ESTUDO DA BÍBLIA APOCALIPSE 2.12-17

Tempo de leitura: 13 minutos

ESTUDO DA BÍBLIA APOCALIPSE 2.12-17, Carta à Igreja de Pérgamo, a terceira das cartas de Jesus Cristo às sete Igrejas da Ásia (Ap 2.12-17).

AP 2.12 – Carta Destinada ao “Anjo da igreja” – Mensageiro ou pastor responsável por transmitir a mensagem do Senhor à Igreja. É importante notarmos que este pastor mensageiro não recebe a revelação diretamente, mas a recebe através da escrita de um Apóstolo do Senhor Jesus, João.

Então, é assim: A revelação de Jesus é dádiva de Deus (1.1), comunicada por um anjo a um homem devidamente escolhido para recebê-la e transmiti-la a outros responsáveis por transmiti-las a outros e assim sucessivamente (Ap 1.1,4,11; 2 Tm 2.2).

  • Revelação: Revelar é tirar o véu, mostrar o que está oculto. Neste caso, os mistérios e desígnios de Deus foram revelados aos homens.
  • Inspiração Bíblia: O Espírito Santo soprou para dentro dos homens a Palavra de Deus.
  • Iluminação: Compreensão da mensagem revelada.

A esta altura é bom entendermos o que era uma igreja naquele tempo.

ESTUDO DA BÍBLIA APOCALIPSE 2.12-17 – IGREJA NAQUELE CONTEXTO

Era bem diferente do que é hoje. Para começar, igreja não era templo. Era gente.

A palavra Igreja é Ekklesia, reunião dos cidadãos convocados às assembleias legislativas (At 19.32,41). Esta palavra foi aplicada à comunidade dos discípulos de Jesus Cristo (Mt 16.18; 18.17; At 2.47; 5.11).

Com crescimento da comunidade de discípulos, cada cidade passou a ter sua igreja local, que a princípio se reunia na casa de algum dos membros, e tinha um pastor responsável e certa independência administrativa (At 9.31;15.41; Rm 16.4; 1Co 9 7.17; 1 Ts 2.14).

Assim era a Igreja da cidade de Pérgamo.

Cidade de Pérgamo (1.11; 2.12)

Pérgamo quer dizer: “cidadela”, “burgo”. Era cidade grega muito importante da Mísia, e se situava às margens do rio Caíco, distante 20 milhas do mar em 214 A. C.

A cidade possuía uma importante biblioteca, que só perdia para a de Alexandria, no Egito e à qual foi anexada mais tarde por Marco Antônio, para satisfazer a vontade de Cleópatra.

Os romanos, por volta de 133 A.C. elevaram Pérgamo à capital da província romana da Ásia.

Atualmente, a antiga Pérgamo é Bergama, uma cidade e distrito na província de Esmirna, na região do Egeu da Turquia.

Ali havia um grande altar dedicado a Zeus, outro dedicado a Atene, deusa da mitologia grega, e também ao romano divino Augusto.

Também tinha um altar dedicado a Esculápio, deus da medicina, procurado pelas multidões em busca de cura.

Mas o perigo maior para a Igreja em Pérgamo era o santuário erigido para implantação do culto ao imperador romano. Era considera centro da religião pagã (Sheed). Todos teriam que adorar ao imperador, o que a igreja jamais faria, e por isso, foi perseguida.

Note, também, que o v.13 diz duas vezes que ali estava o trono de Satanás (Observe que o dito cujo está solto e tem certo poder. Trono significa poder, autoridade, regência). Então, era um grande desafio ser cristão em Pérgamo.

Porém, o poder de Satanás se torna insignificante mediante a identidade do Senhor Jesus. Qual é a identidade dele nesta carta? Então vejamos a identidade do remetente da carta.

Identificação do Remetente

No começo de cada uma das cartas às sete igrejas da Ásia, Jesus se identifica com uma das características apresentadas em sua aparência gloriosa a João no capítulo 1.9-20.

