Reino de Deus | Três Passos Para Reino de Deus

Tempo de leitura: 6 minutos

Reino de Deus exige três passos necessários para quem quer entrar nele. Na conversa de Jesus com Nicodemos podemos ver esses passos. Nicodemos era um dos principais fariseus. Ou seja, ele era mestre do judaísmo. Ele procurou a Jesus, de noite, e começou com elogios. Mas Jesus foi direto ao ponto: “Se não nascer de novo não pode entrar no Reino de Deus” (v.3). Nicodemos não entendeu e então Jesus começou a explicar a ele o que significava o novo nascimento e que este é condição para no Reino de Deus. Sem o novo nascimento ninguém entra no céu. É preciso ser nova criatura. Você quer entrar no Reino de Deus? Então você precisa nascer de novo. Mas como que isto acontece? Vou apresentar os Três Passos Necessários Para Entrar no Reino de Deus (João 3.16).

O Primeiro Passo Para Entrar o Reino de Deus: Aceitar o amor incondicional de Deus – “Porque Deus amou o mundo…”.

Mundo aqui é o kosmos, ou seja “o mundo dos homens separado do resto da criação” (DITNT). Isto é, a humanidade.

Quando Deus criou o mundo e dentro deste, a humanidade, a criou segundo a sua imagem e semelhança, e disse: “É muito bom” (Gn 1.31).

O pecado entrou e separou o homem de Deus (Gn 3). Separado de Deus, a humanidade passou a viver debaixo da ira de Deus, ou seja, sua justiça e, por isso, condenada à morte.

Então entrou em ação o amor incondicional de Deus, o ágape, no Novo Testamento, ou Hesed no Velho Testamento.

Trata-se do amor que elege incondicionalmente. Isto quer dizer que Deus decidiu amar o homem pecador, que O ofendeu com pecado, e salvá-lo, sem que este tivesse quaisquer merecimentos.

Este amor foi descrito por Paulo em Efésios 2.1-9 como graça (Cháris).

E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,

Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;

Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.

Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,

Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),

E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;

Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.

Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
Efésios 2:1-9

O motivo de Deus agir para salvar é AMOR.

Amor, neste caso, não é apenas um sentimento, mas ação em direção do homem para redimi-lo do seu pecado. E isto nos leva ao segundo passo.

O Segundo Passo Necessário Para Entrar no Reino de Deus: Aceitar O Presente de Deus – “…que deu o seu Filho unigênito”.

O que é que Deus nos deu? Nos deu o seu Filho unigênito. Isto é, o único gerado. Jesus é o único Filho de Deus. Para os que pensam que “todos são filhos de Deus” está aqui o ensino bíblico. Os homens são criaturas de Deus e poderiam ser filhos se se identificassem com Deus em obediência, mas caíram que qualquer possibilidade neste sentido, e passaram a ser réus, condenados no tribunal de Deus.

Mas Jesus não foi criado, foi gerado de Deus. Não foi modelado como a argila, igual a Adão.

Deus nos deu a maior bênção, o melhor presente, o seu Filho único para expiação de nossos pecados e para servir de modelo de como devemos ser para entrarmos no seu Reino. Com isso, o homem pecador será transformado à condição de filho de Deus por adoção:

“Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos” (Gl 4.5).

O ato de Deus dar o seu Filho único foi dramatizado por Abraão, quando Deus lhe pediu para sacrificar o seu único filho (Gn 22). Quando Abraão, em obediência, estava para sacrificar Isaque, Deus interveio e providenciou um carneiro. E Deus ficou conhecido como Jeová-jirh, “o Senhor proverá”.

Jesus é a provisão de Deus para nossa salvação. Para a sua salvação.

Deus é o autor da nossa salvação: E toda a carne verá a salvação de Deus.
Lucas 3:6 .

O Terceiro Passo Necessário Para Entrar no Reino de Deus: Dar uma resposta de fé – “… para que todo aquele que nele crer…”.

Deus criou todos os recursos para a salvar. Inclusive ele criou a resposta que devemos dar a ele. O que acontece é que Deus não persegue os transgressores para julgar, mas para salvar (17). Isto é, antes de nos chamar ao julgamento, ele nos mandou o Advogado único capaz para nos chamar ao arrependimento – Jesus (At 4.12; 1 Tm 2.5,6).

Buscar auxílio de outros meios para salvação é recusar o meio estabelecido por Deus, e, assim, continuar réu do juízo:

Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.
João 3:36

A conclusão disso é que você pode ser quem for: bom pai, bom filho, bom esposo ou esposa, bom cidadão… Não importa. Sem Jesus você está vivendo debaixo da ira de Deus e um dia será chamado ao julgamento final.

Toda humanidade é alvo do amor de Deus, mas só será salvo aquele que crer.: “… para que todo aquele que cere tenha a vida eterna”.

Aquele que quer ser salvo e entrar no Reino dos céus precisa confessar os pecados e crer em Jesus. Este é o meio determinado por Deus:

Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos,

A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.

Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
Romanos 10:8-10

Como você trata o presente, a dádiva de Deus? Se aceitá-lo entrará no Reino de Deus, mas se rejeitá-lo permanecerá debaixo da ira de Deus. Qual é a tua resposta hoje?

Conheça a diferença entre Páscoa cristã e Páscoa judaica

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.