Busca Implacável e Alegria no Encontro

Tempo de leitura: 3 minutos

A Busca Implacável de Jesus para restaurar a ovelha perdida é a maior prova de amor. Isto é o que ensina a Parábola da Ovelha Perdida.

A Busca Implacável Pelo Pecador

Primeiramente, o que é uma parábola? Parábola é uma historinha empregada para extrair ensinos para a vida moral e espiritual.

Então, qual a demanda que levou a Jesus a contar esta parábola? Qual deficiência de entendimento Jesus viu no seu auditório? As respostas a essas perguntas são fundamentais para o entendimento desta e demais parábolas.

Então, qual era o auditório de Jesus, além dos discípulos? Vejamos o texto Lucas 15:1-7:

E Chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir.
E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles.

Quem eram os publicanos e pecadores, os fariseus e os escribas?

Os publicanos eram cobradores de impostos, neste caso, para o Império Romano. A maioria deles extorquiam o povo cobrando mais do que o devido. Por isso, eles eram odiados. Sobre estes, isto é tudo que precisamos saber neste artigo.

Os pecadores diz respeito a pecados diversos.

Os outros dois tipos de ouvintes são os fariseus e escribas. Os fariseus eram um partido separatista. Estes apareciam sempre associados aos escribas. Eles se consideram peritos na Lei de Moisés.

Já os escribas copiavam e guardavam a Lei. Eles também eram peritos na Lei. Mas o que há de errado com esses dois grupos?

Inicialmente, eles eram zelosos da Lei. Mas com o tempo acrescentavam suas interpretações como sendo mais importante que a Lei. Com isso, as interpretações deles acabavam invalidando a Lei sem que eles se dessem conta. Ficaram cegos pelo zelo religioso (Mc 7.13; Mt 23).

Então, sabe porque Jesus contou as três parábolas deste capítulo 15 de Lucas? Foi porque os escribas e fariseus o criticava por Jesus receber e ensinar os publicanos e pecadores. Para eles, gente santa não se mistura com os publicanos e demais pecadores. Estes não mereciam salvação, como eles, na crença deles.

Entretanto, o nosso foco neste post está na primeira Parábola, a da Ovelha Perdida.

Busca Implacável Pela Ovelha Perdida

E o que diz esta Parábola? Jesus dirigiu uma pergunta direta a eles:

Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e vai após a perdida até que venha a achá-la?” (Lucas 15:4).

Note que Jesus buscou um ponto de identificação com algo comum da vida deles. Eles estavam acostumados com tal prática de buscar sua ovelha perdida.

Com respeito a isso, li certa vez que era status alguém ter cem ovelhas. Noventa e nove não era admissível.

Se isto pode ser tomado como verdade, então explica o empenho do pastor para buscar sua ovelha perdida.

Sim, eles sabiam bem o que era isso. Eles até quebravam a Lei do descanso (sábado) para resgatar uma ovelha conforme esta em Mt 12.11.

Era comum também depois de totalmente resgatar a ovelha, fazer uma festa para comemorar tamanha alegria .

Assim, essa atitude comum deles, Jesus aplica à sua atitude com relação aos publicanos e demais pecadores. Estes são como ovelhas perdidas que o Bom Pastor quer resgatar.

Portanto, Deus fica feliz, e promove uma festa quando um pecador se arrepende.

É um prazer para Deus receber pecadores que precisam de arrependimento, mas do que de noventa e nove que não precisam.

As noventa e nove que não precisam de arrependimento se aplica aos escribas e fariseus. Eles que fiquem no deserto, se assim desejam. Mas no céu de Deus haverá uma festa eterna, muita alegria por um só que se arrepender.

Por fim, esta é a aplicação e explicação desta Parábola.

Imagem: Pixabay.

Pr Odivan Velasco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.