Carta À Igreja de Filadélfia, A Sexta Carta do Apocalipse

Tempo de leitura: 4 minutos

A Carta À Igreja de Filadélfia, tal como, a de Esmirna, Jesus não aponta nenhuma contrariedade, mas, elogios e exortações à manutenção da fidelidade (Ap 3.7-13). Imagem de b0red por Pixabay.

O esquema da carta segue o mesmo das anteriores: endereçamento ao pastor da igreja, declaração de alguns atributos do remetente, declaração de conhecimento do estado da igreja, exortações e promessas.

Antes, porém, apresento um breve relato sobre a cidade de Filadélfia.

A Cidade de Filadélfia

A palavra “Filadélfia” significa “Amor fraternal” ou “amor aos irmãos” Foi construída por Átalo Filadelfo. A cidade se localizava na Lídia, na Ásia Menor, 27 milhas a sudoeste de Sárdis na planície de Hermos (J. D. Davis).

A cidade de Filadélfia é atualmente chamada pelos turcos de Allah Sher, a cidade de Deus.

Filadélfia era uma cidade próspera, com vários templos, e festividades religiosas, inclusive, culto a Dionísio, o deus grego do vinho. A região era grande produtora de uvas.

A cidade era pequena tal qual a igreja. Porém, ninguém passa despercebido aos olhos daquele que tudo vê. Isto nos leva aos atributos de Jesus.

Teologia EAD

Os Atributos de Jesus Cristo.

Jesus é Santo.

Jesus se apresenta como Santo. Acontece que santidade é atributo de Deus. Logo, na concepção de Jesus, Ele é Santo Deus.

Deus-Pai concorda com isso, pois lhe deu toda autoridade no céu e na terra (Mt 28.18), e demonstrou aprovação de Jesus quando declarou prazer nele (Mt 3.17; Lc 9.35).

Jesus é Verdadeiro.

Em um contexto plural de falsos deuses, Jesus se declarou verdadeiro. O imperador romano, que se apresentava como deus e exigia adoração de seus súditos não gostaria nada dessa afirmação de Jesus. Mas não importa. Jesus é único verdadeiro. O resto é falso (Jo 14.6).

Jesus tem a chave de Davi.

Esta expressão vem de Isaías 22.22, onde era uma profecia em que Deus daria autoridade para Eliaquim, mordomo do rei Ezequias, descendente de Davi.

Chave de Davi significa autoridade e poder. Jesus é Senhor da história. Ele tem toda autoridade e poder.

O termo está relacionado com a pessoa do rei Davi e as promessas feitas por Deus a ele (Is 55.3).

Aqui, Cristo, descendente de Davi, com sua autoridade e poder abriria portas para sua igreja sair vencedora. Ele pôs uma porta aberta diante de sua igreja, e ninguém a pode fechar.

Como vemos, não é São Pedro o dono das chaves, mas sim, Cristo. Se Pedro teve alguma autoridade, teve-a por doação de Cristo e, temporariamente. Jesus a tem para todo sempre.

Jesus tem conhecimento divino.

Em todas as cartas às igrejas Jesus declara: “Conheço as tuas obras”. Sobre isso já falei nas cartas anteriores: Jesus é Deus onisciente.

Declaração sobre a igreja.

Jesus diz que conhece as obras da igreja. Estas são aprovadas. Apesar da pouca força da igreja de Filadélfia, ela foi fiel e não negou o nome do Senhor (8).

Que declaração linda! Será que Jesus pode dizer o mesmo das igrejas de hoje?

Com seu poder e autoridade, Jesus declara que fará os falos judeus prostrarem-se aos pés da igreja. Além disso, os falsos saberiam que Jesus ama sua igreja. Que cena fantástica! Que declaração de amor!

As promessas de Jesus para Igreja de Filadélfia.

Filadélfia foi fiel e guardou perseverantemente a palavra e o nome de Jesus. Por isso, Jesus prometeu que a guardaria da hora da tribulação que viria para provar os que habitam sobre a terra (8,10).

Sobre isso, Jesus já tinha ensinado aos discípulos que os dias de tribulação serão “abreviados por causa dos escolhidos” (Mt 24.22). Notem que a igreja está na terra e sofre a grande tribulação, entretanto, abreviada.

Exortações de Jesus à igreja de Filadélfia.

A exortação começa com advertência: “Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa” (11). Duas figuras se aplicam à coroa: 1 – Coroa está relacionado com reino ou reis. Já fora dito que Deus nos fez reino e sacerdotes para Deus (Ap 1.6); 2 – Coroa de louros era o prêmio aos atletas vencedores.

Na carreira cristã precisamos de perseverança até conquistar nossa coroa prometida. No caso, a igreja de Filadélfia deveria guardar bem sua coroa.

Promessas de Jesus à igreja de Filadélfia.

Segundo estudiosos, a cidade de Filadélfia sofreu terremoto. Os prédios e os monumentos foram derrubados. Mas Jesus promete fazer do vencedor coluna no templo de Deus para sempre (e daí jamais sairá). A coluna edificada por Jesus nada pode abalar.

O vencedor também terá o nome de Deus e da cidade de Deus gravado sobre si (12). Isto significa que o vencedor será propriedade de Deus, terá o selo de Deus. Ninguém poderá tocar ou violar tal propriedade.

Por último, a advertência final: “Quem tem ouvidos. Ouça o que o Espírito diz às igrejas” (13).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.