Livro Didático Ferramenta para Estudos Bíblicos

Tempo de leitura: 3 minutos

Livro didático de exegese e hermenêutica: Por que ele é fundamental para pastores, teólogos, professores de Bíblia e pregadores leigos?

Um Livro Didático Ferramenta Para Estudo Bíblico

Você se interessa pelo estudo das Escrituras Sagradas? Você tem dificuldade de entender a Bíblia? Então veja esta dica.

Sempre ouço pessoas dizerem que leem a Bíblia, mas não entendem nada. Outras vezes ouço pregações e ensinos proferidos como fossem bíblicos, porém, nada têm a ver com a Bíblia. Incrivelmente, alguns são proclamados com eloquência tal como se fossem realmente a voz de Deus.

Em Atos 8:30  Felipe correndo ao lado da carruagem do eunuco da rainha de Candace, viu que este lia o livro do Profeta Isaías. Felipe então perguntou: “E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?”

O eunuco respondeu: “Como poderei entender, se alguém não me ensinar” (Atos 8:31).

Então Felipe ensinou-o. Ele entendeu, e quis ser batizado num rio que havia ali mesmo.

Livro Didático Com Título Extraído da Bíblia

A pergunta de Felipe: “Entendes o que lês?” é o título do livro de Gordon D. Fee & Douglas Stuart. Eu o tenho como manual de estudo das Escrituras.  

A primeira impressão em português foi em 1984. Eu o conheci em 1993 quando cursei teologia. Desde então o consulto frequentemente, e indico a quem quer conhecer melhor a Bíblia.

Passados 37 anos desde sua primeira impressão em português, até hoje (junho 2021), não tenho notícia de um livro melhor do que este no assunto. É um livro ao alcance do entendimento do mais simples estudante.

Exegese

Neste livro há definição e exemplos de exegese, matéria indispensável para o entendimento correto das Escrituras. É com a exegese que o intérprete compreende o que o texto significou para os ouvintes ou leitores originais. 

Sem uma boa exegese, o intérprete peca contra o texto bíblico. É assim que muitos atribuem ao texto bíblico conceitos, ensinos e práticas que não são verdadeiros. Daí, o surgimento de várias heresias.

Hermenêutica

Ao lado da exegese está a hermenêutica. Ambas são irmãs siamesas. Isto é, elas são inseparáveis. 

A hermenêutica toma a exegese e vai além. É com ela que você entende a aplicação do texto para os ouvintes originais. Depois ela  os contextualiza e os aplica aos ouvintes atuais. 

Não podemos tomar o texto bíblico como se ele estivesse falando diretamente para nós. Há muitas versões que trabalham o texto a fim de deixá-los cada vez mais na linguagem de hoje. Mas é melhor que o estudioso tenha critérios para saber qual a melhor versão, a mais fiel aos textos originais.

Entendes o que lês? Navega pelo Velho e pelo Novo Testamento abordando as peculiaridades de forma simples e fácil de entender.

Por fim, o livro explica e demonstra diferenças entre os gêneros literários e a forma de analisá-los, a fim de extrair o melhor possível.

Recomendo Entendes o que lês. Atualmente com Nova Capa. Caso tenha interesse, acesse a loja clicando aqui:

Estudo o Apocalipse: Aqui

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.