A Volta de Cristo, Milênio, Fim dos Tempos

Tempo de leitura: 9 minutos

A Volta de Cristo, Milênio, Fim dos Tempos são os assuntos deste post. Afinal, Cristo reinará por mil anos na terra? Haverá uma grande tribulação? Onde a igreja estará durante a grande tribulação?

Há discussões teológicas milenares sobre esses assuntos. Aqui entram as interpretações sobre o milênio do reinado de Cristo. O milênio é literal ou figurado? Será antes ou depois da segunda vinda?  Imagem de Jeff Jacobs por Pixabay.

Recapitulação Antes de Abordarmos A Volta de Cristo

É importante recapitularmos o capítulo 19. Isto é necessário porque este capítulo está relacionado com o 20.  Eis aqui um resumo. Caso queira mais detalhes, veja o post sobre o capítulo 19.

O capítulo 19.1-5: Estrondosas vozes louvam a Deus. O culto é porque Deus executou verdadeiros e justos juízos sobre a representação humana do mal – Roma. 

Em 19.6-10: O anúncio de que o  Senhor reina introduz as bodas do Cordeiro. 

Agora em 19.11-21: Cristo vence toda oposição, condena as personificações do mal, a besta e o falso profeta. Vence também as nações que os seguiram.

Resumindo, podemos seguir esta sequência: 1 – A oposição humana será destruída. 2 – Cristo volta e há o ajuntamento (casamento) com sua igreja nos ares. 3 – Cristo prossegue derrotando as personificações do mal. E chegamos ao final do capítulo 19.

Esta sequência continuará no capítulo 20. Em Ap 20.1-6: Prisão de Satanás por mil anos e reinado de Cristo com sua igreja por mil anos. 

Soltura e condenação perpétua de Satanás (Ap 20.7-10).

Finalmente, o juízo final com a condenação de todos os mortos diante do Trono Branco (Ap 20.11-15).

Quatro Visões Escatológicas da A Volta de Cristo

Neste ponto entram as quatro visões escatológicas defendidas na igreja. Inevitavelmente tenho que abordá-las ao menos superficialmente. São elas: 1 – Pré-milenismo histórico; 2 – Pré-milenismo dispensacionalista; 3 – Amilenismo e 4 – Pós-milenismo.

Antes de falar sobre essas correntes de interpretações da segunda vinda e reinado de Cristo, quero esclarecer que este é um assunto pelo qual não tenho muito interesse. Pouco me importa quando Cristo vai voltar ou de quanto tempo será o reinado dele ou onde Ele reinará. Para mim, Cristo já reina. E sobre a volta dele, a única coisa que me interessa é que Ele de fato vai voltar para buscar sua igreja, e que eu estou entre os que subirão com Ele. O que passa disso é só especulação teológica. De forma que não vou gastar muito tempo neste ponto.

Definindo As Visões Escatológicas

Os prefixos “pré” (antes) e “pós” (depois) colocados antes da palavra milenismo dizem respeito ao momento da segunda vinda de Cristo. Cristo voltará antes ou depois do milênio?

1 – Pré-milenismo Histórico

Os pré-milenistas crêem que a Segunda Vinda de Cristo ocorrerá antes do milênio, o que terá inauguração no fim da presente era. Este tempo presente se encerrará com a grande tribulação.

Nesse tempo, o Anticristo e Besta serão julgados. Os justos ressuscitarão. Satanás será preso. Cristo estabelecerá seu reino de mil anos na terra. Será um tempo de bênção sem precedentes para a igreja. 

No fim do milênio, Satanás será solto, e liderará uma rebelião por pouco tempo. Então será vencido e condenado para sempre. 

Nesse tempo, os injustos serão ressuscitados e julgados. 

O estado eterno terá início.

2 – Pré-milenismo Dispensacionalista.

Os pré-milenistas, igual ao Pós-milenistas, crêem que a Segunda Vinda ocorrerá antes do milênio, mas diferem em muitos pontos. Não vou expô-los pormenorizadamente, mas eis aqui alguns:

O pré-milenismo crê em duas voltas de Cristo. A primeira será antes do milênio, quando se dará o arrebatamento secreto antes da  grande tribulação. Isto é, a igreja não passará pela grande tribulação.

O anticristo surgirá nesse tempo e começará os sete anos de tribulação conforme interpretação das setenta semanas de Daniel (Dn. 9).

A primeira ressurreição só os justos ressuscitarão. Os injustos ficarão por último, quando serão julgados (20.5,6).

Após sete anos de tribulação, Cristo volta visivelmente para derrotar os inimigos de Israel na batalha do armagedom. 

Então começará o milênio. As nações serão julgadas, e as que tiverem apoiado Israel participarão do milênio. 

O templo de Jerusalém será reconstruído. Jesus se sentará no trono de Davi para fazer cumprir todas as promessas feitas a Israel.

Percebemos que a visão pré-milenista é muito mais judaica do que cristã. Os judaizantes fizeram um bom papel.

