Abraão Um Homem Abençoado por Deus

Tempo de leitura: 2 minutos

Abraão, Um Homem Abençoado por Deus, relata mais uma aventura desse eleito pelo Senhor na sua peregrinação entre os filisteus (Gênesis 21:22).

Quem Eram Os Filisteus

A origem dos filisteus é atribuída aos Egípcios ou Mizraim, descendente de Cão (veja: Gn 10.6,14). “Mizraim (Mitzraim, “Egito” ou “terra vermelha”). Segundo filho de Caro (Gn 10: 6, 13) e antepassado dos egípcios” (Bíblia.work).

O rei Abimeleque, “pai do rei” (J. D. Davis) talvez tenha sido o mesmo do capítulo 20. Este se apresentou com o comandante de seu exército, Ficol, a Abraão.

A Visita de Abimeleque A Abraão Um Homem Abençoado

O motivo da visita era buscar uma aliança com o patriarca, agora com toda dignidade do nome, pois era de fato, pai.

A primeira declaração é o reconhecimento da marca dos patriarcas: “Deus é contigo em tudo o que fazes” (v.22). Duas considerações sobre isso:

1- Abraão Um Homem Abençoado e sua Esposa Sara, O Fio de Esperança da História

E este foi o motivo de Abraão e Sara: 1-Ter se tornado o fio de esperança para a salvação do mundo; 2-ter ganhado respeito histórico.

Eles não tinham condições nenhuma de se tornarem pais, de terem descendência. Eles reconheceram que a salvação deles foi um milagre, algo inacreditável que lhes deu significado (21.5-7).

2-Aliança Abençoadora.

É saudável se fazer aliança com um homem escolhido por Deus. Navegar nas bençãos materiais e espirituais concedidas a ele. Abimeleque percebeu isso.

As alianças ou pactos eram tratos e contratos marcados por algo que pudesse servir de pagamento ou documento. Abraão jurou. Este juramento era uma garantia.

O Juramento No Contexto

O juramento num pacto judicial era bastante usado no Velho Testamento. O Novo Testamento ensina a não jurar, porém usar da própria palavra com o peso de um juramento (Mt 5.33-37; 23.26-32).

A palavra do homem de Deus deve ter peso de Palavra de Deus.

Beer-Seba

Abraão e Abimeleque juraram não haver contenda entre eles e seus descendentes imediatos.

Também juraram que não haveria mais demanda entre eles e seus descendentes a respeito de um poço. Abraão, além de pagar pelo poço, requereu o juramento de Abimeleque, mediante o recebimento de 7 cordeira como reconhecimento de que o poço lhe pertencia.

Houve um tempo assim, em que a palavra de um homem, especialmente de um crente, tinha peso de honra e veracidade. Hoje o cenário é de desconfiança de tudo e de todos em todas as camadas sociais.

Leia também Dois Leprosos Abençoados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.