O DINHEIRO NO LUGAR CERTO FAZ BEM

Tempo de leitura: 3 minutos

O dinheiro deve estar onde melhor servir para suprir a vida. Mas onde é o lugar desse bem precioso na vida cristã? Quando o dinheiro faz mal?

O Dinheiro na Vida Cristã

O dinheiro deve estar onde melhor servir para suprir a vida. Mas onde é o lugar desse bem precioso na vida cristã? O que diz a Bíblia sobre isto? Vejamos o principal ensino bíblico sobre isto. 

Em 1 Timóteo 6:10 diz: 

Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.”

Então note o principal problema na busca do dinheiro. Qual é esse problema? O texto diz que é “o amor ao dinheiro”. Então, o mal não é a economia financeira em si, mas o amor que se dá a ela. 

E este amor ao tesouro monetário neste texto é possuído pela cobiça. A cobiça é a obstinação ou desejo exacerbado de possuir algo. Assim, o texto bíblico acima,  aponta para um amor forte obstinado pelo dinheiro. 

E o que é isto?

Isto nada mais é do que idolatria. Amar dessa forma o dinheiro ou quaisquer outros bens materiais é cultuar tais coisas. Isto significa que tais coisas estão ocupando o lugar, em sua vida, que pertence somente a Deus, conforme diz o mandamento em Deuteronômio 6:5

Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.”

Este mandamento teve lugar no ensino de Jesus em Mateus 22:37

E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.”

Dessa forma, quando o cristão coloca a grana como alvo supremo em sua vida, ele está pecando.

Certamente esta é a causa das quedas de muitos cristãos nos dias de hoje, pessoas que cobiçam ficar ricas a qualquer custo, mesmo que sejam ilícitos, ilegais ou imorais. O meio certo para ganhar dinheiro é o trabalho honesto.

No contexto de 1 Timóteo 6 encontramos que muitos caem em tentação, ruínas e na perdição (v.9) por causa da cobiça ao dinheiro. Esta foi uma das razões que levou Judas a trair Jesus (Mt 26.14-16).

Por isso também que nos dias de hoje muitos cristãos caem em escândalos envolvendo desvio de verbas públicas, subornos, enfim, corrupção.

Então, o dinheiro é bom, desde que não ocupe o lugar de Deus em nossa vida. 

Onde está o teu amor? Teu amor está, onde está o teu tesouro. E o teu tesouro está, onde está o teu coração (Lc 12.34).

O dinheiro deve estar onde melhor servir para suprir a vida. E este lugar é debaixo da autoridade de Deus. Você debaixo da autoridade de Deus, o seu capital estará, também, sob mesma autoridade. Então, este e todos os teus bens estarão sob administração da sabedoria de Deus. O resultado será excelente.

Assim, o seu trabalho em busca desse bem será mais satisfatório, e menos estressante.

Imagem: Pixabay.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.