3 – Pós-milenismo

Os pós-milenistas crêem que a Segunda Vinda ocorrerá após o milênio. Ou seja, teremos os mil anos e logo após, a segunda vinda. Mas, quando começará os mil anos? Alguns advogam que será os últimos mil anos da história. Outros acham que os mil anos simbolicamente representam o tempo entre a ressurreição de Cristo até sua segunda vinda.

No milênio, o evangelho alcançará todos os povos da terra, inclusive, Israel. 

Há estreita relação de ideias com o amilenismo. 

4 – Amilenismo

A letra “a” no início da palavra significa “não”. Os amilenistas crêem que não haverá um reinado literal de mil anos de Cristo na terra. Isto é, não haverá milênio. 

Os mil anos mencionados são simbólicos, de acordo com o estilo apocalíptico. O milênio simbólico começou com a ressurreição de Cristo, e terminará com sua segunda vinda. 

Cristo retornará no final desta era, quando estabelecerá seu reino no novo céu e nova terra.

Neste período, Satanás está parcialmente preso. Enquanto isso o Evangelho avança conquistando almas. É o período da dispensação da graça. 

Neste exato momento, Cristo já está reinando assentado à direita de Deus.

Vemos que amilenismo e pós-milenismo conservam muitas semelhanças.

Bem, é difícil passar por Apocalipse 20 sem entrar nessas discussões. Porém essas são apenas teorias. 

Entretanto, querendo ou não, nos situamos em uma delas. 

Apesar da apresentação superficial aqui, tente descobrir a qual delas você se situa.

Veja Como Será A Volta de Cristo

Agora voltemos nossos olhares para o texto bíblico, que é o que realmente importa.

Prisão de Satanás

João vê um anjo com a chave do abismo (não é o inferno ainda) e com uma grande cadeia. Ele vem para prender Satanás. 

Primeira lição: Jesus não precisa enfrentar pessoalmente a Satanás. Basta um anjo com autoridade outorgada por Deus.

Satanás é preso por mil anos para não mais enganar as nações (2,3). Eu acredito que os mil anos são simbólicos no sentido de não serem literais, mas um período de tempo completo para cumprir a as promessas de Deus (Is. 9:6, 7; 11:1; 30:15-33; 35; 44; 49; 65:17- 66:14, Jr. 23:5, 6).

Cristo Reina com Sua Igreja

Cristo regerá as nações da terra com vara de ferro (19.15). A igreja vencedora regerá com Ele da mesma forma (2.27; 20.4; Fp 2.10). 

Quando Cristo subjugar a todos e toda oposição estiver vencida terminantemente, Ele entregará o reino a Deus para que Deus seja tudo em todos (1 Co 15.23-27).

Volta de Cristo, O Dono do Mundo

Satanás será preso porque Ele pensa que é dono do mundo. Ele não se dá por vencido (mais adiante veremos isso). 

Porém, o Dono do mundo é Cristo. Cristo venceu Satanás na cruz. Com sua vitória, Cristo recuperou o domínio que Adão havia perdido por causa do pecado (1 Co 15.22). 

Cristo, na cruz, despojou os principados e potestades (Co 2.15), entrou na casa do valente, amarrou-o, e despojou-lhe os bens (Mt 12.29). 

Satanás era o príncipe deste mundo. Mas agora está julgado (Jo 12.31;16.11). No milênio não haverá nenhuma oposição a Cristo e a sua igreja. Satanás, a Besta e o Falso profeta estão presos (19.20; 20.3).

Porém a prisão destes não é porque sejam páreos para fazer oposição a Cristo, mas porque a terra será santa pela presença do Senhor (Sl 102.15; Hb 2.14; Is 2.21; 60.2). 

A Mensagem da Volta de Cristo para Igreja Apocalíptica

Este é o sentido para a igreja sofredora do Apocalipse. Ela sofria debaixo da perseguição e opressão romana. Roma era agente de Satanás, da Besta e do Falso Profeta, que exigia culto ao imperador. A mensagem é: Eles serão vencidos, presos, julgados e condenados. Em contrapartida, a igreja reinará com Cristo sobre a terra.

Para que a Igreja reine com Cristo, ela já terá ressuscitado. Será a primeira ressurreição, a dos salvos. Estes ressuscitarão e os salvos que estiverem vivos serão transformados (1 Ts 4.13-18).

Haverá outra ressurreição, a dos injustos para condenação (11-15).

Depois de mil anos, Satanás será solto. Por que? Eu não sei. Talvez, como Moody diz:

“Revelar que mil anos de prisão não altera o caráter mau do mal. Mais ainda, os homens não regenerados não mudam, e embora toda a terra esteja sob o governo de Cristo, grandes multidões Lhe obedecem por medo e não por amor”.

Depois de liderar uma rebelião será rapidamente vencido, e condenado ao inferno para sempre (7-10).

Por fim, o texto termina com a bem-aventurança dos que participarão da primeira ressurreição. Sobre estes não tem poder a segunda morte, “mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos” (Apocalipse 20:6).

Material Consultado

Bíblia de Jerusalém

Bíblia Shedd

Comentário Broadman Vol. 12

Comentário Moody

A Doutrina das Últimas Coisas

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.