Novo Mundo Para O Homem Novo Apocalipse 21

Tempo de leitura: 6 minutos

Novo Mundo Para o Homem Novo. O Começo da Nova Humanidade criada por Jesus Cristo através do resgate dos homens da velha história e da velha humanidade. Apocalipse 21. Imagem de Couleur por Pixabay.

Para o Novo Mundo Começar O Velho Precisa Terminar

Para que a nova história da nova humanidade se inicie é preciso que a velha história termine. Por isso, João afirma que “o primeiro céu e a primeira terra se foram, e o mar já não existe” (21.1). 

Tanto Shedd quanto Moddy observam o uso de “kainos” para “novo” enfatizando a qualidade eterna e o caráter do novo mundo. A velha terra será queimada (2 Pe 3.10). 

E quando esse velho céu e essa velha terra deixarão de existir? Quando todo o mal for vencido, julgado e condenado. 

Os capítulos 19 e 20 tratam da vitória final de Cristo sobre o mal, seus agentes e admiradores do mal. Ou seja, a besta, o falso profeta, Satanás e os povos da terra que os seguiram serão derrotados para sempre. 

O último evento deste velho estado de coisas será o julgamento no Grande Trono Branco. O céu e a terra que agora existem fugirão quando esse Trono for estabelecido. João declara: “O céu e a terra fugiram de sua presença, sem deixar vestígios” (20.11 – Bíblia de Jerusalém). 

Então, João vê tudo novo (5). Um novo céu e uma nova terra. Os dois últimos capítulos se encarregam de descrever essa nova realidade.

A declaração de Deus “Eis que faço novas todas as coisas” é enfático. Mais adiante voltarei a falar sobre isso.

Novo Mundo Sem Mar

João afirma que o mar não haverá mais. Figuradamente significa que não haverá mais separação. O mar que separava João, exilado na Ilha de Patmos, da comunidade da igreja, deixará de existir. O povo de Deus será uma grande família unida no Senhor.

O mar também pode ter tido o significado de perigo e instabilidade. Do mar veio uma das bestas (13.1-9). Havia muitas outras figuras assustadoras provindas do mar (Is. 27:1; 51:9; Jó 26:12).

Significa também que o mar de pecado que separava o homem de Deus terá fim completo e eterno quando todas essas coisas velhas terminarem, e começarem as novas.

No estabelecimento das novas coisas, o clima será de alegria descritas como as bodas de Cristo com sua Igreja (19.7; Is 65.18; 61.10;62.4-6).

Quem Cria a Nova Criação? O que Haverá na Nova Criação? Quem estará na Nova Criação?

Uma proclamação com grande voz proclama como será esse novo estado de coisas (3) e suas consequências:

Deus e Seu Povo em Íntima Comunhão.

Primeiro Deus estará com seu povo. Eles viverão em íntima comunhão eterna. Há ênfase nesta afirmação. São quatro afirmações da ideia de Deus com seu povo num mesmo versículo. 

Sobre isso, é bom lembrar que um dos nomes aplicados a Jesus é Emanuel, que quer dizer “Deus Conosco” (Mt 1.13). Ou seja, a obra de Cristo na terra é a base da comunhão eterna com Deus no céu.

Também em João 1.14 declara que Deus habitou (tabernaculou) entre nós na Pessoa do Filho. Mas, neste mundo, a habitação de Deus conosco é temporária por causa do pecado. O tabernáculo armado por Cristo aqui será confirmado na eternidade em santidade, quando o pecado for retirado para sempre do habitat do cristão. 

Se a comunhão do cristão aqui pode ser frustrada por causa do pecado, no novo céu e nova terra toda frustração será removida.  

No Novo Mundo Haverá O Fim do Mal

A proclamação tem a promessa, não pela primeira vez no Apocalipse, de enxugar toda a lágrima (7.17; 21.4).

Isto significa que a tristeza e a dor não existirão mais. De fato, é o que diz a seguir, o fim do luto, do pranto, da dor. Estes não farão parte das novas coisas da nova criação. Será o fim do mal.

Por outro lado, se o mal terá fim, o bem terá começo. Agora convivemos com o bem e mal pela escolha de Adão pela árvore do conhecimento do bem e do mal (Gn 2.9; 3.11). Mas todo mal terá fim e o bem será eterno para o povo de Deus.

A igreja oprimida pelo Império Romano tinha a garantia da parte de Deus de que toda opressão e todo mal terão fim.

Garantia das Promessas

A assinatura das promessas vem com mais promessas. Primeiro a assinatura diz respeito à Pessoa de Deus e sua obra. Ele declara: “Tudo está feito”. Lembra o “está consumado” de Jesus na cruz, embora as palavras sejam outras (Jo 19.30). 

A seguir, a identidade é revelada: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim”. Alfa é a primeira letra do alfabeto grego. Ômega é a última. Significa que Deus é o Princípio e o Fim de tudo, mas especialmente da Revelação.

Veja que não diz “Eu fui o Princípio e serei o Fim”, mas Eu Sou. O nome eterno de Deus revelado a Moisés (Ex 3.14). 

Isto é, Deus é ao mesmo tempo tanto o Princípio quanto o Fim. O começo, o meio e o término da História estão em Deus. Ele tem o controle. 

O que era, o que é, e o que virá, o tempo, tudo está consumado para e em Deus. Este versículo 6 é a assinatura de Deus confirmando que toda Revelação consumada é verdadeira. 

Soma-se a isto a parte final do versículo 5: “Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras”.

Portanto, quem não quiser crer nas Escrituras, tem de considerar que ela afirma ser verdadeira, e assinada por Deus.

Tudo neste mundo há de passar, mas as palavras de Deus não passará jamais (Mt 24.35). 

O Mundo Novo Terá Nova Cidade Santa

Para o novo homem em Cristo haverá novo céu, nova terra e nova cidade santa. A Jerusalém (cidade de paz) descerá do céu; não é de homens, é de Deus.

A Jerusalém terrena matava os profetas e até o Senhor foi morto nela (11.8). A Jerusalém celestial será acolhedora de Deus e seu povo. 

A descrição é a melhor possível, a de um casamento onde a cidade é como uma noiva que desce adornada para seu esposo (2). 

E mais promessa: “Eu a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida” (6).

O vencedor herdará todas as coisas e será filho de Deus (7). 

Os perdedores estão listados a seguir: os covardes, incrédulos, abomináveis, assassinos, impuros, feiticeiros, idólatras, todos os mentirosos.

Estes não só ficarão de fora, como serão condenados ao lago de fogo e enxofre, “a saber, a segunda morte” (8).

Convite Para Você

Não faça parte desta lista. Deus chama você para ser povo e membro da família dele através da fé em Jesus Cristo.

Pr Odivann Velasco

Consultas

  • Comentário Bíblico Mooddy
  • Comentário Bíblico Broadmam
  • Bíblias:
  • de Jerusalém
  • Shedd
  • Apologética
  • Nova Tradução na Linguagem de Hoje

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.