expressão ao corpo no mundo físico e material, assim como os animais irracionais. Tanto o homem quanto os animais foram criados almas viventes, no sexto dia (Gn 1.25-30). A diferença é que aos animais Deus deu uma ordem para que a terra os produzisse. Mas  quanto ao homem, Deus o formou à sua imagem e semelhança; soprou em suas narinas o fôlego de vida (Gn 1.24-27; 2.7).

O corpo é a parte física, com a qual o homem se manifesta e interage com o mundo material, e, com seus semelhantes ( ver Gn 1.26-30; 2.4-7, 18-22; 5.2; Dt 4.32; Cl 3.10). 

Já o espírito é a parte de consciência moral/ética e espiritual. O espírito interage intimamente com a alma, funde-se, e se confunde com ela, de modo que são tratados várias vezes como a mesma coisa. Os termos para alma e espírito, nephesh e ruah, referem-se ao ser invisível, interior do homem.

A Natureza do Ser Humano

O homem é imagem e semelhança de Deus no sentido de que possui capacidade de pensar, sentir e decidir. Alma equivale a psique (grego) ou leb e lebab (Hebraico: “mente” e “coração”).

O homem é um ser moral/ético e espiritual. Isto é, ele é responsável, pode se relacionar com Deus. Ele foi deixado por Deus na terra para dominá-la no sentido administrativo. Ele perdeu o domínio, foi julgado e condenado por faltar com sua responsabilidade. E a terra ficou amaldiçoada por causa do pecado do homem (Gn 3.17).

Alma e Espírito

Segundo A. R. Cabetree, ruah é usado tanto para o Espírito do Senhor quanto para o espírito humano. A palavra assume variados sentidos. Referindo-se ao espírito do homem pode significar “espírito de ciúmes” (Num 5.14-30); “angústia do espírito” (Jó 7.11,14); “espírito quebrantado” (Sl 51.17); “espírito arrogante”; “ânimo precipitado” (Pv 11.13);  “espírito mau” (1 Sm 16.14) e muitos outros. 

Nephesh e ruah muitas vezes são sinônimos (Is 26.9; Jó 7.11). 

Enfim, meu intuito com isso é defender que comprovar a dicotomia é tão difícil quanto a tricotomia

O Ser Humano Além-Túmulo

Mas tricotomia ou dicotomia tem pouca importância no estudo do destino do homem. Tratei disso aqui para que se saiba do fato inegável de que o homem é mais do que corpo, que ele é, também, alma e/ou espírito. Sendo assim, o espírito ou alma, como queiram, terá de prestar contas a Deus (Rm 14.10; 2 Co 5.10; Hb 9.28; 2 Ts 1.5-10). 

Os versos acima ensinam o juízo mesmo após a morte. Isto quer dizer que a vida do homem não acaba com a morte física, mas segue adiante no sentido espiritual. Isto aumenta a responsabilidade do homem quanto ao seu futuro e seu destino além-túmulo. 

Entra nesse discussão mais um ingrediente importante: a ressurreição do corpo antes da destinação final. Isso prova, também, que o homem não é completo sem seu corpo. Sobre isso falarei noutro post.

[su_button url=”https://go.hotmart.com/Q15234241U” target=”blank” style=”3d” background=”#ef2d3e” color=”#ffffff” size=”9″]Saiba Mais[/su_button]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.