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Nota: Esaú é Edom (Vermelho). Ele recebeu este nome porque pediu para comer do guisado vermelho de lentilhas que Jacó tinha preparado. Esaú vendeu seu direito de primogenitura por tal guisado (Gn 25.29-34).
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Esaú quer dizer “peludo”. Ele recebeu este nome por ter nascido peludo (Gn 25.25).
Nota Número 2: Ênfase de Esaú é Edom.
Este capítulo trata de Esaú e seus descendentes. Esclarece que Esaú é Edom. O texto quer deixar claro que Esaú é Edom de quem descende o povo conhecido edomita, e que também serviu de nome a região conhecida como “terra de Edom” (31), anteriormente chamada de Seir (Dt 2.12).
Nota Número 3: Separação das descendências.
O capitulo deixa claro, principalmente, a separação entre Ele com seus descendentes e Jacó com seus descendentes. Desde que Deus chamou Abraão notamos o isolamento dele e de seus descendentes herdeiros da benção de outros periféricos. Por isso Abraão saiu do meio de sua parentela. Depois se separou de Ló. Agora Jacó, o herdeiro da primogenitura se separa de Esaú (36.6-8).
Esaú Foi Grandemente Abençoado.
Mas este texto destaca, também, que Esaú foi grandemente abençoado em termos materiais. Ele possuiu muitos bens e teve uma geração numerosa e próspera, com muitos príncipes tribais (15-19, 31-43).
Nota Número 5: Por que os descendentes de Seir estão aqui?
Os descendentes de Seir também são listados neste capítulo. Talvez porque Esaú firmara uma aliança com eles, tratou-os como seu povo. Esaú era do tipo de se misturar mesmo. Uma de suas mulheres, Oolibama, parece ser descendente de Seir (2, 25).
Além disso, uma curiosidade talvez tenha sido a causa de simpatia entre eles. Já dissemos acima que Esaú quer dizer “peludo”. Seir, segundo o Dicionário J. D. Davis significa “Cabeludo”.
Relatos Posteriores
Como descendentes de Abraão, esperava-se uma relação amistosa entre o povo edomita e israelita. Mas os descendentes de Edom não considerou isto e se opôs aos descendentes de Israel (Jacó), como se vê em Nm 20.14-21. Por tal atitude, Deus os rejeitou (Am 1.6,119.12; Ml 1.4).