EBENÉZER A ROCHA DA NOSSA AJUDA

Tempo de leitura: 4 minutos

EBENÉZER é o nome que Samuel deu a uma rocha em comemoração da vitória contra os filisteus. A história está registrada em 1 Samuel 7.12: “Então tomou Samuel uma pedra, e a pôs entre Mizpá e Sem, e chamou-lhe Ebenézer; e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor.”

O EBENÉZER DENTRO DO CONTEXTO BÍBLICO

Por que ele fez isso? Porque Israel havia sido derrotado pelos filisteus (1 Sm 4.1-22), E os filisteus levaram a Arca da Aliança (1 Sm 5.1-12).

Então, os filisteus colocaram a Arca no templo do deus deles, Dagom (1 Sm 5). Mas as coisas não estavam indo bem entre a Arca e o deus deles, pois todos os dias a estátua de Dagom amanhecia danificado, e a Arca, intacta.

Além disso, enfermidades começaram a surgir. Então, os filisteus decidiram devolver a Arca e, para resumir a história, Samuel estava orando a Deus e pedindo perdão pelos pecados do povo quando soube de um novo levante dos filisteus contra Israel (1 Sm 7.5-7).

Os filhos de Israel foram contra eles e o Senhor os venceu. Sim, o Senhor trovejou contra eles se apavoram de modo que foram facilmente derrotados por Israel (1 Sm 7.10,11).

Então, Samuel erigiu a pedra como um marco da ajuda de Deus ao seu povo num momento crítico da história deles.

Entretanto, o nome Ebenézer aparece antes desse evento no Livro de Samuel, por exemplo, capítulo 4.1 e 5.1. Então, por isso alguém poderia levantar dúvidas sobre a veracidade dos fatos.

Porém, o leitor deve crer que o escritor escreveu após os fatos, e por isso, a narrativa aparece atualizada ou os copistas atualizaram. Isto não alterou em nada a narração bíblica.

Além disso, notamos que Ebenézer passou a designar o nome daquele lugar ou região localizada entre Mispa e Sem.

Por causa desse marco memorável a palavra Ebenézer tem nomeado pessoas, igrejas e outras organizações.

UM MEMORIAL

Mas, muitos poderiam usar este marco para defender a idolatria. Porém isto não se aplicou no contexto do Livro de Samuel. Não era costume se prostrar diante da pedra Ebenézer e nem, fazer súplicas a ela ou a Deus por intermédio dela.

Ele serviu apenas como um memorial histórico e não como instrumento de culto.

Quanto a isso, é notável que a Arca da Aliança também fizesse parte daquele contexto, e significasse a presença de Deus com seu povo. Uma presença que desconstruiu o culto idolátrico dos filisteus, e confirmou como verdadeiro o culto de Israel ao verdadeiro e único Deus.

O NOSSO EBENÉZER

Mas, você deve estar se perguntando o que tem tudo isso a ver conosco hoje, não é verdade? Então, vamos entender o significado para nós.

Assim sendo, vemos na narração bíblica que Deus luta pelos seu povo. Sim, Ele não apenas lutou, mas luta por aquele que nele confia. Então, este é o significado para nós.

Deus é perito em promover ajuda para vencermos nossas lutas, limitações e pecados. Foi Deus quem deu ao homem, Adão uma ajudadora idônea, Ezer + kenegdô. “Ezer significa ajuda, força, vigor, firmeza” (Isaltino G.C. Filho). Kenegdô traz a ideia de colocar um frente ao outro como apoio.

Com respeito a ajuda, o povo de Israel vivenciou tantas vezes que Deus era a rocha da salvação deles, cuja obra é perfeita (Dt 32.4; Sl 95.1; 62.6).

Porém, as autoridades judaicas do rejeitaram a pedra de ajuda que veio do céu para ser o fundamento eterno deles. Eles rejeitaram a pedra angular, a pedra de esquina e o único fundamento para vida eterna (Sl 118.22; Mt 12.10; 21.42; At 4.11; 1 Co 3.11;Ef 2.20).

PARA NÓS

Noutra forma de dizer:

Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome” (João 1:11,12).

Ou seja, ainda hoje e agora mesmo, Deus pôs diante de nós a Rocha da nossa salvação, o fundamento eterno para nossa alma que é seu Filho Unigênito, Jesus Cristo. Deus continua promovendo ajuda para que o homem perdido seja restaurado, e para que os aflitos sejam consolados.

Você pode, agora mesmo, firmar-se sobre a rocha eterna Jesus Cristo.

Assista no Youtube

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.