À igreja de Pérgamo a característica é: “Aquele que tem a espada afiada de dois gumes”. Em 1.16, tal como também em 19.15, diz que essa espada de dois gumes saía da boca do Senhor.

Então, essa espada é a Palavra de Deus, na verdade mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes (Hb 4.12) e a mesma “espada do Espírito de Ef 6.18.

Espada aqui, é uma metáfora da Palavra de Cristo, e quer dizer que ela é penetrante e, como uma espada de dois gumes (corte dos dois lados). Ela é plena em ação, para julgar e para defender seu povo.

Como diz o profeta Isaías 55:11: “Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.

Ela esteve no início na construção do mundo (Gn 1 e 2; Jo 1.1-3; Hb 11.3). Ela está no mundo salvando o pecador através do Evangelho (Mc 1.14,15; Lc 21.33) e estará no fim encerrando a história (Ap 19.15,16).

Nessa identificação do remetente, temos assim revelados, alguns dos atributos do Senhor.

ESTUDO DA BÍBLIA APOCALIPSE 2.12-17 – ATRIBUTOS DE JESUS REVELADOS (13).

Os atributos mencionados nesta carta são: 1-A espada afiada de dois gumes (Palavra Poderosa. Revela Onipotência), 2-O conhecimento completo e perfeito (Onisciência).

Jesus declara: “Conheço o lugar onde habitas”. A todas as sete cartas Jesus declara conhecer o estado da igreja. A igreja é dele. Ele a conhece como ninguém, pois é Deus onisciente.

Além do mais, Ele é o Sumo pastor das ovelhas (1 Pe 5.4), e não se descuida delas.

E quanto a igreja de Pérgamo? Quais as virtudes dela?

AS VIRTUDES DA IGREJA DE PÉRGAMO

A igreja era fiel em meio à perseguição. Ela mantinha sua fidelidade mesmo morando numa cidade que era o trono de Satanás (Adversário, Acusador, Tentador). Essa expressão é repetida duas vezes enfaticamente (13).

A igreja tinha o vizinho do barulho, acusador, caluniador (diabo).

Aquela cidade de Pérgamo era fortemente pagã e idólatra. Ali o império romano instituiu o culto ao imperador no ano 29 A.C. O imperador queria o lugar de Deus. Então, quem o dominava?

Assim, Satanás tinha grande influência sobre Pérgamo. Por isso, era desafiador ser cristão em Pérgamo. Mas a igreja era fiel.

FIDELIDADE NOTÁVEL – ESTUDO DA BÍBLIA APOCALIPSE 2.12-17

A fidelidade da igreja tinha um mártir (testemunha) notável, Antipas. Nada se sabe dele fora deste versículo. Mas porque então ele é notável? Porque o que é dito a respeito dele vem dos lábios afiados como espada de dois gumes do Senhor, o Onipotente e Onisciente.

Note, então, como Jesus fala de Antipas, como se diz quando alguém se gaba de outro alguém, de “boca cheia”: “Minha fiel testemunha”. Ou seja, da mesma forma como Deus se gabou de Jó perante Satanás em (Jó 1:8: “E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal”.

Observe também, que Antipas morreu como fiel testemunha e Jesus sabia disso e não o impediu de morrer e nem o trouxe de volta. Considera que Antipas cumpriu bem sua missão.

Entendeu? Vou explicar com as palavras de Jesus em Marcos 8:34,35:

E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará”.

O cristão é chamado a morrer para o mundo e a viver para Deus.

Quanto às reprovações: quais eram?

REPROVAÇÕES CONTRA A IGREJA DE PÉRGAMO (14,15).

São “Poucas” ou “algumas coisas”. Quais?

