LIMPEZA FACIAL E ESPIRITUAL IMEDIATA

Tempo de leitura: 5 minutos

Limpeza facial imediata foi a conquista do homem leproso de Marcos 1.40-42. Certamente ele conseguiu muito mais do que isso. Vejamos. Imagem de Engin Akyurt por Pixabay

Limpeza Facial e Lepra

Certamente, o homem não identificado que se aproximou de Jesus em busca de cura, não procurava a mera limpeza de pele a qual muitos buscam hoje. Ele buscava, sim, a cura da lepra.

E o que era, então, a lepra? A lepra era uma doença terrível na época, e aterrorizava muitas pessoas. 

A Bíblia menciona vários casos de lepra no Velho e no Novo Testamentos. Como exemplo, posso mencionar os quatro leprosos de 2 Reis 7; Naamã recebeu cura, mas o servo ambicioso de Eliseu ficou leproso 2 Reis 5.27. 

A propósito, Jesus menciona que havia muitos leprosos nos dias de Eliseu (Lc 2.27).

O mesmo ocorria nos tempos de Jesus, no Novo Testamento. Tanto assim, que Jesus se tornou a esperança de cura para muitos (Lc 17.12).

Entretanto, não sabemos com certeza se a lepra nas Escrituras se refere à mesma Elephantiasis Grecorum ou Hanseníase. O termo em hebraico para lepra é saraath, e quer dizer açoite. 

Outras doenças de pele podiam ser, a princípio, confundidas com lepra. Por isso o sacerdote acompanhava com cuidado, observando as prescrições da Lei. Já a causa da doença que conhecemos hoje como lepra é a bactéria Mycobacterium leprae. 

Porém, como já mencionei, nos tempos bíblicos, principalmente do Velho Testamento, qualquer doença similar era, a princípio, tratada como lepra. Até mesmo as vestes e agasalhos poderiam ser contaminados, certamente não por lepra, mais algo considerado igualmente impuro. Talvez se refira a algum tipo de fungos.

Morte Social e Emocional

A lepra, porém, não tinha cura, nem tratamento. O sacerdote acompanhava todo processo. Eles eram quem declarava a pessoa enferma de lepra ou cura dela. Havia leis específicas para isso, conforme está em Levíticos 13;14; 22.14; Nm 5.2.

Mas, o pior era que o leproso tinha de ficar recluso, fora do convívio em sociedade. Era um tipo de morte social. 

Desta forma, Levítico 13:45,46 descreve bem isso: “Também as vestes do leproso, em quem está a praga, serão rasgadas, e a sua cabeça será descoberta, e cobrirá o lábio superior, e clamará: Imundo, imundo. Todos os dias em que a praga houver nele, será imundo; imundo está, habitará só; a sua habitação será fora do arraial.

Então, os leprosos dos tempos bíblicos sofriam reclusos com uma doença atrofiante; e ainda eram excluídos da sociedade. Não podiam se aproximar de outras pessoas. As prescrições eram para não haver contaminação de outras pessoas (Nm 5.1-3).

Então, o que o homem leproso estava fazendo entre a multidão que ia a Jesus em busca de cura? Por que ele não estava recluso? 

Isto significa que ele descumpriu a lei. Ele foi ousado na busca de cura. Certamente que ele não fez isso buscando uma mera reparação estética ou limpeza de pele para que suas fotos ficassem mais apresentáveis nas redes sociais. Ele, com esperança, buscou a cura para um problema que lhe matava física, emocional e socialmente.

Limpeza Facial e Espiritual

Além disso, é mais provável que todas as prescrições legais quanto a lepra fossem por purificação espiritual. Quem recebia a cura tinha de cumprir certos ritos religiosos (Lv 14). Por isso, Jesus mandou que o leproso curado fosse aos sacerdotes (Mc 1.44). 

Outra consideração, é a ideia de que Deus é Santo, e o homem pecador tem de se purificar para se apresentar perante Ele.

Ainda mais, também os ritos religiosos e os sacrifícios deveriam ensinar gratidão a Deus pela purificação de uma doença terrível e incurável. Assim, entendia-se que a cura era por operação de Deus.

Então, quando o homem leproso foi a Jesus, ele foi com esperança e fé de que Deus poderia curá-lo. 

Como O Leproso Conseguiu A Cura?

Note ainda, como ele se portou na busca da cura: 1 – Ele se apresentou rogando, isto é, com insistente pedido em humildade; 2 – Ajoelhou-se diante de Jesus. Ajoelhar significa adoração e reconhecimento da majestade de Jesus; 3 – O pedido dele por limpeza reconhece a vontade de Jesus como soberana, “Se queres…”. Ele não determina nada. Submete-se a Jesus.

Como Deus não rejeita a um coração quebrantado e contrito (Sl 51.17), Jesus disse: Quero, sê limpo. O homem ficou limpo imediatamente. Limpeza de pele imediata e completa, limpeza de pele profunda.

Por que Jesus atendeu ao homem leproso? Por que teve grande compaixão dele. A compaixão de Deus é, de fato, a única causa das bênçãos.

Então, assim como a lepra não tinha cura, e só Deus poderia curar o homem, o pecado também é uma doença que Jesus pode curar.

Jesus não é nenhum esteticista, mas também opera limpeza facial, e mais, limpeza espiritual.

“E aproximou-se dele um leproso que, rogando-lhe, e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me. Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo. E, tendo ele dito isto, logo a lepra desapareceu, e ficou limpo” (Marcos 1:40-42).

Leia também A Paixão de Cristo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.