Os Selados Por Deus Para A Salvação

Tempo de leitura: 3 minutos

Os Selados Por Deus Para A Salvação, quem são eles? Quantos são? Você e eu estaremos entre eles? Como podemos saber? Pensaremos sobre  isso neste e no próximo post baseado em Apocalipse 7. Acompanhe.

Os Selados Por Deus Num Mundo em Crises

O texto começa com mais uma das visões em série. A marca inicial é a expressão: “Depois disto” (7.1) ou “Depois destas coisas” (7.9).

João viu quatro anjos em pé postados nos quatro ventos da terra. Os quatro cantos da terra são os pontos cardeais: Norte, Sul, Leste e Oeste.

Os anjos tinha a missão de segurar os quatro ventos para não deixar que “soprasse sobre a terra, nem sobre o mar”.

Os efeitos da falta de vento podem ser muitos, tais como troca de ar úmido e seco, frio e calor, fotossíntese, dispersão de sementes, etc.

Aqui no Brasil, conforme publicado pelo IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) as queimadas no Pantanal e falta de vento e chuva fizeram com que a camada de poluição sobre São Paulo dobrasse

Isto implicaria negativamente também na vida das árvores e demais espécies do reino vegetal, o que poderia resultar em escassez de alimento. Já vimos um quadro de escassez na meditação anterior a respeito do cavalo preto e seu cavaleiro (Ap 6.5,6).

O resultado da ação desses anjos seria danificar a terra, o mar e as árvores (v 2,3). Podemos dizer que esses danos são os distúrbios climáticos cujas consequências refletem na economia e na qualidade de vida das populações.

Assim, Os Selados Por Deus teriam de enfrentar um mundo em Crises Constantes.

Teologia EAD
Saiba Mais

Os Marcados por Deus no Meio de Tribulações

Outro anjo surgiu do oriente trazendo o selo de Deus. Tal anjo gritou aos outros quatro anjos impedindo-os de causar dano a terra até que selassem “os servos de nosso Deus” (v. 3).

O número dos que seriam selados é “cento e quarenta e quatro mil de todas as tribos dos filhos de Israel” (V 4). Então, o número é claro e povo selado também: 144.000 dos “filhos de Israel”.

Porém, Apocalipse usa linguagem simbólica. O número é simbólico assim como o povo definido como “filhos de Israel”. Os cento e quarenta e quatro mil aqui são o resultado da selagem de cada uma das doze tribos dos filhos de Israel. 

O número doze é número de religião perfeita. Querendo dar à certa religião o status de perfeita, usava-se o número 12. O Panteão Romano tinha 12. Igualmente o Olimpo grego. Eram 12 os patriarcas de Israel e dos apóstolos de Cristo.

Simbolicamente não seria exagero pensar assim:

12 tribos X 12 selados = 144;

Ainda temos que, o número 3 representa Deus;

E, 10 simboliza ideal de perfeição divina; 

Assim, multiplicando o número 10 três vezes teremos 1000;

Logo, 1000 X 144 = 144.000.

Em outra fórmula, 12 ao quadrado, multiplicado por 1000.

Este seria  número dos salvos dos filhos de Israel. Mas não seria um número real, e sim, simbólico, que representa todos os israelitas salvos em todos os tempos até o fim dos tempos (3,4).

Desta forma, israelitas seriam Selados por Deus para salvação no Meio de Tribulações. Selo é marca de propriedade exclusiva de Deus (Ex 19.5).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.