Deus Ordena Agora que Todos Se Arrependam

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Deus Ordena Agora que Todos Se Arrependam. Veja o que diz o Apóstolo Paulo em Atos dos Apóstolos 17: 2. E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras, 30. Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, ordena agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; 31. Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos. Imagem de CCXpistiavos por Pixabay .

Deus Ordena Agora que Todos Se Arrependam da Maior Ofensa Já Feita A Ele.

A maior ofensa do ser humano a Deus é a idolatria. Idolatria é promover a criatura, qualquer que seja, ao status do Criador, ou atribuições que só pertencem a Deus. “Idolatria é culto que se presta a ídolos”. Mas só Deus é digno, totalmente digno, de culto.

Idolatria é, também, rebelião contra Deus. Adão, o primeiro homem, rebelou-se ao desobedecer a Deus. De lá para cá, todos os descendentes de Adão já nascem com a genes da rebelião, que por consequência, a afasta de Deus (Is 59.1.2; Rm3.23).
A idolatria sempre foi marca da humanidade. Quando o Apóstolo Paulo pregou em Atenas, conforme o texto bíblico acima, a sociedade era greco-romana. O Império romano dominava politicamente, mas a cultura era grega, de forma que até a Carta de Paulo aos Romanos, capital do Império, foi escrita em grego.

A cultura grego-romana era soberbamente idólatra. Cada família tinha seus altares a seus deuses. Havia uma multiplicidade de deuses. Os gregos tinham os seus 12 deuses do Olimpo e outros a mais. Os romanos tinham o Panteão com seus 12 deuses e outros tantos. Doze era número de religião perfeita.

Jesus também escolheu 12 apóstolos. Só que estes nunca se consideraram deuses. Eles indicaram o único caminho para Deus, Jesus. O único Mediador e Intercessor, Jesus.

“Ao Deus Desconhecido”

Devido à idolatria tão grande, os gregos tinham um altar “ao deus desconhecido“, pensando em não ofender a um que eles não conheciam. Paulo aproveitou-se disso para falar do verdadeiro Deus e do único Mediador.
Segundo Paulo, o Deus verdadeiro não precisa de casa construída por homens. Deus é o Criador de todas as coisas, que de um só homem fez toda humanidade. É ofensa absurda tentar esculpi-lo mesmo com o metal mais precioso.
Mas, Deus não leva em conta os tempos da ignorância, tempo em não tivemos tais informações. Mas agora, pela pregação do Evangelho, Deus manda que todos em todo lugar se arrependam para perdão dos pecados, prevenindo-nos de que seremos julgados. Quem não crer e/ou se arrepender e for batizado não será salvo, mas condenado (Jo 3.16,18,36).
É interessante observar que a palavra apostólica diz que Deus “manda”. Deus não está pedindo ou convidando, mas ordenando: Arrependei-vos! Deus não está fazendo um apelo, implorando que o pecador se arrependa. Ele está convocando. É uma ordem! Arrependam-se da idolatria. Arrependam-se da corrupção. Arrependam-se dos adultérios, da fornicação e de toda imoralidade. Arrependam-se da avareza. Arrependam-se da incredulidade, da apatia para com Deus. Enfim, arrependam-se dos caminhos tortuosos, e volte-se para Deus.
Manda quem pode. Obedece quem tem juízo.
Tenha juízo!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.