1 – Mantinha alguns que sustentavam a doutrina de Balaão. Isto é, que ensinava armar ciladas, comer coisas sacrificadas aos ídolos e a prostituição (ver Nm 22-25; 31.16). O comer das coisas sacrificadas pode significar participar de festas pagãs, e se prostituir em ambos sentidos: Espiritual, adorar deuses e lascívia.

2 – Mantinha os que sustentavam a doutrina dos nicolaítas (15) um ensino em conexão com a doutrina de Balaão (Ver carta à igreja de Éfeso, v 6).

Ensinos:

  • A igreja só tem um doutrinador que é Cristo.
  • A igreja só tem uma doutrina: A de Cristo.

Quaisquer outras doutrinas e doutrinadores devem ser enfrentados com firmeza, custe o que custar.

A Bíblia ensina muito bem a disciplina na igreja em vários casos (Mt 7.15-23; Cap.18; Rm 16.17,18; 2 Co 11.13-15; Gl 1.6-9).

Prosseguindo, veremos agora as exortações universais. Estas se aplicam a todos as igrejas.

Imagem de Pexels por Pixabay

EXORTAÇÃO UNIVERSAL (16-17)

Em primeiro lugar, o chamado ao arrependimento com advertências e promessas aos vencedores.

Lembrando que as condições para vencer nos são oferecidos por aquele que nos chama, ou seja, o próprio Senhor onipotente e onisciente. Até porque nada podemos sem Ele (Jo 15.5).

ESTUDO DA BÍBLIA APOCALIPSE 2.12-17 – O CHAMADO AO ARREPENDIMENTO

O que é arrependimento e qual sua importância? O arrependimento é metanoia, mudança de mente e de mentalidade. Isto envolve trocar crenças erradas por crenças de que se conscientizou ser a certa. O mesmo se aplica a valores éticos e morais.

João, o Batista, pregou enfaticamente o batismo de arrependimento para remissão dos pecados (Mc 1.4). Na ocasião, ele chamava as pessoas a confessar os pecados e a mudar comportamentos.

Então, não há tratamento para o problema do pecado sem que haja sincero arrependimento e confissão (1 Jo 1.9).

Depois de João, Jesus veio também pregando arrependimento como pre requisito para entrar no Reino dos Céus (Mc 1.14,15). Não se pode entrar no céu sem arrependimento sincero e sem confissão de pecados.

Em seguida, temos advertência universais.

URGÊNCIA NA OBEDIÊNCIA

Aqui há uma expressão importante nos Evangelhos e dentro do Apocalipse, especialmente. Jesus diz repetidas vezes: “Venho sem demora” (2.5,16; 3.11 Carta à Igreja de Filadélfia); “brevemente” 1.1; “Cedo venho” (22.7,11,20). Junto com essa expressão há uma advertência.

Tais repetições significam fato certo, garantido. Vai acontecer mesmo com urgência, brevidade. A palavra para brevemente, segundo Pr. Isaltino é táxei, de táxi, rápido.

Junto com a advertência há um alerta com respeito a vinda do Senhor. Isto também é fato certo. O Senhor está vindo (2.5, 16,25; 3.3,11; 22.7,11,20).

O chamado do Senhor exige urgência na obediência. Precisamos atender urgentemente esse chamado e nos arrependermos dos nossos pecados. “Manda quem pode, obedece quem tem juízo.”

Então não podemos tratar o chamado do Senhor brasileiramente, isto é, deixando tudo para a última hora. Por isso, o hino nos adverte: Meu amigo hoje tu tens a escolha, vida ou morte: Qual vais aceitar? Amanhã pode ser muito tarde, hoje Cristo te quer libertar” (CC 259).

ADVERTÊNCIA UNIVERSAL: OUÇA O ESPÍRITO SANTO (17)

Quando leio repetidamente essa expressão, parece-me que o Espírito Santo foi a Jesus e disse: Olha, é melhor você escrever uma carta para os seus discípulos porque eles não querem me ouvir. Manda a eles que me ouçam, que me respeitem.

