Apocalypse now: Direto ao Ponto Significado

Tempo de leitura: 5 minutos

Apocalypse now: Direto ao Ponto Significado dos símbolos do capítulo 18 de Apocalipse. Qual o significado? Quais os ensinos? Imagem de Brigitte makes custom works from your photos, thanks a lot por Pixabay.

Direto ao ponto: Apocalypse now. O que representa a queda de Roma? Qual o significado da profecia apocalíptica?

Já está claro que a grande cidade que cai profetizada aqui é Roma. Sua figura simbólica é Babilônia, cujo fim os profetas também profetizaram (Is 21.9). Em Apocalipse 14.8 podemos entender que se trata de Roma. Para mais esclarecimento, veja O Julgamento da Mãe das Prostituições.

Entretanto, acho um erro a perspectiva corrente de ver Roma nossa contemporânea como a mãe das prostituições da terra. Será que ela é a única que se encaixa dentro da perspectiva apocalíptica? 

É certo que o texto fala de Roma enquanto capital do Império Romano. Mas não é certo que a perspectiva textual escatológica se refira exclusivamente a ela.

Antes de apresentar as justificativas, vamos navegar ligeiramente nos pontos principais do capítulo 18.

Apocalypse Now. Agora Chegou A hora do Julgamento

Qual é o anjo mencionado nos versos 1-3 do capítulo 18 não sabemos. Mas podemos concluir que tal anjo estava revestido de poder. Poder que só Deus pode conceder a qualquer ser: homem ou anjo. Certamente esse anjo compareceu diante de Deus e recebeu dele delegação (Jó 1.6) para proclamar e autorizar o evento glorioso que acontecerá sobre a terra: O julgamento da Mãe das Prostituições. O Anjo é mensageiro de Deus, Porta-voz de Deus, investido do poder de Deus.

A sentença profética vem com um duplo “Caiu”, “Caiu” (2). O verbo no passado, mais a repetição indicam absoluta certeza da queda. O Pr e Professor Isaltino Gomes Coelho Filho (falecido) dizia que as repetições na Bíblia muitas vezes significam a afirmação de que o fato é certo. Eu acredito que seja o caso aqui.

Neste caso, a igreja que sofria perseguições (não esqueça que o alvo imediato da mensagem apocalíptica é a igreja primitiva) recebeu a mensagem de que Deus executará juízo contra Roma no tempo oportuno.

Ela se tornará “moradia de demônios, abrigo de todo tipo de espíritos impuros, abrigo de todo tipo de aves impuras e repelentes” (Bíblia de Jerusalém).

Ela embriagou as nações com o vinho do furor da sua prostituição (3). Agora beberá do vinho da ira de Deus (Ap 14.10). 

O Senhor Deus é quem a julgará. Ele “é forte” (BJ). E a Ele pertence a vingança.

Apocalypse now: Acusações Para O Julgamento

As acusações contra Roma são mencionadas como os atos de um criminoso num tribunal. Veja o verso 3:

  • Ela seduziu as nações com sua prostituição. Isto é, com sua idolatria, prostituição espiritual (Cap. 17, v.3). 
  • Ela seduziu as nações para se prostituírem ou fornicar com ela. 
  • Ela seduziu o poder econômico com sua luxúria. 

Os versos 4-8 instrui a igreja como se comportar no juízo da mãe da prostituição. 

Eles devem se retirar dela para não serem cúmplices em seus pecados e não participarem em suas pragas (4). Essas instruções não significam um abandono da cidade, mas uma observância da lei de Deus na cidade. Que o povo de Deus não faça como os reis da terra que se prostituíram com a grande meretriz.

A razão é clara: Os pecados dela cresceram diante de Deus. Deus se lembrou (antropomorfismo) dos atos iníquos dela (5).

Deus ordena seu povo a participar do julgamento concedendo à prostituta o dobro do mal que ela causou (6). É hora de juízo e não da pregação da graça.

Mais pecados são mencionados: soberba, luxúria, falsa segurança (7).

Essas são as causas do julgamento (8).

Lamento dos Povos e Regozijo dos Salvos

Os versos 9 a 24 descrevem o lamento dos povos sobre a grande cidade. A falência do poderio econômico acontece trazendo grande decepção. Os “ais” triplo demonstram tamanha decepção (10,16, 19).

O povo de Deus, entretanto, se regozijará:
Alegra-te sobre ela, ó céu, e vós, santos apóstolos e profetas; porque já Deus julgou a vossa causa quanto a ela” (apocalipse 18:20).

A igreja tem instrução do próprio Senhor Jesus sobre isso:
Na verdade, na verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria” (João 16:20).

Concluindo, quem é a grande mãe das prostituições? Roma? Veja, Apocalipse é um livro de predominância de simbolismo. Por exemplo, o número sete simboliza perfeição, completude. As sete cartas às sete igrejas simbolizam todas as igrejas em todos os lugares de todos os tempos.

Assim sendo, Roma como a grande prostituta simboliza também todas as grandes cidades do mundo com seu poder econômico e financeiro, seu sistema político e de justiça opressores. 

Rio de Janeiro, Brasília, New York, Jerusalém ou qualquer outra cidade pode se encaixar muito bem na figura de Roma.

Roma era opressora para os cristãos. Confiscou os bens dos cristãos, perseguia-os, prendia-os, matava-os simplesmente porque confessam Cristo como Senhor.

Ao ver os ânimos no mundo, percebo que isso é bem fácil de acontecer, como de fato, em alguns casos acontece.

A justiça de Deus, entretanto, é certa.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.