Nota Sobre O Capítulo 36 de Gênesis

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Nota: Esaú é Edom (Vermelho). Ele recebeu este nome porque pediu para comer do guisado vermelho de lentilhas que Jacó tinha preparado. Esaú vendeu seu direito de primogenitura por tal guisado (Gn 25.29-34).
Imagem de DarkWorkX por Pixabay.

Esaú quer dizer “peludo”. Ele recebeu este nome por ter nascido peludo (Gn 25.25).

Nota Número 2: Ênfase de Esaú é Edom.

Este capítulo trata de Esaú e seus descendentes. Esclarece que Esaú é Edom.  O texto quer deixar claro que Esaú é Edom de quem descende o povo conhecido edomita, e que também serviu de nome a região conhecida como “terra de Edom” (31), anteriormente chamada de Seir (Dt 2.12).

Nota Número 3: Separação das descendências.

O capitulo deixa claro, principalmente, a separação entre Ele com seus descendentes e Jacó com seus descendentes. Desde que Deus chamou Abraão notamos o isolamento dele e de seus descendentes herdeiros da benção de outros periféricos. Por isso Abraão saiu do meio de sua parentela. Depois se separou de Ló. Agora Jacó, o herdeiro da primogenitura se separa de Esaú (36.6-8).

Esaú Foi Grandemente Abençoado.

Mas este texto destaca, também, que Esaú foi grandemente abençoado em termos materiais. Ele possuiu muitos bens e teve uma geração numerosa e próspera, com muitos príncipes tribais (15-19, 31-43).

Nota Número 5: Por que os descendentes de Seir estão aqui?

Os descendentes de Seir também são listados neste capítulo. Talvez porque Esaú firmara uma aliança com eles, tratou-os como seu povo. Esaú era do tipo de se misturar mesmo. Uma de suas mulheres, Oolibama, parece ser descendente de Seir (2, 25).

Além disso, uma curiosidade talvez tenha sido a causa de simpatia entre eles. Já dissemos acima que Esaú quer dizer “peludo”. Seir, segundo o Dicionário J. D. Davis significa “Cabeludo”.

Relatos Posteriores

Como descendentes de Abraão, esperava-se uma relação amistosa entre o povo edomita e israelita. Mas os descendentes de Edom não considerou isto e se opôs aos descendentes de Israel (Jacó), como se vê em Nm 20.14-21. Por tal atitude, Deus os rejeitou (Am 1.6,119.12; Ml 1.4).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.