Então, Jesus manda João escrever sete vezes em seguida: “Quem tem ouvidos para ouvir, Ouça o que o Espírito diz às igrejas” (2.7,11. 17,29; 3.6,13,22). A ênfase quer dizer que isso é importante e inadiável; urgente.

É drástico quando os discípulos não ouvem intencionalmente com intuito de obedecer à Palavra do Senhor ministrada pelo Ensinador e Consolador.

As igrejas têm abandonado a Palavra inspirada pelo Espírito Santo. Muitas tem a Palavra como parcialmente inspirada. Outras acham que a Bíblia como Palavra de Deus precisa ser reescrita e reinterpretada, fazendo-a dizer o que eles querem ouvir. Querem ditar para o Espírito Santo o que Ele deve falar.

Isso é tão sério que à Igreja dos Tessalonicenses, disse Paulo: 1 Tessalonicenses 5:19-22:

“Não extingais o Espírito.
Não desprezeis as profecias.
Examinai tudo. Retende o bem.
Abstende-vos de toda a aparência do mal.”

Ora, sinceramente, precisava alguém dizer isso a uma verdadeira igreja do Senhor? É óbvio que não. No entanto, a advertência é constante e não é à toa. É porque a igreja se faz de surda.

Muitas, a surdez delas já as mataram, e elas ainda nem perceberam que já não são igrejas verdadeiras, e, se não são verdadeiras, são falsas. Muitas, para não dizer a maioria, são igrejas zumbis (ver Carta à Igreja de Éfeso), que caíram do conceito de igreja bíblia mas ainda não perceberam. Outras são mortas como a Igreja de Sardes (3.1-6) pensam que vivem, mas estão mortas, Outras ainda, por causa da mediocridade e prepotência, deixaram Jesus de fora, como a Igreja de Laodiceia (3.14-22).

Entretanto, mesmo a essas igrejas Jesus endereça suas cartas, chamando-as ao arrependermos e a vida. Então, como a palavra é poderosa como espada de dois gumes, há esperança.

Ainda mais, este é um dos ensinos das Sete Cartas do Apocalipse. Como sete simboliza completude, estes ensinos falam a todas as igrejas em todos os tempos e lugares chamando ao arrependimento para remissão de pecados para recebermos o perdão de Deus.

ESTUDO DA BÍBLIA APOCALIPSE 2.12-17 – PROMESSA UNIVERSAL (17).

O vencedor vai receber o maná escondido e uma pedrinha branca com um nome novo e secreto. Quais os significados disso?

O mana lembra aquele que caiu do céu no quando o povo de Israel peregrinava no deserto (Nm 11). Mas tal maná físico foi substituído ou reinterpretado no Novo Testamento como o pão do céu ou pão da vida, Jesus (Jo 6.31-58).

Agora, os obedientes ao Senhor terão esse pão no banquete celestial, na grande ceia no céu, quando participarem das Bodas do Cordeiro (Ap 19.9).

Pedrinha branca. Sheed diz que na antiguidade, “usava-se uma pedrinha branca como voto em benefício de um réu, e como ‘documento’ de um escravo liberto”. Então seria como uma Carta de Alforria.

Isaltino aponta quatro possibilidades em que todas se aplicam: “1º) o réu absolvido; 2º) o escravo libertado; 3º) o vencedor de corridas; 4º) guerreiro vitorioso.”

O Novo nome fala da nova identidade pessoal oriunda da Nova Aliança em Cristo. Mudança de nome geralmente tem a ver com mudança de caráter, de identidade.

Interessante notarmos que quem nomeia é quem tem autoridade sobre o nomeado. Nossos pais nos deram o nome que temos porque tinham autoridade para isso. Quer gostemos de nossos nomes ou não.

#linkbiblia, #Jesus, #Deus, #igrejacristã, #apocalipse,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.