Rescisão de Contrato Entre Jacó e Labão

Tempo de leitura: 4 minutos

A Rescisão de Contrato Entre Jacó e Labão acontecerão após o nascimento de José. Jacó sentiu, por indicação de Deus, que era hora de partir da casa do sogro. Este não queria perde-lo, pois via que Deus o abençoava através do trabalho de Jacó (27). Neste post veremos: 1-Jacó não era o trapaceiro que muitos pensam; 2 – A prosperidade de Jacó.  Gn. 30.27-31.55.

A Rescisão de Contrato Revela Que Jacó não era o trapaceiro que muitos pensam.

Costumeiramente se ouve dizer que Jacó era enganador, trapaceiro. É verdade que ele aplicava uns golpes (até estranhos), mas não chega a ser o enganador que alguns dizem. Veja no caso de seu relacionamento com seu sogro a seguir.

1ª negociação e a
Rescisão de Contrato

Jacó havia contratado trabalhar sete anos por Raquel. Ele cumpriu sua parte do contrato, mas Labão lhe entregou outra filha. Quem então foi o enganador ou espertalhão nesta questão?

2ª negociação e a
Rescisão de Contrato

Jacó aceitou a proposta do sogro de trabalhar mais sete anos pela mesma mulher. Cumpriu a proposta. Essa mulher devia ser muito especial mesmo para que o homem trabalhasse 14 anos por ela. Ele poderia toma-la e fugir. Mas ele cumpriu os acordos. Seria ele, então, enganador?

3ª negociação e a
Rescisão de Contrato

Jacó propôs trabalhar mais algum tempo para o sogro. Separaria a partir de então, dentre o rebanho aquele que seria seu pagamento. O sogro aceitou satisfeito (32-34). Mas Labão passou a perna em Jacó, separando o rebanho que pudesse vir a ser deste ou, que pudesse gerá-lo, e pôs nas mãos de seus filhos a três dias de jornada de distância (35-36). Labão mudou o trato por 10 vezes (31.7). Mas uma vez a malandragem aqui foi de Labão e a vítima foi o “esperto” Jacó.

A fama de Jacó de ser enganador vem do entendimento equivocado do significado de seu nome e da declaração de Esaú em Gn.  27.36. Mas já vimos alguns detalhes desses acontecimentos. Veja aqui. Esaú pronunciou Sua declaração num momento de ódio (41). Jacó quer dizer “Suplantador”, e tem a ver com seu nascimento agarrado ao calcanhar de seu irmão. A palavra então tem algo a ver com calcanhar e não com engano. Segundo estudiosos da língua hebraica a raiz de suplantador parece com a raiz de enganador.

A fama de malandro, não se evidencia nos seus contratos com seu sogro e no tratamento com sua esposa, Raquel. Ah mas e a história das varas em frente ao rebanho forte para produzir crias listadas? Antes disso, já vimos que seu sogro foi quem aplicou o golpe primeiro. Todo mundo pensaria em algo lógico para se resguardar de outras decepções. Mas que algo lógico Jacó pensou? Que tática é essa de colocar varas listadas diante de animais fêmeas para essas darem à luz das crias listadas? Será que isso funciona? Veja a seguir o que de fato deu certo na vida de Jacó.

A Rescisão de Contrato e A prosperidade de Jacó.

De onde vem, então, a fama de Jacó. Será de seu poder de negociação? Será que foram suas táticas, espertezas? É notório que durante todo tempo Jacó não se enriqueceu enquanto vivia com seu tio e sogro, Labão (20 anos – 31.38). Já Labão sim, enriqueceu-se muito (27,28).Vê-se em 31.36-42 a honestidade de Jacó.

Mas então, de onde vem a prosperidade de Jacó? Ele saiu poderoso da negociação com seu sogro. O que será que funcionou com Jacó que podemos copiar e sermos tão bem sucedidos?

Primeiramente, grande parte da prosperidade de Jacó já nasceu com ele. Ele foi filho de Isaque, que foi filho de Abraão. Esta é a origem da benção. Deus havia chamado a Abraão e lhe feito promessas que alcançariam a ele, e à sua descendência (Gn. 12.1-3). Jacó só tinha de cumprir os ensinamentos que recebeu de Isaque que, por conseguinte, recebeu de seu pai, Abraão, e este, de Deus. O Autor da promessa é que fez Jacó e todos os patriarcas prosperarem.

Jacó mesmo reconheceu que suas táticas não deram certo em sua vida. Deus foi quem o prosperou. Isto foi reconhecido também por suas esposas, Lia e Raquel (31.1-21). Deus escolheu a Jacó. Por isso ele prosperou.

Mas Jacó também procurou reverenciar e obedecer a Deus com sinceridade. Este é o segredo de quem quer ser vitorioso em tudo na vida: tornar-se descendência de Abraão, e viver em obediência a Deus.

Como se tornar descendência de Abraão? Veja Gálatas, capítulo 3.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.